Graphic1

488 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
488
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
11
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Graphic1

  1. 1. Fundamentos teóricos da interação: Interfaces, sistemas,usuários e usabilidade Ana Margarites Fevereiro / 2012
  2. 2. Retomando...Interação Humano-Computador Psicologia Psicologia Organizacional Cognitiva e social Ciências IHC Ergonomia da Computação e fatores humanos Linguística Design
  3. 3. Conceitos Básicos Usabilidade 10 0 10 010 1 0 01 101 11 1 00 0 Usuário Sistema Interface
  4. 4. O Usuário «O erro mais comum entre os desenvolvedores seria fazer duas pressuposições apressadas: primeiro, que todos os usuários são iguais; segundo, que todos os usuários são iguais ao próprio desenvolvedor.» AGNER, 2009Exemplos de questões a serem consideradas acerca do usuário: onível educacional, o nível de leitura, a alfabetização tecnológica, aexperiência na tarefa, a experiência no sistema, a experiência noaplicativo, a língua–mãe e o uso de outros sistemas informatizados.(AGNER, online)
  5. 5. O Usuário
  6. 6. O Usuário Personas Personagens criadas para representar os diferentes públicos que utilizam um site. São atribuídos nomes, profissões, personalidades e aspirações a estas personagens.
  7. 7. A Interface «Uma interface é uma superfície de contato que reflete as propriedades físicas das partes que interagem, as funções a serem executadas e o balanço entre poder e controle» (LAUREL, 1993)Quando você digita um texto, aperta o botão em uma máquinafotográfica ou temporiza o microondas, sua ação é entendida peloaparelho em questão como uma ordem direta para que uma açãoseja executada. Essa relação que permite o diálogo homem-máquinaé permitida graças a um conjunto de procedimentos conhecidos porinterface do usuário (NORMAN, 2006).
  8. 8. A InterfaceInterface gráfica - aceita a entrada através de sistemas como oteclado ou mouse e fornece saída gráfica articulada no monitor.Interface web - aceita a entrada e fornece saída ao gerar páginasWeb, que são transportadas pela Internet e visualizadas através deum navegador.Interface de linha de comando - aceita a entrada através decomandos de texto e fornece saída imprimindo o texto no monitor.Interface tátil - interface gráfica do usuário que usa telas desensíveis ao toque como forma de entrada, tornando o monitor umdispositivo tanto de entrada como de saída do sistema.
  9. 9. A Interface
  10. 10. O Sistema Um sistema computacional, composto de hardware e 0 01 0 01 101 01 01 10 11 software, inclui os requisitos necessários para o 1 00 0 funcionamento de um WebSite ou de uma aplicação qualquer.A interface de usuário é responsável pela visualização e envio deinformações ao / pelo sistema. O núcleo funcional é responsável peloprocessamento destas informações e pela geração dinâmica dainterface.
  11. 11. O Sistema Client-side / Front-end Server-side / Back-end HTML Programas CSS Aplicativos JavaScript Banco de Dados Flash Outros Plugins e scripts
  12. 12. Usabilidade Em IHC, usabilidade normalmente se refere à simplicidade e facilidade com que uma interface, um programa de computador ou um website pode ser utilizado.«Usabilidade é uma medida relativa. O mouse é fácil de usar, maspara quem? Uma trackball pode ser mais fácil de usar por quemtem deficiência motora ou sofre de LER. A interface ideal é aquelaque está adaptada às necessidades de seus usuários» (VANAMSTEL, online)
  13. 13. Usabilidade
  14. 14. Usabilidade Análise Heurística Análise de usabilidade de um site com base num repertório de boas práticas. Analistas de usabilidade avaliam o site, investigando possíveis problemas, e depois comparam seus achados.
  15. 15. Usabilidade
  16. 16. Usabilidade Heurísticas de Nielsen Visibilidade do estado do sistema Compatibilidade do sistema com o mundo real Controle e liberdade do usuário Consistência e padrões Prevenção de erros Reconhecimento ao invés de lembrança Flexibilidade e eficiência de uso Estética e design minimalista Ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar e corrigir erros Ajudas (Help) e documentação.
  17. 17. Usabilidade Teste de Usabilidade Técnica formal que envolve usuários representando a população alvo para testar determinado sistema. Estes usuários são designados para desenvolver tarefas típicas e críticas havendo com isso uma coleta de dados para serem posteriormente analisados.
  18. 18. Encerrando...Interfaces, sistemas, usuários e usabilidade Usuário Personas Interface Tipos de interface Sistema Front-end e Back-end Usabilidade Heurísticas
  19. 19. Para Próxima Aula: Estudar as Heurísticas de Nielsen, disponíveis no blog da disciplina: http://interacaohc.wordpress.com/ Organizar-se em duplas e escolher um site (apenas a home) para analisá-lo, na próxima aula, de acordo com as Heurísticas de Nielsen.
  20. 20. Referências: AGNER, Luiz. Ergodesign e Arquitetura de Informação > trabalhando com o usuário. Rio de Janeiro: Quartet, 2009. AGNER, Luiz. Usuário: Alguém realmente conhece esse cara? Disponível em: http://webinsider.uol.com.br/2004/03/02/usuario-alguem-conhece-realmente-esse-cara/. Acessado em 28/02/12. LAUREL, Brenda. The Art of Human-Computer Interface Design. Addison-Wesley, 1993. NIELSEN, Jakob. Then Usability Heuristics. Disponível em: http://www.useit.com/papers/heuristic/heuristic_list.html. Acessado em 28/02/12. NORMAN, Donald. O Design do dia a dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. VAN AMSTEL, Frederick. Afinal, o que é Usabilidade? Disponível em: http://usabilidoido.com.br/afinal_o_que_e_usabilidade.html. Acessado em 28/02/12.

×