Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

O que é arte?

1,536 views

Published on

para PP

Published in: Education
  • Be the first to comment

O que é arte?

  1. 1. O que é arte? MsC. Aline Corso
  2. 2. Isto é arte?
  3. 3. Isto é arte?
  4. 4. Isto é arte?
  5. 5. Isto é arte?
  6. 6. Isto é arte?
  7. 7. Isto é arte?
  8. 8. Isto é arte?
  9. 9. O QUE É A ARTE ? ● A arte tem alguma função? Para que serve? ● Quando é que um objeto é obra de arte ou quando não é? ● Qual é o seu valor ? O valor de uma obra de arte e o seu “preço” são a mesma coisa? ● Que fatores ou circunstâncias podem influenciar o trabalho dos artistas? ● A que dão importância, numa obra de arte, os historiadores?
  10. 10. “ Não existe Arte. Há somente artistas” ( E. Gombrich). “ Arte é tudo o que o homem chama Arte” (Dino de Formaggio).
  11. 11. A arte (do latim ars) é o conceito que engloba todas as criações realizadas pelo ser humano para expressar uma visão/abordagem sensível do mundo, seja este real ou fruto da imaginação. Através de recursos plásticos, linguísticos ou sonoros, a arte permite expressar ideias, emoções, percepções e sensações. A História indica que, com o aparecimento do Homo Sapiens, a arte teve uma função ritual e mágico-religiosa, que foi sofrendo alterações ao longo do tempo. Seja como for, a definição do termo “arte” varia conforme a época e a cultura.
  12. 12. Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.
  13. 13. LINGUAGENS ARTÍSTICAS Vamos mapear?
  14. 14. OBRA DE ARTE Segundo Michel Dufrenne, para que um obra seja considerada obra de arte terá de ser analisada segundo os seguintes pontos de vista: ● Material - qualquer obra de arte é construída de um material próprio que lhe dá a sua diferença específica e que o artista escolheu como veículo de comunicação da sua obra de arte; ● Sensível – ao escolher um determinado suporte físico para construir a sua obra de arte, o artista está também a determinar um tipo próprio de sensibilidade para comunicar o que pretende, para criar o efeito desejado; ● Representativo – estes dois primeiros aspectos fazem com que a obra de arte ganhe dinamismo, comunique algo, adquira significado (para quem produz e para quem o recebe); ● Expressivo – criação do artista, após estar realizada, ganha uma pluralidade de significados e de interpretações possíveis…. É este o caráter aberto da obra de arte, permitindo sempre uma multiplicidade de interpretações possíveis.
  15. 15. COMO A ARTE SE APRESENTA? ● Pode ser vista ou percebida pelo homem de várias maneiras: Tipos de obra de arte Características Exemplos Segundo o meio Visuais O objeto artístico é percebido pela visão. Desenho, fotografia, arquitetura, escultura, pintura. Auditivas O objeto artístico cria uma série de sons que são percebidos pelos ouvidos. Todas as formas de música. Verbais O objeto artístico é formado por palavras e deve ser percebido pela capacidade decodificadora do sujeito (intelectual e sensorial). Qualquer forma de literatura. Mistas O objeto artístico resulta da combinação dos tipos anteriores e deverá ser observado também de forma integrada. Dança, canto, cinema, teatro, ópera. Segundo o espaço e o tempo Espaciais O objeto artístico realiza-se num espaço determinado, não tem movimento, é captado num ato único de compreensão. Desenho, fotografia, arquitetura, escultura, pintura. Temporais O objeto artístico desenvolve-se no tempo; é formado por elementos sucessivos e num ato de percepção continuado. Dança, canto, cinema, teatro, ópera.
  16. 16. A ARTE TRANSFORMANDO A NOSSA MANEIRA DE PENSAR ● Nos faz repensar os nossos posicionamentos sócio-culturais e artísticos; ● Busca a análise dos objetos de arte em percursos históricos, pois de alguma forma a arte interfere na sociedade e, ao mesmo tempo, recebe influências do meio em que está inserida.
  17. 17. POR QUE ESTUDAR HISTÓRIA DA ARTE? ● Estudá-la significa entender e refletir sobre as principais correntes da crítica de arte, o estudo de objetos artísticos, buscando a arte na relação homem-mundo, pensando e analisando os momentos cultural-artísticos e estético de diversos tempos e sociedades, criando desta forma conhecimentos significativos sobre a humanidade.
  18. 18. QUEM É O ARTISTA? O homem que cria objetos para: ● Satisfazer suas necessidades práticas – arte utilitária; ● Como meio de vida para que o mundo saiba o que pensa; ● Para divulgar as suas crenças ou as dos outros; ● Para estimular e distrair a si mesmo e aos outros; ● Para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.
  19. 19. COMO OBSERVAMOS UMA OBRA DE ARTE? AS SENSAÇÕES DO ESPECTADOR CONTEMPLAÇÃO REFLEXÃO É necessário um processo de formação: ● SABER OLHAR A OBRA DE ARTE; ● APRENDER A OLHAR PARA A OBRA DE ARTE.
  20. 20. COMO APRENDER A OLHAR UMA OBRA DE ARTE? ● INTERPRETAR A LINGUAGEM ARTÍSTICA: SABER LER A OBRA DE ARTE; ● CONHECER A MORFOLOGIA COM A QUAL CONSTRUÍMOS A LINGUAGEM ARTÍSTICA (ARQUITETURA, ESCULTURA, ETC.); ● VALORIZAÇÃO DO CONTEXTO HISTÓRICO NO QUAL SE DESENVOLVE A OBRA DE ARTE. UM ESPECTADOR FORMADO CONVERTE-SE NUM RECEPTOR CONSCIENTE DA OBRA DE ARTE PROCESSO EXERCITAR O OLHAR - FORMAR O OLHAR
  21. 21. PROCESSO DE DIÁLOGO COM O TRABALHO DO ARTISTA TEM UMA MENSAGEM E TOMA DECISÕES O TRABALHO (OBRA) VOCÊ (O APRECIADO)
  22. 22. “Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver” (Bertold Brecht). “A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte” (Mahatma Gandhi). “Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte” (Rui Barbosa).
  23. 23. A FUNÇÃO DA ARTE
  24. 24. Como explicou o PAPA GREGÓRIO MAGNO: “ AS PINTURAS PODEM FAZER PELOS ANALFABETOS O QUE A ESCRITA FAZ PELOS QUE SABEM LER”. Vamos fazer um exercício de observação. Observe atentamente cada uma das imagens e procure responder: 1. Qual a impressão que você retirou destas obras? Descreva-as detalhadamente. 2. Qual era a função das obras?
  25. 25. BIBLIOGRAFIA http://conceito.de/arte https://www.slideshare.net/vangelim/o-que-arte-1046251?next_slideshow=1

×