A PirâMide Feudal

15,584 views

Published on

Published in: Travel, Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
15,584
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
53
Actions
Shares
0
Downloads
72
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • NOTA INTRODUTÓRIA: A apresentação em powerpoint pode servir, nos dias de hoje, como uma forte e poderosa ferramenta, na aprendizagem das crianças, muito estimuladas por e para a multimédia. Contudo, tal como um bom jogo de computador, também uma apresentação em powerpoint deve ser bem explorada, não esquecendo o mais ínfimo pormenor, de modo que a atenção dos alunos esteja focalizada no tema a abordar. Uma outra ferramenta que pode estar ao serviço do ensino de qualquer disciplina é o humor. No entanto, ele deve ser doseado e bem aplicado, caso contrário poderá ter um poder destrutivo, contra o/a professor/a. Ao longo da presente apresentação, em todos os diapositivos, haverá sempre uma nota de exploração técnica e pedagógica, para que os objectivos a que se propõe a apresentação sejam alcançados em pleno. Do ponto de vista técnico, quer a sucessão de imagens, quer de diapositivos é feita manualmente, isto é, basta clicar na tecla  (para a frente) ou  (para voltar a trás). Apenas o diapositivo 2 tem a sucessão em modo automático, não sendo necessário clicar em qualquer tecla. Para a projecção do powerpoint é necessário possuir um kit data show (computador e projector) para que a projecção seja feita numa tela e não num sistema de rede de computadores. Assim, poderá controlar a atenção/concentração dos alunos, apelando igualmente a uma dinâmica de observação e análise das imagens. Do ponto de vista pedagógico-científico, a apresentação poderá constituir uma ferramenta de motivação ou de consolidação da aprendizagem. Cada imagem/diapositivo tem que ser bem explorado, não só para cativar a atenção dos alunos, como também para que eles possam compreender os conteúdos, uma vez que nestas idades as crianças têm uma grande dificuldade de abstracção.
  • A PirâMide Feudal

    1. 2. Uma viagem pela Idade Média ... As Terras Senhoriais
    2. 3. Os Grupos Sociais
    3. 4. POVO CLERO NOBREZA REI
    4. 5. N Ã O P R I V I L E G I A D O S P R I V I L E G I A D O S
    5. 6. A vida nas terras senhoriais
    6. 7. Quem vivia nas terras do senhorio nobre? Nobre Povo Função Social Os que defendem Os que trabalham
    7. 8. Habitações
    8. 11. Alimentação
    9. 14. Divertimentos
    10. 23. Agradecimentos finais: A Idade Média , Fleurus Livros e Livros, 1ª Edição, Lisboa, 2002. A Idade Média , Editorial Caminho, Lisboa, 2002. A Idade Média , Colecção Mundos do Saber, Dinalivro, 1ª edição, Lisboa, 2002. A Vida na Idade Média , Editorial Verbo, Lisboa, 1999. Castelos em Guerra, a história de um cerco , Civilização Editora, Lisboa, 1999. Castelos e Fortalezas , Texto Editora, 1ª edição, Lisboa, 1999.
    11. 24. Recomendamos ainda… Boa música… A L’Estampida Medieval Dance Music , The Dufay Collective,, AVIE, 2002. Troubadours , Clemencic Consort, Harmonia Mundi, 1998. Cantigas from the Court of Dom Dinis , Harmonia Mundi, 1994. © Ângela Malheiro

    ×