Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

EPI - Equipamento de Proteção Individual

8,058 views

Published on

  • Conheça os produtos da Zanel Luvas - Equipamentos de Proteção Individual

    http://www.zanel.com.br
    https://www.facebook.com/Zanelluvas
    https://plus.google.com/+ZanelLuvas/posts
    https://twitter.com/zanel_epis

    Bocaina SP - CEP 17.240-000 - Rua Heraclito lacerda 663 - Fone 14 3666 2046
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

EPI - Equipamento de Proteção Individual

  1. 1. AnexosPortaria n°3.214, de 8 de junho de 1978,aprova as normas regulamentadoras NRsda consolidação das leis do trabalho,relativas à segurança e medicina dotrabalho.
  2. 2. Certificado de Aprovação - CATodo EPI antes de ser comercializadodeve adquirir o Certificado de aprovação –CA, que serve para validar um EPI, oministério do trabalho e emprego é oórgão nacional competente em matéria desegurança e saúde no trabalho paraavaliar os requisitos mínimos dos testesfeitos neles, com conformidade com asespecificações da Associação Brasileirade Normas Técnicas – ABNT
  3. 3. Equipamento de Proteção Individual – EPIEquipamento de Proteção Individual -EPI é todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger a saúde e integridade física do trabalhador.A empresa é obrigada a fornecer aos empregados,gratuitamente, EPI adequado ao riscos, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;Em quanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;Para atender a situações de emergência
  4. 4. EPI para proteção da cabeçaCapacete de segurançapara proteção contraimpactos de objetossobre o crânio;Contra choques elétricos;Para proteção do crânio eface contra riscosprovenientes de fontesgeradoras de calor nostrabalhos de combate aincêndio.
  5. 5. Para proteção dos olhos e face Óculos de segurança para proteção dos olhos contra impactos de partículas volantes,luminosidade intensa, radiação ultravioleta e infravermelha e de respingos de produtos químicos. Mascara de solta para proteger a face contra partículas volantes, radiação ultravioleta e infravermelha e da luminosidade Protetor auditivo para proteção do sistema auditivo contra níveis de pressão sonora superiores ao estabelecido na NR-15.
  6. 6. Proteção respiratóriaRespirador purificador de ar faz aproteção da s vias respiratóriascontra poeiras névoas;Respirador de adução de ar,protege as vias respiratórias ematmosferas com concentraçãoimediatamente perigosa à vida e àsaúde e em ambientesconfinados;Respirador de fuga protege asvias respiratórias contra agentesquímicos em condições de escapede atmosferas imediatamenteperigosa à vida e à saúde ou comconcentração de oxigênio menorque 18% em volume
  7. 7. Proteção dos membros superioresLuvas, protege as mãos contraagentes abrasivos, escoriantes,cortantes, perfurantes, choqueselétricos,térmicos, biológicos,químicos, vibrações e ionizantes.Creme protetor, protege os membrossuperiores de agentes químicos.Manga, protege o braço e o antebraçocontra a umidade provenientes deoperações com uso de água e agentestérmicos.Braçadeira, protege o antebraço deobjetos cortantesDedeira, protege os dedos contraagentes abrasivos e escoriantes.
  8. 8. Proteção dos membros inferioresCalçado, protege os péscontra impactos de quedade objetos sobre osartelhos.Meia, protege os péscontra baixastemperaturas.Perneira, protege aspernas contra agentescortantes e perfurantes.Calça, protege as pernascontra a umidade deoperações com o uso deágua.
  9. 9. Para proteção do corpo inteiroMacacão, protege o tronco emembros superiores einferiores contra chamas,agentes térmicos e respingosde agentes químicosConjunto,protege osmembros de agentestérmicos e químicos.Vestimenta do corpo inteiro,protege todo o corpo contrarespingos de produtosquímicos e choques elétricos.
  10. 10. Proteção contra quedas com diferença de nívelDispositivo de trava, protegeo usuário contra quedas emoperações commovimentação vertical ouhorizontal, quando utilizadocom o cinturão de segurançapara proteção contraquedas.Cinturão, protege contrariscos de queda em trabalhoem altura
  11. 11. Anexo IIO cadastramento das empresas fabricantes ouimportadoras será feito mediante a apresentação deformulário único, conforme o modelo disposto no anexoIII , desta NR, devidamente preenchido e acompanhadode requerimento dirigido ao órgão nacional competenteem matéria de segurança e saúde no trabalho.Para obter o CA, o fabricante nacional ou importadordeverá requerer junto ao órgão nacional competente emmatéria de segurança e saúde no trabalho a aprovaçãodo EPI.O requerimento para aprovação do EPI de fabricaçãonacional ou importado deverá ser formulado, solicitandoa emissão ou renovação do CA.
  12. 12. Anexo IIIMinistério do trabalho e empregosecretaria de inspeção do trabalhodepartamento de segurança e saúde notrabalhoFormulário único para cadastramento deempresa fabricante ou importadora deequipamento de proteção individual.

×