Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Origem do serviço social

35,897 views

Published on

Origem do serviço social

  1. 1. SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL NOME TÍTULO(O título deve refletir o trabalho como um todo, devendo ser claro, preciso, nãodeve conter abreviações e não pode ultrapassar a 12 palavras) Cidade 2008
  2. 2. NOMEA ORIGEM E QUESTÃO ATUAL DO SERVIÇO SOCIAL Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de .Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social I....... Orientador: Prof. Arcoverde 30/09/2010
  3. 3. SUMÁRIOINTRODUÇÃO pgDESENVOLVIMENTO pgCONCLUSÃO pgREFERÊNCIAS pg
  4. 4. INTRODUÇÃO Texto escrito em espaçamento entre linhas de 1,5cm,paragrafo de 3cm de margem, texto justificado. Deve conter breve explicação do que será abordado naspróximas linhas, a importância do tema escolhido, sua relevância eaplicabilidade, o objetivo do trabalho e pode apresentar cada capítulo,como num bom livro.
  5. 5. A ORIGEM DO SERVIÇO SOCIAL A questão da origem do serviço social estar ligada a questãode que no século XIX na Europa com surgimento do sistema capitalista e arevolução industrial,onde a classe dominante à burguesia subordinavam asdemais pessoas que eram utilizadas como mão de obra, chamado classeproletariados. Os burgueses apoiado pela a igreja católica,resolveram criarum assistencialismo financeiro,alienando o proletariado de forma a buscar nomesmo um maior resultado e subordinação,tudo isto com o apoio do estado. Com isto o objetivo da burguesia era se manter no poder.Surgiu a estratégia de utilizar a filantropia para conseguir o concenso dasclasses trabalhistas, visando destruturar os movimentos dos trabalhadores.Einseriu que o capitalismo era ideal. Através dos filantropos,que tinham acesso a classedesfavorecida, a burguesia garantia a continuidade do capitalismo. No Brasil o surgimento do serviço social se deu no século XXde forma igual como na europa, burguesia mais igreja católica,trabalhandojuntos para mater o sistema capitalista e a burguesia no topo,utilizando-se domeio psicológico para “escravizar” a classe trabalhadora. Nos anos seguintes 1922 e1932 a igreja católica realizava maisações, com vista a concretizar os ideais do serviço social, sendo criado nessemesmo ano o Centro de Estudo da Ação Social, uma evolução do serviçosocial no Brasil. O estado brasileiro tem uma responsabilidade de propocionaruma melhor qualidade de vida a população,assim juntamente com a burguesiae a igreja católica continuou criando métodos para ajudar os pobres.Posteriormente o sistema comunista começou a combater o capitalismo noBrasil. Tendo que os gonvernantes brasileiros novamente se unirem a igrejacatólica (amigos dos pobres) e a burguesia(recursos financeiro), paramentalizar na população que o capitalismo era melhor que o comunismo. No ano de 1932, as assistentes sociais eram moças ricas ( dasociedade) assim o objetivo era fazer o homem adaptar-se ao sistema em quevive,com a ideia de servir ao proxímo, aproveitando-se também, os ideais
  6. 6. religiosos da igreja. Com esta politica social assistencialista o estado procurava semanter a todo instante no poder, evitando o confronto com a população. Notocante ao serviço social especificamente, nos anos de 1922, 1940 e1942foram realizados cursos e criação de órgãos para consolidar o serviço social noBrasil, onde um desses cursos como Estados Unidos, as brasileiras – MariaKiehl e Albertina Ramos proporcionaram mudanças da visão do serviço socialno país que era médico-social, tornando o serviço social atual como benefíciosvariados que vão desde atendimentos médicos, auxílio alimentos, obras sociaise em espécie, com objetivo agora de combater o desajuste sociais semfavorecer o estado e a igreja. O profissional do serviço social estar em constante processo deaprendizagem para conhecer os problemas sociais. A desigualdade socialreforça a importância de aprimorar cada vez mais,para que possam planejar epromover trabalhos direcionados para o bem-estar coletivo da população. O trabalho do assistente social é desenvolvido em diversasáreas, como: escolas,hospitais,empresas,comunidade indígenas entre outros. Nas Instituições de Ensino e visto como meio de reduzir astensões sociais, trabalhando com ações socio-educativa e palestras.Na saúdeé voltada para prevênção de doênças e acompanhamento no processo derecuperaçao do indivíduo. Com suas ações, o assistente social procura fazer cumprir osdireitos de cada cidadão assistido, um trabalho importante e necessário queajuda tanto o gonverno no cumprimento das suas obrigações, como apopulação mais carente.
  7. 7. CONCLUSÃOAqui deverá ser feito uma recapitulação sintética do que foi abordadocom as palavras do aluno, expressando sua reflexão em relação atemática pesquisada. Tudo isso deve estar relacionado aos objetivos daatividade.
