Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Agrupamento de Escolas de Aveiro
Centro Educativo de Santiago
Biblioteca Escolar

A leitura e os 3 pês:
pais, professores ...
Mecanismos de aprendizagem da leitura



Observação: pela exposição regular aos símbolos da escrita.



Audição: pela pe...
Sugestões para escolher livros para crianças











Ofereça diversidade: de géneros, temáticas, apresentações;
...
Contos partilhados:
O meu amor, de Beatrice Alemagna.
Ó Simão, seu trapalhão, já armaste confusão!, de Carlos Alberto Silv...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Leitura e 3_pês_e-book

347 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Leitura e 3_pês_e-book

  1. 1. Agrupamento de Escolas de Aveiro Centro Educativo de Santiago Biblioteca Escolar A leitura e os 3 pês: pais, professores e… os pequenos «Nem a leitura nem a escrita (…) se descobrem, elas aprendem-se.» José Morais professora bibliotecária, Margarida Botelho da Silva outubro de 2013.
  2. 2. Mecanismos de aprendizagem da leitura  Observação: pela exposição regular aos símbolos da escrita.  Audição: pela perceção das combinações fonológicas (porque a fonologia é natural) e só depois:  Apreensão da ortografia (porque esta é convencional).  Raciocínio lógico; a escrita é uma convenção e as palavras podem constituir conceitos abstratos e não apenas figurativos. O papel da família  A leitura deve fazer parte da vida de qualquer pessoa, desde a gestação!  Estudos revelam que os bebés, mesmo antes do nascimento, respondem a estímulos auditivos.  A leitura em voz alta, com entoação, diferentes vozes e ritmos é muito cativante e fácil de memorizar.  Por isso, digam rimas, narre histórias, cante canções!  Conversem correta e claramente (formule frases completas e pronuncie todas as sílabas!).  Frequentem bibliotecas e adquira cartão de leitor para a criança.  Proporcionem diferentes leituras e leve a criança a ver o que leu (p. ex. visitar um monumento do qual se leu uma descrição)  Tentem perceber o gosto da criança.  Não imponham um ritmo de leitura.  Desafiem a criança a inventar histórias e escreva essas histórias com ela.
  3. 3. Sugestões para escolher livros para crianças        Ofereça diversidade: de géneros, temáticas, apresentações; Procure textos significativos, que se relacionem com a realidade da criança mas não só: que contribuam para a formação do seu caráter, que incentivem à pesquisa e à leitura aprofundada, que divirtam com criatividade, que estimulem o raciocínio. Leia com expressividade! Mude a voz conforme as personagens, abrande e acelere o ritmo conforme a intensidade das cenas, chore, se necessário, ria alto, se se justificar…!!! Frequente livrarias e bibliotecas; Converse com a criança sobre os livros infantis e leve-a a revelar as suas preferências; Procure temáticas e géneros da preferência da criança; Conheça o texto integralmente; evite livros com incorreções linguísticas, científicas ou sociais. Bibliografia       Azevedo, F. (coord.) (2007). Formar leitores, das teorias às práticas. Lisboa: Lidel. Duarte, I. (org.) (2001). Gavetas de leitura, estratégias e materiais para uma pedagogia da leitura. Porto: Asa. Jean, G. (2000). A leitura em voz alta. Lisboa: Instituto Piaget. Morais, J. (1997). A arte de ler, psicologia cognitiva da leitura. Lisboa: Cosmos. Poslaniec, C. (2006). Incentivar o prazer de ler, actividades de leitura para jovens. Porto: Asa. Traça, M. (1998). O fio da memória, do conto popular ao conto para crianças. Porto: Porto Editora.
  4. 4. Contos partilhados: O meu amor, de Beatrice Alemagna. Ó Simão, seu trapalhão, já armaste confusão!, de Carlos Alberto Silva. Porque é que gostas de mim?, de Delphine Durand. Tanto, tanto!, de Trish Cooke. Livro sorteado: Quero uma mamã-robot, de Davide Cali. Sugestões de recursos em linha, úteis para pais e professores  http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/lermaisemfamilia/  http://www.casadaleitura.org/  http://catalivros.org/  http://www.bags-of-books.pt/  http://www.historiadodia.pt  http://olivroinfantil.blogspot.com/  http://www.junior.te.pt/servlets/Home  http://www.leme.pt/criancas/  http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/  http://pt.shvoong.com/books/children-and-youth/1837409-f%C3%A1bulas/

×