ApresentaçãO Ea D 2

1,782 views

Published on

para os alunos

Published in: Education, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,782
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

ApresentaçãO Ea D 2

  1. 1. Educação à Distância Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  2. 2. Aos que almejam aceitar o desafio da EaD........ “ Para aprender a voar, é preciso correr alguns riscos. Mas, se não quiser correr riscos, talvez seja melhor resignar-se a continuar caminhando para sempre.” Leila Navarro Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  3. 3. Educação à Distância - EaD É o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  4. 4. Mas o que é EaD? <ul><li>É educação; </li></ul><ul><li>É prática social formadora de gerações; </li></ul><ul><li>É encontro, troca e parceria; </li></ul><ul><li>É a espécie de ensino que mais cresce no país (matrículas, cursos, recursos, etc.); </li></ul><ul><li>Não é sinônimo de tecnologia, mas de interação educadora mediada por meios de comunicação tecnológicas principalmente o computador; </li></ul><ul><li>Possibilita protagonismo aos estudantes. </li></ul>Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  5. 5. Dimensões da EaD <ul><li>Dimensão Política: Inclusão Social; </li></ul><ul><li>Dimensão Pedagógica: (re)significar os paradigmas educacionais. </li></ul>Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  6. 6. Lei de Diretrizes e Bases da Educação –LDB/1996 <ul><li>Art. 5º: “Os certificados e diplomas dos cursos a distância autorizados pelos sistemas de ensino, expedidos por instituições credenciadas e registradas na forma da lei, terão validade nacional”. </li></ul><ul><li>Art 80º: “O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a vinculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino e de educação continuada”. </li></ul>Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  7. 7. Resultados desejados da EaD <ul><li>Educação como sistema aberto; </li></ul><ul><li>Conhecimento entendido como processo, respeito a diversidade, ritmo e estilo de aprendizagem; </li></ul><ul><li>Compreensão tempo/espaços subjetivos, flexibilidade e escolhas; </li></ul><ul><li>Autonomia do discente; </li></ul><ul><li>Educação e ação permanente. </li></ul>Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  8. 8. <ul><li>Avaliação concebida como processo; </li></ul><ul><li>Compreensão do conhecimento em rede; </li></ul><ul><li>Uso das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para garantir a interlocução entre os sujeitos da/na ação educativa. </li></ul><ul><li>Currículo visto como prática social; </li></ul>Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  9. 9. Qual o Papel do Professor/Tutor? <ul><li>pesquisador continuo; </li></ul><ul><li>transmissor para a diversidade; </li></ul><ul><li>Supervisor, animador, motivador, incentivador do aluno ao conhecimento; </li></ul><ul><li>Professor aprendiz, que reconhece no aluno parceiro ativo na produção de conhecimento; </li></ul><ul><li>Propicia ambientes de aprendizagem dinamizando o desenvolvimento da criatividade, intuição, investigação, resolução de problemas e desenvolvimento de senso crítico. </li></ul>Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  10. 10. Qual o papel do aluno/cursista? <ul><li>Estar aberto as mudanças; </li></ul><ul><li>Gerenciar tempo para o estudo; </li></ul><ul><li>Ter disposição e abertura para os novos meios e linguagens tecnológicas de comunicação; </li></ul><ul><li>Estar disposto a cumprir com as exigências do programa; </li></ul><ul><li>Estar disposto a socialização e construção da rede do saber e do conhecimento. </li></ul>Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  11. 11. Decreto 2.494, fevereiro de 1998. <ul><li>Art. 1º “Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados pelos meios de comunicação”. </li></ul>Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  12. 12. EaD e a comunicação <ul><li>O professor não está no centro; </li></ul><ul><li>Aluno não está no centro; </li></ul><ul><li>Técnica não está no centro; </li></ul><ul><li>Conhecimento não está no centro; </li></ul><ul><li>O centro está na comunicação, na relação entre professor/tutor e alunos. </li></ul>Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  13. 13. Marcos históricos de EaD no Brasil <ul><li>Projeto Minerva (1970); </li></ul><ul><li>Telecurso 2º Grau (1978); </li></ul><ul><li>Mobral (1979); </li></ul><ul><li>Telecurso 2000; </li></ul><ul><li>Tv Escola (1996); </li></ul><ul><li>PROFORMAÇÃO (1999); </li></ul><ul><li>PROINFANTIL (2005); </li></ul><ul><li>PROFUNCIONÁRIO (2006). </li></ul>Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  14. 14. Secretaria de Educação especial a Distância (SEED/MEC) <ul><li>Criada em 1995 para formular uma política nacional para atender a modalidade de EaD: </li></ul><ul><li>* Tv escola; </li></ul><ul><li>* Proinfo- Programa nacional de Informática na Educação. </li></ul><ul><li>Redes nacionais de EaD: </li></ul><ul><li>* Universidade virtual do Brasil (Unirede)- 2000. www.unirede.br </li></ul><ul><li>* Universidade Virtual Pública do Brasil (UVB), 1999. www.uvb.br </li></ul><ul><li>* Associação Brasileira de Educação a Distância. www.abed.org.br </li></ul><ul><li>* Ministério da Educação. www.portal.mec.gov.br </li></ul>Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  15. 15. Desafios na EaD <ul><li>Ter a capacidade de produzir uma Educação de qualidade voltada para o trabalhador; </li></ul><ul><li>Deve ser praticada de forma opcional visando qualificação para o trabalhador; </li></ul><ul><li>Equilibrar o papel relação Professor-tutor e aluno, frente as Novas Linguagens de Comunicação(TIC’s); </li></ul>Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  16. 16. Novo paradigma... Novos horizontes... Devemos, pois, continuar sonhando e buscar realizar a utopia de uma sociedade mais justa, onde a educação, a formação e os conhecimentos sejam realmente um bem de todos e não de minorias. Nesse sentido, a EaD tem essa potencialidade, torna possível a milhões de excluídos realizar também seus sonhos e utopias.
  17. 17. Provérbios, 03:13,18. Bem aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz. Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.
  18. 18. [email_address] Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. NTE – Aparecida de Goiânia.

×