Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Teoria da expansão oceânica

4,277 views

Published on

http://jovenscientistas7.blogspot.pt/
Apresentação de diapositivos sobre a Teoria da expansão oceânica.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Teoria da expansão oceânica

  1. 1. Expansão Oceânica
  2. 2. Expansão do Fundo Oceânico : A expansão ou alastramento do fundo oceânico está continuamente a ocorrer, conduzindo a um movimento de afastamento (semelhante ao de um tapete rolante) para um e outro lado da dorsal média oceânica, em consequência da convecção na astenosfera. Processasse a uma velocidade que varia de 1 cm/ano a 15 cm/ano. Estas ideias foram propostas, em 1962, por Harry Hess, geólogo da Universidade de Princeton, o que contrastava com as ideias de Wegener que pensava que o fundo dos oceanos permanecia estacionário enquanto os continentes se movimentavam.
  3. 3. A Teoria da expansão oceânica Fatos que comprovavam a teoria da expansão do assoalho oceânico: As rochas nas proximidades da dorsal são muitos jovens, aumentando a sua idade o afastamento da dorsal. A destruição da crosta oceânica mais antiga ocorrida nas chamadas zonas de subdução, que seriam locais onde a crosta oceânica mais densa mergulhava para o interior da Terra até atingir condições de temperatura e pressão para sofrer a fusão e ser incorporada novamente ao manto.
  4. 4. Expansão dos Fundos Oceânicos Isto indica que nesta zona se dá a formação de novas porções de crosta oceânica. Á medida que nova crosta oceânica vai sendo formada a partir do rifte, a crosta oceânica mais antiga vai se afastando simetricamente para um e outro lado da dorsal. A expansão do fundo oceânico é responsável pela alteração das posições dos continentes
  5. 5. Geomagnetismo do Fundo Oceânico As rochas constituintes registam o campo magnético existente no momento da sua formação. Analisando o registo desse campo magnético, verificou-se que este apresentava simetria em relação ao rifte, o que demonstrava a existência de uma expansão dos fundos oceânicos.
  6. 6. Placas Tectônicas A Tectônica de Placas é aceite atualmente de forma quase universal, os seus mecanismos são plausíveis e com bastantes demostrações. Entretanto, muitos detalhes dos mecanismos terão ainda que serem comprovados, e algumas teorias que envolvem vários detalhes da tectônica de placas são bastante questionáveis. Vamos tentar definir alguns dos princípios básicos do mecanismo global, e examinar seu efeito na criação das terras continentais. O que se segue não é um sumário do pensamento atual sobre a tectônica de placas e os seus mecanismos; frequentemente, novas, e provavelmente controversas, idéias são apresentadas à considerações dos cientistas. O que vamos apresentar é uma exposição simples dos princípios básicos que devem reger os movimentos das placas, algumas hipóteses sobre os mecanismos de convexão, o transporte dos continentes e a sua "reciclagem", bem como alguns cenários previstos para os eventos passados e futuros da tectônica de placas.
  7. 7. Resumo (video) : Trabalho Realizado por : Amanda Cadete 7ºD Nº2

×