  8. 8. REFERÊNCIASVerificar as normas da ABNT -Associação Brasileira de Normas eTécnicas - completas para referências.Alguns exemplos:Livro:Autor, título em negrito, subtítulo, número da edição (a partir da 2°edição),local, editora, ano, número de páginas.Ex:FERREIRA, A.B. DE H. Mini dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Ed. NovaFronteira. 1977. 506 p.Capítulo do livro:Ex:SILVA, João. Alfabetizar sem pressa. In: COSTA, Maria. O mundo daalfabetização. São Paulo: Atlas, 1997.Acesso on-line:Autor, título em negrito, subtítulo, número da edição, local, editora, ano, númerode páginas, expressão disponivel em: endereço eletronico entre os sinais < >,expressão Acesso em:; data do acesso (dia, mês abreviado e ano).Ex:PEREIRA, L.C.B. Ética e Politica.Folha de São Paulo.2006. Disponível em: <http://www.bresserpereira.org.br/>. Acesso: 12/03/2008.
  9. 9. Normas para citações: As citações podem ser diretas ou indiretas. • Diretas: Transcrição textual de parte do texto. Copia da citação do autor como ele escreveu. Elas podem ser longas - terão mais de três linhas ou curtas, menos de três linhas. As citações diretas curtas devem ser incorporadas no textocom indicações de onde foram retiradas com aspas.Ex: “A identidade do professor precisa ser resgatada” (BRZEZINSK, 2002,p.03) Segundo Brzezinsk (2002 p. 03) “a identidade do professorprecisa ser resgatada”. As citações diretas longas devem ser transcritas em bloco emespaço simples entrelinhas, com recuo em 4 cm da margem esquerda do texto,sem aspas, com fonte menor que o texto. Ex: As aspirações educacionais aumentam à proporção em que ele acredita que a escolaridade poderá representar maiores ganhos, o que provoca freqüentemente à inserção da criança no trabalho simultâneo à vida escolar. (...) A educação tem um valor de investimento a médio ou longo prazo e o desenvolvimento da criança contribuíra futuramente para aumentar o capital familiar (KRAMER, 1992 p. 23). As citações indiretas podem ser apresentadas por paráfrase oucondensação. Nos dois casos indicados a fonte será a mesma, sem aspas. Ex:
  10. 10. A pesquisa tem servido a interesses ideológicos e políticos.(SEVERINO, 2002 p. 56) Tanto nas citações DIRETAS como INDIRETAS deve-se observar: • Substituir as aspas do texto por apostrofo (‘’). • Usar negrito para enfatizar alguma palavra, utilizando-se a expressão grifo nosso. • Utilizar reticências entre colchetes para omitir trechos do texto [...], ou seja, quando omitimos uma parte do texto. • Em caso de comentários, indicar entre colchetes [ expressão ou termo acrescido]. • Em caso de incorreção ortográfica ou gramatical, usar a palavra SIC (segundo informações colhidas) entre parênteses. • Citação de citação: Ocorre quando o autor do trabalho transcreve, direta ou indiretamente, um texto do qual não teve acesso ao original (citação de segunda mão). Neste caso utiliza-se a palavra latina apud, que quer dizer junto a... Ex: Neste sentido argumenta Silva:..... ( apud LIBÂNEO, 2001, p.90).
  11. 11. ORIENTAÇÕES GERAIS: • Em todos os trabalhos deve se seguir SEMPRE a estrutura de acordo com o modelo acima (capa, folha de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão e referencias). Todos os tópicos devem ser identificados assim, fazem parte do trabalho e são avaliados, juntamente com a parte estética. Tudo deve estar de acordo com as normas. Salvo orientações do professor contrária a essa. • Revisem o trabalho antes de postar, se tudo está de acordo, especialmente as partes obrigatórias, a parte estética e também façam uma revisão ortografica. • Todo o trabalho científico deverá estar em fonte 12, tipo de letra: Arial,Times New ou Verdana. O espaço entre linhas deverá ser poderá ser de 1,5 ou duplo é opcional. As margens: superior e esquerda: 3,0. Inferior e direita: 2,5 • Nada impede de pesquisar mais, porém cuidado para não se perder no excesso de informação e sair do foco do trabalho. O material dado basta, a menos que nas orientações o professor peça outras fontes de pesquisa. Usem o referencial teórico utilizado na tele aula, apostila e bibliografia. Além da internet, onde também tudo deve ser referenciado no trabalho, você pode procurar na biblioteca de sua cidade o acervo de serviço social. • Acessem a nossa biblioteca digital. • Não serão aceitas cópias de trechos da internet; se utilizados, têm que estar em forma de citação. • Lembrem-se que sempre precisamos ter uma postura acadêmica na linguagem com nossos trabalhos, mesmo na conclusão.Façam bom proveito desse material que desenvolvi com o intuito de auxiliarvocês e de uniformizar a apresentação dos trabalhos. Estarei a disposição paramaiores dúvidas.Bons trabalhos!!!Thalita

×