Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Tipos de navios

619 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Tipos de navios

  1. 1. Tipos de Navios
  2. 2.  Ana Carolina Saldanha  Ana Cristina Vieira  Camila Gerardo  Maria Carolina Amaral  Gabriel Cardoso
  3. 3.  Navios de Guerra  Navios Mercantes  Embarcações de Recreio  Embarcações de Serviços Especiais
  4. 4. CRUZADOR: Moderno cruzador de mísseis guiados da Marinha dos EUA, lançado em 1992.
  5. 5. FRAGATA: O mais importante navio de guerra da marinha brasileira.
  6. 6. PORTA-AVIÕES: São os navios utilizados pelas Forças Armadas (Marinha) para o transporte de aviões, até a zona principal de atuação dos mesmos. Servem como uma base móvel de operação, inclusive com pista de pousos e decolagens.
  7. 7. SUBMARINO: Navio de guerra destinado a operar submerso. Sendo o mesmo dividido em sub categorias: submarino nuclear e submarino convencional.
  8. 8. O navio mercante é toda e qualquer embarcação que desempenhe uma atividade comercial, quer seja de transporte marítimo, quer de pesca ou ainda de prestação de serviços marítimos ou portuários.
  9. 9. CARGUEIROS OU CONVENCIONAIS: São navios construídos para o transporte de carga geral. Seus porões são divididos de maneira que possam ser estivados para diferentes tipos de carga.
  10. 10. GRANELEIROS: São navios construídos com a finalidade de transportar cargas a granel. Seus porões não possuem divisões e são providos de cantos arredondados para facilitar à estiva.
  11. 11. TANQUES OU PETROLEIROS: São navios construídos com a finalidade de transportar graneis líquidos e possuem equipamentos para bombear a carga para dentro e para fora de bordo.
  12. 12. ORE-OIL: São navios construídos para transportar tanto minérios quanto petróleo. Alguns possuem tanques com porões separados, outros, apos o transporte do petróleo, por exemplo, limpam seus porões, tornando-se adequado para o transporte de minério a granel.
  13. 13. PORTA-CONTEINERES: São navios construídos exclusivamente para o uso de containeres. Os conteineres são alocados nos porões onde se encaixam perfeitamente. São quase sempre operados por guindastes portuários.
  14. 14. ROLL ON ROLL OFF: São navios próprios para o transporte de veículos, principalmente automóveis. Estes navios possuem rampas que dão acesso direto do cais ao porão ou convés.
  15. 15. Embarcação de Recreio é todo o engenho ou aparelho, de qualquer natureza, com comprimento entre 2,5m e 24m, utilizado como meio de deslocação na água, aplicado nos desportos náuticos ou em simples lazer e sem fins lucrativos.
  16. 16. Essas embarcações podem ser classificadas quanto:  A zona de Navegação;  Ao tipo de casco;  Ao sistema de propulsão.
  17. 17. Os Navios Especiais prestam serviços técnicos especializados, mediante a utilização de equipamentos, equipes de mergulho e veículos de controle remoto (ROV).
  18. 18. Estes serviços compreendem na:  Operação,  Inspeção,  Manutenção,  Instalação,  Reparo de equipamentos submarinos,  Combate a incêndio.
  19. 19. REBOCADORES: Barco projetado para empurrar, puxar e rebocar barcaças ou navios em manobras delicadas como atracação e desatracação.
  20. 20. Navio-Patrulha: patrulhamento da zona econômica exclusiva de um país, fiscalização das fronteiras e salvamento.
  21. 21. Combate a Poluição: contribuem para diminuir a poluição marítima. Aspira óleo da superfície por aberturas encontradas no seu casco.
  22. 22. ROV (Remotely operated underwater vehicle): Reparo de equipamentos submarinos e inspeção. Controlado por joystick.
  23. 23. AHTS: Combate a incêndio.

×