Conceito e estruturas de redes...

7,013 views

Published on

  • Be the first to comment

Conceito e estruturas de redes...

  1. 1. ETE – Luiz Dias Lins (Técnico em redes )
  2. 2.  Uma rede de computadores consiste em 2 ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar seus serviços, que podem ser: dados, impressoras, mensagens (e-mails), etc. A internet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores. Existem vária formas e recursos de vario equipamentos que podem ser interligados e compartilhados , mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança.
  3. 3.  Atualmente , redes de computadores são o centro da comunicação moderna. O escopo da comunicação cresceu significativamente na década de 90 e essa explosão nas comunicações não teria sido possível sem o avanço progressivo das redes de computadores.
  4. 4.  A topologia de rede descreve como é o layout de uma rede de computadores através da qual há o tráfego de informações, também como os dispositivos estão conectados a ela.
  5. 5.  Há varias formas nas quais se pode organizar a conexão de cada um dos nós (computadores) da rede. Topologias podem ser descritas fisicamente e logicamente. A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a logica descreve o fluxo dos dados através da rede.
  6. 6.  A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série, formando um circulo fechado (anel). O anel não interliga as estações diretamente, mais consiste em uma serie de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligadas a esses repetidores. È uma configuração em desuso.
  7. 7.  Rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.
  8. 8.  Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras. É neste aspecto que esta topologia difere da topologia barramento: uma rede local que use um hub não é considerada como estrela, pois o tráfego que entra pela porta do hub é destinado a todas as outras portas. Porém, uma rede que usa switches, apenas os dados destinados àquele nó são enviados a ele.
  9. 9.  Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras. É neste aspecto que esta topologia difere da topologia barramento: uma rede local que use um hub não é considerada como estrela, pois o tráfego que entra pela porta do hub é destinado a todas as outras portas. Porém, uma rede que usaswitches, apenas os dados destinados àquele nó são enviados a ele.
  10. 10.  Rede mesh ou rede de malha, é uma alternativa de protocolo ao padrão 802.11 para diretrizes de tráfego de dados e voz além das redes a cabo ou infra- estrutura wireless. Uma rede de infraestrutura é composta de APs (Access point=Ponto de acesso) e clientes, os quais necessariamente devem utilizar aquele AP para trafegarem em uma rede. Uma rede mesh é composta de váriosnós/roteadores, que passam a se comportar como uma única e grande rede, possibilitando que o cliente se conecte em qualquer um destes nós. Os nós têm a função de repetidores e cada nó está conectado a um ou mais dos outros nós. Desta maneira é possível transmitir mensagens de um nó a outro por diferentes caminhos.
  11. 11.  A rede em ponto-a-ponto tem como característica a disposição em série dos equipamentos, fazendo com que os dados passem por todas as estações que estiverem conectadas, mas apenas a receptora poderá reconhecê-los.
  12. 12.  Storage Area Network (área de armaznamento de rede) ou SAN é uma rede projetada para agrupar dispositivos de armazenamento de computador. Os SANS são mais comuns nos armazenamentos de grande porte.
  13. 13.  Uma LAN consiste na interconexão entre vários computadores e periféricos que abrangem um ambiente de poucos quilômetros. Uma LAN está normalmente conectada graças a cabos de rede RJ45, mas com o auge da tecnologia WiFi, é cada vez mais comum ver LANs sem fios. As LAN são usadas nos ambientes de trabalho para poder comunicar-se com outros usuários da LAN e compartilhar documentação. Melhorando deste modo a eficiência da companhia.
  14. 14.  Rede de área pessoal, tradução de Personal Area Network (ou PAN), é uma tecnologia de rede formada por nós (dispositivos conectados à rede) muito próximos uns dos outros (geralmente não mais de uma dezena de metros). Por exemplo, um computador portátil conectando-se a um outro e este a uma impressora. São exemplos de PAN as redes do tipo Bluetooth e UWB.
  15. 15.  Rede de Área Metropolitana (Metropolitan Area Network), também conhecida como MAN, é o nome dado às redes que ocupam o perímetro de uma cidade. São mais rápidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si. A partir do momento que a internet atraiu uma audiência de massa, as operadoras de redes de TV a cabo, começaram a perceber que, com algumas mudanças no sistema, elas poderiam oferecer serviços da Internet de mão dupla em partes não utilizadas do espectro. A televisão a cabo não é a única MAN. Os desenvolvimentos mais recentes para acesso à internet de alta velocidade sem fio resultaram em outra MAN, que foi padronizada como IEEE 802.16.
  16. 16.  A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Difere, assim, das PAN, das LAN e das MAN.

×