Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

As relações entre indivíduo e sociedade

33,895 views

Published on

Tópicos introdutórios à reflexão "indivíduo e sociedade".

As relações entre indivíduo e sociedade

  1. 1. As relações “indivíduo e sociedade” Sociologia Prof. José Amaral
  2. 2. O INDIVIDUALISMO
  3. 3. O individualismo• Fundado no liberalismo (a partir do séc. XVII), defende que os indivíduos são completamente livres e autônomos, orientando-se unicamente pelos seus interesses.• Exemplos: – A “mão invisível”, de Adam Smith – A sociedade contratualista, de John Locke – Mito do self made man
  4. 4. Individualismo hoje
  5. 5. A INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA
  6. 6. A anterioridade da sociedade• Somos livres? – Valores, normas, costumes e práticas sociais já estão prontos ao nascermos; – Estamos condicionados por decisões e escolhas que ocorrem fora do nosso alcance; – Você acha mesmo que seu esforço pessoal pode lhe garantir uma vida melhor?
  7. 7. A influência da sociedade sobre nós é notávelMas será que perdemos nossa liberdade e o livre-arbítrio?
  8. 8. A anterioridade da sociedade• Temos identidade própria? – Você acredita que os sentimentos “mais seus” são únicos? – O modo como você se veste é escolha exclusivamente sua?
  9. 9. A identidade• A identidade se refere ao entendimento que a pessoa tem daquilo que é e do que é importante para ela;• Por outro lado, a identidade social refere-se às características que são atribuídas ao indivíduo por outras pessoas. Essas atribuições decorrem do grupo social ao qual um indivíduo pertence e, além disso, marcam de que forma um indivíduo é igual a outro;
  10. 10. Nossa personalidade, os valores que temos, osnossos comportamentos, a língua que falamos... Eis exemplos de como somos condicionados pela sociedade... Somos moldados em formas que a sociedade preparou para nós?
  11. 11. Para pensar...• “Não somos aquilo que fazemos de nós, mas aquilo que fazemos com o que os outros fazem de nós” (Jean-Paul Sartre).• “Os homens fazem a história, mas não a fazem como querem” (Karl Marx).• “A sociedade não é um baile de máscaras” (Norbert Elias).

×