Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Relato informativo

578 views

Published on

Portugues

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Relato informativo

  1. 1. ESCOLA BÁSICA DA VENDA DO PINHEIRO PORTUGUÊS FICHA INFORMATIVA E DE TRABALHO 2012/2013 Prof.ª Sílvia Rebocho RELATO INFORMATIVO  Um relato informativo é um texto objetivo em que se dão a conhecer, de modo rigoroso, os pormenores de uma vivência (por exemplo, uma viagem), de uma experiência ou de um problema.  Para preparar um relato deves: Escolher o tema e os pontos principais a abordar (fazer uma lista ordenada dos pontos a referir); Procurar informações sobre o assunto a relatar (por exemplo, tomar notas numa viagem); Selecionar e organizar a informação (ordenar os dados de forma lógica).  Como estruturar o relato? Organiza-o em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão; Utiliza linguagem expressiva, mais pessoal e emocional. Exemplo: Visita de estudo ao Museu Marieta Soalheiro Madureira Dia 24 de Maio, realizou-se uma visita de estudo muito interessante ao Museu Marieta Solheiro Madureira, em Estarreja, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal em interdisciplinaridade com a Língua Portuguesa. Participaram nesta visita as turmas do 5ªG e do 5º F. Por voltas das 10:00 iniciámos o percurso, a pé, pois era perto. Fomos acompanhados pela professora de Língua Portuguesa, Professora Isaura Paula, e a de História e Geografia de Portugal, Maria Clara Coutinho. Ao longo do percurso, carros e camiões iam apitando e acenando. Quando lá chegámos, tivemos de esperar dado que a outra turma estava a fazer a sua visita. Enquanto estávamos à espera, fizemos coisas divertidas sobre Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal. Houve um pormenor muito engraçado, a passagem duma manifestação de tratores. Quando chegou a nossa vez, então entrámos.
  2. 2. A visita foi guiada por um senhor, o responsável pelo Museu, que nos deu informações sobre o casal, o doutor Madureira e a esposa, o modo como casa se tornou pertença das câmaras da Murtosa e de Estarreja, bem como sobre a casa e todo o seu recheio: os quadros, móveis antigos que já existiram há mais de 900 anos, moedas antigas, conjuntos de loiça, filigrana, jogos raros, alguns documentos dos donos da casa e alguma maquilhagem de D.Marieta Soalheiro Madureira. No andar de cima onde vimos coisas curiosas no que refere à casa: o roupeiro do quarto do casal, que era tão grande que coube lá toda a turma do 5ºF, e uma passagem secreta na biblioteca de Dr. Madureira que dava acesso ao sótão. No final da visita, tirámos fotos e regressámos à escola onde chegámos por volta das 13h10, motivo pelo qual só tivemos 20 minutos de Português. Gostámos muito desta visita! Foi interessante e curiosíssima. APLICAÇÃO Recorda uma visita de estudo que tenhas feito recentemente e efetua o seu relato informativo. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

×