Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A Principal Medida de Progresso em Projetos de Software

650 views

Published on

Publicado em 2001, o Manifesto Ágil declara em um de seus princípios que “Software funcionando é a principal medida de progresso”. Nessa palestra, vamos colocar esse argumento à prova e demonstrar que há algo mais fundamental e mais importante do que software funcionando. Nossos produtos e releases são apenas meios para algo maior. Entender isso e concentrar seus esforços nesse algo pode ser a grande diferença entre o sucesso e o caos. Assim, o que não está dito no Manifesto é que há uma diferença entre um time que entrega apenas o que o cliente pede (um time eficiente) e um que entrega aquilo que o cliente precisa (um time eficaz). E é nessa segunda categoria que estão os grandes times Ágeis.

Published in: Leadership & Management
  • Hello! Get Your Professional Job-Winning Resume Here - Check our website! https://vk.cc/818RFv
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

A Principal Medida de Progresso em Projetos de Software

  1. 1. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro A PRINCIPAL MEDIDA DE PROGRESSO EM PROJETOS DE SOFTWARE Alisson Vale http://softwarezen.me SERÁ? Software funcionando é a medida primária de progresso.
  2. 2. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro PARTE 1 Nasce um novo projeto
  3. 3. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro Product Owner Prezado Cliente, como podemos te ajudar? Cliente
  4. 4. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro Product Owner Cliente Acho que, a princípio, isso é tudo que precisamos. E aí? O que acha?
  5. 5. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro Quem não tem um backlog de funcionalidades esperando ganhar vida na forma de “software funcionando”?
  6. 6. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro Cliente Qual é o item mais importante do backlog nesse momento?” É a construção do nosso novo website dinâmico. Product Owner
  7. 7. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro A FAZER FAZENDO FEITOSPRINT #1 26 PONTOS login;   cadastro de cidades e países; cadastro de escolas; cadastro de cursos e tipos de curso; tipos de hospedagem; upload de fotos das escolas, cidades 
 e países. “Permitir que o cliente possa por conta própria alimentar os dados que servirão de base para montagem dinâmica de seu website”. META
  8. 8. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro Projeto Ágil Típico
  9. 9. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro O que não está dito nessa história?
  10. 10. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro O que não está dito é o que faz a diferença entre um time que entrega o que o cliente pede (um time eficiente) e um time que entrega o que o cliente precisa (um time eficaz).
  11. 11. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro um mero executor de pedidos (regido pela eficiência) O que você quer ser? um solucionador de problemas (regido pela eficácia)
  12. 12. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro PARTE 2 As duas faces da performance de um sistema
  13. 13. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro “A performance de qualquer sistema tem duas dimensões: A eficiência com a qual ele faz o que faz (fazer do jeito certo), e a eficácia daquilo que é feito (fazer a coisa certa)”. Russel Ackoff
  14. 14. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro Se comprometer com um backlog Entregar o escopo prometido, na data prometida
 Fazer o que o cliente pede, não o que ele precisa
 Delegar a responsabilidade sobre o que deve ser feito para o cliente Uma equipe eficiente mas ineficaz vai: Uma equipe eficaz vai: Se comprometer com a solução de um problema
 Resolver o problema dentro da restrição de tempo existente Fazer o que o cliente precisa e ajudá-lo a “querer o que precisa” Compartilhar a responsabilidade com o cliente de descobrir o que tem que ser feito e fazer.
  15. 15. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro um mero executor de pedidos O que você quer ser? um solucionador de problemas Você é cobrado pela sua eficiência (capacidade de entregar o que foi pedido no prazo acordado) Você é premiado pela sua eficácia (capacidade de resolver bem o problema) Mesmo que você entregue o que foi pedido, se o problema original não for resolvido, você não será eximido da responsabilidade de mudar o que for preciso para resolvê-lo Se você resolver bem problema, o escopo perde a relevância e sua prioridade passa a ser comparada com a prioridade de resolver outros problemas
  16. 16. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro PARTE 3 Os erros do time “Alpha"
  17. 17. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro A meta não emerge da necessidade do negócio, mas do escopo selecionado! Sobre a meta definida “Permitir que o cliente possa por conta própria alimentar os dados que servirão de base para montagem dinâmica de seu website”.
  18. 18. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro A dinâmica passo 1 passo 2 passo 3 decide-se o escopo da iteração define-se uma meta que circunscreva o escopo definido se nenhuma meta foi definida, a meta passa a ser “entregar o que foi prometido”
  19. 19. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro Quando esse time alcançar sua meta no final da primeira sprint, produzirá software, mas não resolverá nenhum problema concreto que o cliente tenha em seu negócio. Sobre a meta definida “Permitir que o cliente possa por conta própria alimentar os dados que servirão de base para montagem dinâmica de seu website”.
  20. 20. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro Deixemos a meta da sprint de lado e observemos o escopo por um momento: login; cadastro de cidades e países; cadastro de escolas; cadastro de cursos e tipos de curso; tipos de hospedagem; upload de fotos das escolas, cidades e países.
  21. 21. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro Não existe valor em features de input. O valor está só no output. Em input, só há custo disfarçado de valor. login; cadastro de cidades e países; cadastro de escolas; cadastro de cursos e tipos de curso; tipos de hospedagem; upload de fotos das escolas, cidades e países. input input input input input input
  22. 22. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro A conclusão é simples: ao receber essa primeira entrega, o cliente receberá software funcionando, mas não receberá valor.
  23. 23. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro PARTE 4: Conclusão
  24. 24. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro William James
  25. 25. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro William James A principal medida de progresso de um projeto são problemas de negócio resolvidos.
  26. 26. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro O que deixa seu cliente satisfeito não é o software que você entrega pra ele, mas os problemas que ele deixa de ter por causa do seu software.
  27. 27. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro Software é o que está entre o cliente e o seu problema resolvido.
  28. 28. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro Entregar a coisa certa é muito mais valioso do que entregar o que foi pedido. Muito mais importante que o seu software, é o propósito dele.
  29. 29. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro Se você apenas desenvolve o software, você foca na coisa errada e erra o alvo; você deveria estar resolvendo problemas, pois um problema de negócio resolvido é a principal forma de progredir em um projeto de software.
  30. 30. Baixe o livro que originou essa palestra em: http://softwarezen.me/livro http://softwarezen.me/livro alissonvale@softwarezen.me @alissonvale http://facebook.com/alissoncvale http://linkedin.com/in/alissonvale http://softwarezen.me Como me encontrar? OBRIGADO!

×