Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Analisar Os Enunciados 3 E 4

423 views

Published on

Published in: Education, Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Analisar Os Enunciados 3 E 4

  1. 1. O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Workshop) Actividade – Distinguir enunciados gerais de específicos 1- Analisar os enunciados 3 e 4, apontando as suas fragilidades e propondo eventuais alterações que os transformem em enunciados específicos e que concretizem hipóteses reais de acções para a melhoria. Enunciado Geral Enunciado Específico Fragilidades Acções Concretas de Melhoria 3 -Reforçar o trabalho articulado.  Reunir periodicamente • O enunciado não faz com os docentes, a fim de referência aos agentes que identificar as possíveis estarão envolvidos no articulações para a trabalho de articulação. concretização de projectos em parceria • Com o verbo reforçar com a BE. (podem ser entende-se que se irá seleccionados apenas intensificar, aumentar… mas alguns em cada ano, ficam por identificar as conforme as prioridades acções concretas de do Projecto Educativo / melhoria que irão ser Plano Anual de desenvolvidas no trabalho de Actividades). articulação.  Disponibilizar, em suporte • O termo genérico trabalho, informático, na “Pasta não especifica quais as dos Professores em acções que irão ser Server”, disponível nos implementadas. computadores da escola, instrumentos de apoio à • O adjectivo “articulado” leitura e literacias já pressupõe a existência de criados ou que venham a ligações entre diferentes ser criados de acordo agentes, os quais deverão com as necessidades dos ser explicitados. alunos.  Disponibilizar, em suporte
  2. 2. informático, na “Pasta dos Professores em Server”, disponível nos computadores da escola, as obras e os recursos pedagógicos existentes na BE, ao nível do desenvolvimento do PNL, de forma a facilitar o acesso à informação e a planificação da actividade lectiva.  Participar em reuniões de Conselho de Turma para planificação de actividades a realizar com o apoio da BE.  Produzir materiais de apoio ao trabalho autónomo dos alunos, com a colaboração dos docentes das várias áreas curriculares. 4- Reforçar a produção de instrumentos de A equipa da BE irá formar um apoio a ser usados por professores e alunos. grupo de trabalho para a construção de materiais didácticos de apoio ao desenvolvimento de actividades de apoio à leitura e às literacias para serem usados pelos professores na sala de aula: • O enunciado não distingue os instrumentos de apoio que  Listagens Temáticas com endereços irão ser produzidos para os da Internet úteis no apoio à docentes, nem os que irão realização de trabalhos de pesquisa. ser produzidos para os  Listagens de recursos (livros, CD- alunos. ROM, DVD, VHS), por assuntos, de modo a poderem ser integrados nas planificações das actividades de aula.  Guiões de leitura orientada para • O enunciado não especifica exploração de obras do Plano quais os instrumentos de Nacional de Leitura.
  3. 3. apoio que irão ser  Guiões de leitura de texto informativo produzidos. para as aulas de Estudo Acompanhado e Língua Portuguesa.  Guiões para iniciação à utilização de programas informáticos, • O enunciado não especifica designadamente: Word, PowerPoint e quais as finalidades dos Publisher. instrumentos de apoio. A equipa da BE irá formar um grupo de trabalho para a construção de instrumentos de apoio à leitura e literacias para serem usados pelos alunos:  Inserir nos computadores da BE utilizados pelos alunos uma Pasta intitulada “Dossier de Apoio ao Aluno”, a qual disponibilizará diferentes instrumentos de apoio já criados e os que vierem a ser criados, no âmbito do desenvolvimento das literacias da informação (Como fazer, um resumo, uma biografia, como apresentar um trabalho escrito, como fazer uma referência bibliográfica etc.).  Disponibilizar, através do Blogue da BE, uma lista de endereços electrónicos que sejam do interesse dos alunos, tanto no âmbito da sua actividade lectiva como na ocupação dos seus tempos livres.  Organizar os dossiers temáticos de acordo com a CDU e arrumá-los nas estantes correspondentes.
  4. 4. A Formanda: Ana Maria Palma Dezembro de 2009

×