Apresentação do portfólio

25,472 views

Published on

1 Comment
3 Likes
Statistics
Notes
  • Amei! esclareceu muito de como fazer o meu. Porque já fiz e tenho o projeto pronto, mas a direção pediu agora o portfólio. Obrigada.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
25,472
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
189
Comments
1
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação do portfólio

  1. 1. Diretora – Rosangela Maria Cardoso.Coordenadora Pedagógica – Olícia OcamposSupervisora - Fátima SilvanoCoordenador Programa Mais Educação: Maiko PaesPCTE – Aline Correia Pereira.Assistente de Biblioteca – Mônica Lúcia Stulp.
  2. 2. A E. M. Kamé Adania no período matutino atendeo Pré II, 1º ano A, 2º ano A e B, 3º ano A e B e o 4ºano A, também tem o programa “Mais Educação”. Os trabalhos realizados no primeiro semestreforam baseados nas ações do PDE e no projeto deintervenção pedagógica. As atividades apresentadas foram as atividadesmais significativas para os alunos, a maioria dasatividades foram na internet no site atividadeseducativas e no software estação saber.
  3. 3. “Reforço paralelo” PROJETO Escola: E. M. Kamé AdaniaINTERVENÇÃO Série: 2º anos “A”, “B” e 3º ano APEDAGÓGICA Professores envolvidos: Ana Lúcia, Maria José, Nilma, Elenira e Aline.
  4. 4. Problemática a ser estudada / Definição do Tema Devido ao auto índice de alunos não alfabetizados, ouve a necessidade de fazer um reforçoparalelo.Justificativa As experiências acumuladas no decorrer da docência são as bases para a reflexão eelaboração de novas estratégias para oportunizar os nossos alunos que ainda não sãoalfabetizados alcançarem o mesmo nível dos outros alunos da mesma classe, dando uma melhoraprendizagem e sanando as dificuldades encontradas por eles nas disciplinas de LínguaPortuguesa e Matemática, de maneira que leiam, consequentemente interpretem e escrevam etambém façam leitura e interpretação de problemas utilizando cálculos para resolvê-los. Daí anecessidade de estarmos firme neste propósito de maneira a encontrarmos meios que nosajudem a sanar tais dificuldades, estudando, buscando material de apoio e trocandoexperiências. Objetivo (s) ● Valer-se da leitura para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazesde expressar seus sentimentos, idéias e opiniões. ● Promover o desenvolvimento integral dos alunos, dentro de um ambiente com propostaslúdicas; ● Valorizar a leitura como fonte de informação; ● Suprir as necessidades básicas da leitura e da escrita; ● Utilizar a leitura como instrumento de aprendizagem, levando o aluno a ler palavras epequenos textos; ● Reforçar e dar suporte ao aluno em determinados conteúdos básicos de matemática. ● Dar condições para que se possa melhorar a auto-estima do aluno.
  5. 5. Disciplinas envolvidas Língua Portuguesa e Matemática. Conteúdos LÍNGUA PORTUGUESA - Leitura e interpretação de pequenos textos; - Produção de textos; - Tipologia textual. MATEMÁTICA - Leitura e interpretação de problemas; -Operação com números naturais: adição, subtração e multiplicação. Temas de outras disciplinas como ciências, geografia e história. Metodologia / Procedimentos / Cronograma Em sala de aula a professora ficará com os alunos não alfabetizados, dando oportunidade deuma melhor aprendizagem e sanando dificuldades enquanto os mais avançados ficarão com aprofessora PCTE no laboratório de informática. O aluno que alcançar a sua meta e avançar no seudesenvolvimento passa a ir para o laboratório de informática junto com os demais alunosavançados. As professoras de cada classe deixará o planejamento pronto com atividade para a professoraPCTE, que auxiliará os alunos no desenvolver das atividades. Essas aulas acontecem duas vezes na semana duas aulas seguidas, totalizando 04 aulassemanas para cada turma. O projeto inicia em março com término em dezembro.
