Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

O significado da Marca

1,013 views

Published on

turma gestão de marcas e clientes
pp cnec

Published in: Education
  • Be the first to comment

O significado da Marca

  1. 1. O significado da Marca MsC. Aline Corso 2020.alinecorso@cnec.br
  2. 2. Uma cor é uma marca Ex.: as cores de um arco-íris.
  3. 3. O símbolo de um país é uma marca Ex.: o touro preto é o símbolo nacional da Espanha.
  4. 4. A bandeira ou brasão de um estado é uma marca Ex.: a bandeira do Rio Grande do Sul.
  5. 5. O símbolo de uma religião é uma marca Ex.: a cruz céltica (suas origens são anteriores ao próprio cristianismo).
  6. 6. Uma pessoa ou sobrenome é uma marca Ex.: o S do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna
  7. 7. Sinal, letra ou imagem é uma marca Ex.: a letra "M" de McDonalds, a concha da Shell e o "visto de checagem" da Nike
  8. 8. Surgimento da marca A noção de marca existe desde que o homem existe. ● representações e imagens; ● imagem de si mesmo; ● Jesus Cristo na cruz; ● nomes às pessoas.
  9. 9. Surgimento da marca Marca (signo): distintividade, propriedade, identidade, autoria, origem. Assinaturas: Idade da Pedra (utensílios de barro), barris de bebidas, marcações de gado, Antiguidade: artes, olaria. Mercantilismo: controle da produção, origem. Evolução para bandeiras, brasões e insígnias.
  10. 10. Até o séc. XX: 1) Fácil de lembrar; 2) Fácil de pronunciar; 3) Original; 4) Que remetesse ao produto.
  11. 11. Exercício Marcas antigas.
  12. 12. Surgimento da marca Marcas modernas: Revolução Industrial (séc. XVIII). Séc. XIX: distribuição larga escala, comunicação. Convenção de Paris: coibição de concorrência desleal, acordo internacional relativo à Propriedade Intelectual.
  13. 13. Depois: 1) Marketing; 2) Associações de marcas 3) Branding.
  14. 14. Depois: 1) Marketing; 2) Associações de marcas 3) Branding. GESTÃO DE MARCAS
  15. 15. O que é Marca?
  16. 16. No dicionário Michaelis... 1. Ação ou efeito de marcar; 2. É todo sinal distintivo (palavra, figura, símbolo etc.) visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros iguais ou semelhantes, de origens diversas, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.
  17. 17. "Produto ou qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para aquisição, consumo, uso ou atenção com o intuito de satisfazer a uma necessidade ou desejo". (K. Keller)
  18. 18. Maslow
  19. 19. “ O produto é algo feito na fábrica; a marca é algo que é comprado pelo consumidor. O produto pode ser copiado pelo concorrente; a marca é única. O produto pode ficar ultrapassado rapidamente; a marca bem sucedida é eterna”. (Stephen King. Grupo WPP Londres)
  20. 20. “Um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos que têm o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los dos concorrentes.” (AMA - American marketing Association)
  21. 21. (OLIVEIRA, 2008 , p. 21).
  22. 22. marca ou Marca
  23. 23. O que é a marca? O que lhe vem à mente?
  24. 24. Para os economistas... ● É fator crítico de sucesso para todas as organizações. São ativos financeiros e, sobretudo estratégicos haja vista seu poder de INFLUENCIAR consumidores, parceiros e colaboradores; ● Por ser intangível, pode ter vida útil infinita e criam barreiras filosóficas e emocionais contra a concorrência, bem como vantagem competitiva sustentável de longo prazo; ● Tem a capacidade de aglutinar em torno dela todos os intangíveis da empresa, tais como: CAPITAL INTELECTUAL, Tecnologia, Processos, Patentes (incluindo o próprio logo e o nome da marca).
  25. 25. Para o marketing... ● É um símbolo que representa uma série de informações sobre um produto, um serviço, ou uma empresa; ● Serve como uma forma rápida para mostrar e dizer aos consumidores o que um fornecedor oferece ao mercado; ● Comunica a "promessa" de um produto, seu diferencial frente aos concorrentes que o faz especial e único.
  26. 26. O que é a marca? Objetivo Tangível Físico Concreto Identidade Ação Produto Oferta Signo Expressão Subjetivo Sensações, sentimentos (intangível) Percepções Abstrato Imagem Reação e relação Experiência, contato Equação de valor Símbolo Associações MARCA= conexão física e espiritual
  27. 27. “ A competitividade não acontece entre o que as empresas produzem em suas fábricas mas entre o que elas agregam ao resultado final de seu processo na forma de embalagem, serviços, comunicação, suporte ao consumidor, acesso, facilidades comerciais entre outras coisas que as pessoas valorizam”. (Ted Levitt) Empresas não concorrem com produtos mas sim com marcas.
  28. 28. O que é a marca? Soma de todas as percepções e sentimentos dos consumidores acerca: - Dos atributos e do desempenho do produto ou serviço; - De seu nome e seus elementos de identificação; - De sua utilidade e benefícios; - Da empresa ao qual está associado; - De suas lembranças e experiências de impacto, contato e consumo.
  29. 29. A marca é algo que reside na mente (e às vezes no coração) dos consumidores.
  30. 30. Função da marca - empresa Valor para a empresa: ● Diferenciação com Proteção legal; ● Maior atração e retenção de consumidores; ● Maior eficiência e eficácia dos programas de marketing; ● Custos de marketing reduzidos: ações focadas e retenção de usuários; ● Barreira à concorrência; ● Maiores preços e margens; ● Plataforma para crescimento via extensões; ● Alavancagem comercial: Impulso ao canal de distribuição; ● Fonte de vantagem competitiva e de Sustentabilidade: Potencial de vendas futuras.
  31. 31. O que diferencia a marca?
  32. 32. O que diferencia a marca?
  33. 33. Qual é a sua marca? Uma Marca caracteriza-se por ser, em sua essência, CARISMÁTICA e com alto poder de INFLUÊNCIA sobre as pessoas; A Marca traduz o NOME e o SOBRENOME de uma empresa ou produto; ...E muito mais: “sedução, magia, originalidade, atração, charme, dinâmica, magnetismo, personalidade, vitalidade, força, poder, persuasão, inimitável, inspirador e com poder de derreter corações.......
  34. 34. (OLIVEIRA, 2008 , p. 36).
  35. 35. (OLIVEIRA, 2008 , p. 37).
  36. 36. Questionamentos... ● Quais as Marcas mais valiosas do mundo. Por quê? ● Quais são as principais Marcas brasileiras? Por quê? ● Dê exemplos de Marcas que se transformaram em produtos. ● Qual o objetivo de trabalhar a estratégia da marca? ● Uma Marca pode sustentar outra Marca?
  37. 37. Bibliografia https://pt.slideshare.net/GrazielaBernardoMota/gesto-de-marcas-aula-1 https://pt.slideshare.net/BrandAnalytics/aula1-o-que-branding OLIVEIRA, Roberto Nascimento. Gestão Estratégica de Marcas Próprias. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

×