Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
 Uma corrente de pensamento que defendia que as alterações que ocorriam no
nosso planeta se deviam á ocorrência de grande...
 Esta teoria, portanto, tenta encontrar um meio termo entre o fixismo, que considera
correcto, e as evidências fósseis en...
 O principal defensor do catastrofismo foi o
naturalista Georges Cuvier.
 Cuvier foi considerado o pai da paleontologia,...
 Cuvier defendia que estas catástrofes, a que
chamou revoluções, tinham atingido determinadas
regiões do Globo, extinguin...
 Quem seguiu Cuvier foi Georges Louis
Leclerc, conde de Buffon.
George Louis Leclerc
 Buffon defendia que a formação do Sistema Solar deveu-se á colisão de duas estrela, o
Sol com uma outra estrela que se m...
 Muito mais tarde, já nos séculos XVII e XVIII, o trabalho do conde de Buffon,
George-Louis Leclerc (1707-1788) permite d...
 Variações geográficas:
◦ Referia a existência de variações geográficas entre indivíduos da mesma espécie.
◦ O povoamento...
 Notou a extrema semelhança estrutural entre homens e grandes macacos,
chegando a postular a existência de um ancestral c...
 É uma corrente de pensamento em que são misturadas ideias catastrofistas
com ideias uniformistas. Reconhece o Uniformita...
 Atualmente é neste pensamento que nos baseamos para a
explicação das alterações ocorridas na Terra. É a teoria mais acei...
Catastrofismo (4)
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Catastrofismo (4)

1,359 views

Published on

Catastrofismo

Published in: Science
  • Be the first to comment

Catastrofismo (4)

  1. 1.  Uma corrente de pensamento que defendia que as alterações que ocorriam no nosso planeta se deviam á ocorrência de grande catástrofes naturais (dilúvios, glaciações, terramotos,etc), as quais, para além de provocarem a extinção da fauna e da flora existente, também explicariam a existência de fósseis de animais marinhos em zonas continentais.  A estes períodos de extinção seguir-se-iam períodos de estabilidade em que uma nova flora e fauna voltariam a ocupar a superfície terrestre, originando uma nova era.
  2. 2.  Esta teoria, portanto, tenta encontrar um meio termo entre o fixismo, que considera correcto, e as evidências fósseis encontradas.  Esta teoria, que marcou grande parte do pensamento geológico até meados do século XIX, explicava não só as descontinuidades entre estratos geológicos, mas também as alterações ocorridas na Terra.
  3. 3.  O principal defensor do catastrofismo foi o naturalista Georges Cuvier.  Cuvier foi considerado o pai da paleontologia, sendo ele a força mais dominante das ciências naturais do seu tempo.  Este verificou a existência de descontinuidades importantes e bruscas nas faunas, hoje referidas por “extinções em massa”, que interpretou como catástrofes, após as quais eram criadas novas faunas que viveriam até à sua extinção, numa nova catástrofe. George Cuvier
  4. 4.  Cuvier defendia que estas catástrofes, a que chamou revoluções, tinham atingido determinadas regiões do Globo, extinguindo faunas e floras que somente podiam ser estudadas através dos seus restos fossilizados.  Ele refutava a noção de evolucionismo, defendendo que cada organismo só poderia funcionar como um todo; em que a mutação de uma espécie a inviabilizaria.  Cuvier explicava as diferenças existentes entre as espécies assim como as formas que os fósseis das espécies encontradas em formações geológicas antigas apresentavam.
  5. 5.  Quem seguiu Cuvier foi Georges Louis Leclerc, conde de Buffon. George Louis Leclerc
  6. 6.  Buffon defendia que a formação do Sistema Solar deveu-se á colisão de duas estrela, o Sol com uma outra estrela que se movimentava no espaço. O impacto do choque terá arrancado pequenos pedaços do Sol que ao condensarem em redor do Sol, terão dado origem aos planetas, e consequentemente ao Sistema Solar.  As teorias de Buffon foram visionárias, apesar de condenadas. A sua estimativa da idade da Terra acaba por ser muito inferior à idade real do planeta e as suas noções de mudança biológica não eram baseadas num mecanismo coerente
  7. 7.  Muito mais tarde, já nos séculos XVII e XVIII, o trabalho do conde de Buffon, George-Louis Leclerc (1707-1788) permite desenvolver a ideia de “Transformismo”: ◦ Admite-se que as diferentes espécies derivam uma das outras por degeneração num processo lento e progressivo, existindo espécies intermédias até surgirem as formas actuais. ◦ Nesta concepção transformista da diferenciação das espécies a noção de tempo geológico é fundamental, dado que Buffon admitia que as condições ambientais a que as espécies estavam sujeitas eram fundamentais ao processo de degeneração.
  8. 8.  Variações geográficas: ◦ Referia a existência de variações geográficas entre indivíduos da mesma espécie. ◦ O povoamento inicial teria sido feito por um certo número de espécies, as quais teriam sofrido uma sucessão de variações geográficas adaptativas, de acordo com as condições geográficas e alimentação do local para onde teriam migrado. ◦ Esta variação seria devida a sucessivas degenerações da espécie inicial, indicando já uma visão transformista do mundo natural. Buffon foi, também, o primeiro a questionar a idade da Terra, tendo proposto que a sua verdadeira idade seria de cerca de 70000 anos;
  9. 9.  Notou a extrema semelhança estrutural entre homens e grandes macacos, chegando a postular a existência de um ancestral comum. Considerou a existência da evolução das espécies (mas não propôs processo algum para isso).
  10. 10.  É uma corrente de pensamento em que são misturadas ideias catastrofistas com ideias uniformistas. Reconhece o Uniformitarismo como, como processo base para entender os processos geológicos, mas não exclui os fenómenos catastróficos como agentes de evolução da Terra.  Pretendia explicar que a evolução do planeta Terra não se devia somente à ocorrência de processos naturais lentos (uniformitarismo), como também à ocasional existência de fenómenos catastróficos provocando a nível geológico fortes alterações (catastrofismo).
  11. 11.  Atualmente é neste pensamento que nos baseamos para a explicação das alterações ocorridas na Terra. É a teoria mais aceite

×