  6. 6. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não) Papéis sulfites, cola, tesoura, lápis de cor, borracha, xérox, cartolina, aparelho de som, aparelhode DVD, TV, computador, internet, software, etc. Registro do processo Registro digital com fotos tiradas durante todo o desenvolvimento do projeto, tambémexposição dos trabalhos confeccionados. Avaliação e Resultados esperados A avaliação do Projeto acontecerá diariamente de forma sistemática e contínua durante todo oprocesso pedagógico, de maneira que os professor obtenha informações e dados indicativos doaprendizado que pode ser medido através das atividades práticas e escritas. Divulgação / Socialização do Projeto realizado Através dos trabalhos e fotos realizadas em sala de aula e laboratório de informática. Referências Bibliográficas ANTUNES, C. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003. P. 157). Parâmetros curriculares Nacionais: Primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental. Livro didático: LIP – Leitura, integração e Produção - trabalhando com projetos.
  7. 7. Ações do PDE desenvolvidas pela PCTE: Aline Correia PereiraObjetivo Estratégico: Elevar o desempenho do processo de ensino e aprendizagemdos alunos.Estratégia: Concentrar esforços nos componentes curriculares críticos com práticascriativas em sala de aula.Meta e anos: Aumentar de 92,5% para 93% o índice de aproveitamento dos alunos do1º ao 5º ano.Ação nº: 09 Promover e organizar semestralmente oficinas para disseminar diferentesrecursos tecnológicos disponíveis na escola e web. Foi discutido sobre as funções do PCTE, a organização e planejamento da sala de tecnologia, bem como as funções do professor regente sendo ele o responsável para ministrar a aula na sala de tecnologia. Nesta Oficina, de forma inicial, foi trabalhado o programa Linux Educacional com os professores regentes mostrando todos os aplicativos e suas funções, oportunizando a conhecer a TV Escola dentro do Linux. Ressaltando o motivo da troca do sistema operacional para Linux Educacional. Também foi discutido sobre os termos “nativos e imigrantes”, o significado de cada um e a diferença entre eles, elencando que os nossos alunos são nativos, pois nasceram com os meios tecnológicos ao seu alcance enquanto nós imigrantes não, por isso a dificuldade de acompanhar a evolução tecnológica, mas, nós professores não podemos ficar alheios a esta mudança, e que a internet hoje tem tudo que precisamos com muita facilidade, não precisa ficar “perdendo tempo” procurando em livros, entre outras coisas.
  8. 8. Ação nº: 10 Auxiliar e subsidiar bimestralmente os professores regentes noplanejamento, sugerindo uso de diferentes recursos tecnológicos disponíveisna escola, fomentando a integração da biblioteca, TV Escola e sala deinformática, bem como fazer buscas seguras na web. O planejamento na sala de tecnologia com o professor regente era complicado, muitas vezes os professores vinham para planejar e a PCTE estava atendendo os alunos ou o professor que estava dando aula na sala de tecnologia, já que são apenas dois professores que dominam o computador. No 2º bimestre foi disponibilizado um horário que a PCTE atendese o professor regente sozinha na sala de tecnologia. Assim, a cada 15 dias o professor regente durante o Pl na escola, terá que comparecer na sala de tecnologia para sentar e planejar com a PCTE .
  9. 9. Ação nº: 11 Divulgar mensalmente atividades significativas dos alunos realizados na salade informática através de exposição no mural. Foram expostas algumas atividades significativas no mural, os alunos se sentiram importantes em deixar a sua atividade exposta para todos apreciarem e estão mais motivados em terminar a atividade na sala de tecnologia.
