Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Fibras texteis

23,106 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Fibras texteis

  1. 1. Fibra têxtilé a matéria prima fibrosa a partir da qualos tecidos têxteis são fabricados.As fibras são transformadas em fios peloprocesso de fiação , os fios em tecidos e ostecidos em peças de vestuário, roupas decama e mesa…
  2. 2. O fabrico de vestuário foi uma necessidade sentidapelo homem para se proteger do clima e se adaptar àvida em sociedade.O ato de se vestir está relacionado com o conforto, oembelezamento, a proteção, e os costumes
  3. 3. Um tecido é criado pelo entrelaçar de dois fios(teia e trama), perpendiculares entre si, que podem terorigem natural ou não natural - TECELAGEM
  4. 4. Nas fibras naturais temos as de origem animal:A lã que tem a sua origem no pelo de alguns animais:carneiros, cabras, camelos, etc.É muito usada em acessórios de inverno, tais comoluvas, gorros e cachecóis.O tecido feito de lã serve como isolante térmico,"respira" no corpo, é naturalmente elástico, portantoconfortável e não amassa.
  5. 5. A seda que é produzida pela segregação glandular dobicho-da-seda que, com a sua saliva, constrói um casulo.Este depois de mergulhado em água quente possibilitaque o fio se retire na sua totalidade. A seda é utilizadapara se produzir tecidos leves, brilhantes e macios. Émuito conhecida pelo seu brilho e toque únicos e fácilmanuseamento.
  6. 6. e as de origem vegetal:O algodão de origem vegetal, é extraído da flor doalgodoeiro. É a fibra mais utilizada devido ao vestuárioconfecionado com este material ser muito confortável.Ótimo para as crianças, especialmente para os bebês quetêm uma pele muito sensível.
  7. 7. O linho é uma fibra vegetal. A sua colheita é feita antes doamadurecimento das cápsulas, quando a planta começa aapresentar um tom amarelado.Tecido de linho é caracterizado como um tecido de altoluxo. Simboliza conforto e elegância. É antibacteriano,antifungicida.
  8. 8. …nas fibras não naturais temos as fibras artificiais e assintéticas: a viscose, o nylon, a poliamida, o poliéster ……que são produzidas em laboratórios a partir deprodutos químicos.
  9. 9. O nylon é uma fibra artificial com propriedades especiaisque lhe conferem uma boa utilidade para a industriatêxtil.O polyester é outro exemplo de fibra artificial
  10. 10. Artesanato é o trabalho manual ou a produção de um artesãoO artesanato é tradicionalmente a produção decaráter familiar, na qual o produtor (artesão) possuios meios de produção (sendo o proprietário daoficina e das ferramentas).Antigamente, um artesão cuidava de todo oprocesso, desde a obtenção da matéria-prima até àcomercialização do produto final. Esses trabalhoseram realizados em oficinas nas casas dos própriosartesãos e os profissionais da época dominavammuitas etapas do processo produtivo
  11. 11. O artesanato faz parte do folclore e revela usos,costumes, tradições e características de cada região.
  12. 12. Revolução IndustrialCom a Revolução Industrial, teóricos e artistas criticaram adesvalorização do artesanato pela mecanização. Os intelectuaisda época consideravam que o artesão tinha uma maiorliberdade, por possuir os meios de produção e pelo alto grau desatisfação e identificação com o produto.Com a Revolução Industrial os trabalhadores perderam ocontrole do processo produtivo, uma vez que passaram atrabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ouoperários), perdendo a posse da matéria-prima, do produto finale do lucro.Na tentativa de lidar com as contradições da RevoluçãoIndustrial, William Morris fundou o grupo de Artes e Ofícios, nasegunda metade do século XIX, tentando valorizar o trabalhoartesanal e opondo-se à mecanização.
  13. 13. A mecanização é o uso de ferramentas para substituir otrabalho dos seres humanos e também podemos referiro uso dela para auxiliar uma operação humana. Amecanização também levou o desemprego aostrabalhadores rurais, visto que a mão-de-obra foisubstituída por máquinas como tratores, semeadeiras eoutras, que faziam o trabalho de muitos lavradores.
  14. 14. William MorrisArtes e Ofícios ( inglês Arts & Crafts) foi um movimentoartístico surgido na Inglaterra, na segunda metade doséculo XIX. Tentava evitar a manufatura industrialbarata de artes decorativas e da arquitetura e favoreciaum retorno ao artesanato, elevando os artesãos àcondição de artistas. Defendia o artesanato criativocomo alternativa à mecanização e à produção emmassa. Fazia frente aos avanços da indústria e pretendiaimprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer.
  15. 15. TECELAGEMComo já foi referido anteriormente umtecido é criado pelo entrelaçar de dois fios(teia e trama),perpendiculares entre si.É o entrelaçar de diversos tipos de fiosna horizontal (a trama)???e na vertical (a teia)
  16. 16. Podemos fazertecelagem comdiversos tipos demateriais
  17. 17. E agora vais fazer o teu artesanato utilizando fibras têxteiscomo matéria prima e a tecelagem como técnica.
  18. 18. Como fazer um tear de papelão
  19. 19. Como fazer um tapete com retalhos de tecidos

×