  10. 10. Atividades significativas Pré IITema: TartarugasObjetivo: Diferenciar uma tartaruga, um cágado e um jabuti. A professora trabalhou uma atividade do curso TICs _ trabalhando com hipertextos,utilizou o data show para ensinar os alunos como faz para abrir os links, e ela abriu um porum explicou o conteúdo de cada link e depois os alunos sentaram em dupla abriram aatividade e os links que eles mais gostaram, como é educação infantil, apreciaram asimagem e a primeira letra de cada conteúdo.
  11. 11. 1º ano “A” Tema: Alfabetização Objetivo: Conhecer o alfabeto e a letra inicial das palavras; Associar as palavras com os respectivos desenhos.Atividade da internet – alfabetização - site atividades educativas – jogo da Escola Games – Jogo de Português – Palavras e desenhos
  12. 12. 2º ano “A” e “B”Temas: Personagens da Turma da Mônica – Projeto História em Quadrinhos; Alfabetização emMatemáticaObjetivos: Conhecer e saber escrever os nomes dos personagens da Turma da Mônica; Conheceros números e colocá-los na sequência; Aprender a contar e a somar. A professora trabalhou em sala no data show tirinhas sobre a Turma da Mônica, depois forampara sala de tecnologia conhecer os personagens no site Turma da Mônica e posteriormenteescreveram o nome dos personagens na atividade no writer. Na aula de matemática foi utilizado o site atividades educativas, os alunos fizeram as atividadesutilizando links.
  13. 13. 3º ano “A” e “B”Temas: Sítio do Pica Pau Amarelo; AdiçãoObjetivos: Desenvolver a escrita e a criatividade; Aprender a utilizar a adição para comprar algo. Através do link, o aluno acessou o sitehttp://websemed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/inicial_exercicios.html parafazer atividade de reforço “escrita das palavras” e também fizeram atividades de matemática daestação saber “Fazendo Compras” para reforçar a adição com números decimais.
  14. 14. No 3º ano “A” foi desenvolvida uma aula com hipertexto_pesquisa pela professora Analu doPré II, como atividade do curso TICs, a Analu após conversar com a professora regente planejouuma aula com o tema “Mamíferos”. A aula aconteceu na sala de tecnologia com o data show, aprofessora começou a questionar sobre os animais que eles estavam vendo e qual era a semelhançaentre eles. Após a explicação os alunos em duplas sentaram para fazer a pesquisa sobre o maior e omenor mamífero através dos links colocados na atividade. Ao contrário do que pensávamos, osalunos fizeram sim pesquisa, abriram os links, assistiram ao vídeo e responderam algumas questões.O que está faltando é a iniciativa dos professores. Pena que é apenas uma professora que estáfazendo este curso, alguns até fizeram inscrição mas não continuar.
  15. 15. 4º ano “A”Temas: Profissões; Operações com números naturaisObjetivos: Conhecer diferentes tipos de profissões; Apreciar qual profissão deseja para ofuturo; Operar com números naturais. O professor selecionou alguns vídeos com reportagens de profissões antigas e dofuturo, música:o que quero ser quando crescer, posteriormente leram o texto “Nossossonhos” e depois os alunos responderam algumas perguntar como: qual a profissão do seuresponsável, o que quero ser quando crescer e porque. Em matemática o professortrabalhou jogos da estação saber que envolve operações matemáticas.
  16. 16. As atividades na sala de tecnologia tiveram ênfase em jogoslúdicos, integrando as tecnologias com o conteúdo visto em sala e biblioteca, de acordo com as ações do PDE. Segundo Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Para Jassen Felipe da Silva, o trabalho com projetos, desde osprimeiros anos de escolaridade, pode ir proporcionando ao alunosituações em que ele é gradativamente estimulado a irdesenvolvendo qualidades próprias ao trabalho independente, quecomumente ficam latentes, ou mesmo embotadas pelo jeitotradicional de trabalhar na escola. Os projetos não aparecem comopanacéias, por certo, mas vale a pena chamar atenção para o papelque podem representar no esforço em direção a aprendizagenssignificativas e à própria função essencial da escola na formação docidadão.

×