Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Movimentos sociais ambientais

5,895 views

Published on

aula

Published in: Education
  • Be the first to comment

Movimentos sociais ambientais

  1. 1. MOVIMENTOS SOCIAIS AMBIENTAIS MS. ALINE CORSO MOVIMENTOS SOCIAIS AMBIENTAIS MS. ALINE CORSO
  2. 2. Os movimentos sociais não são predeterminados; dependem sempre das condições específicas em que se desenvolvem, ou seja, das forças sociais e políticas que os apoiam ou os confrontam, dos recursos existentes para manter sua ação e dos instrumentos utilizados para que obtenham repercussão.
  3. 3. Os movimentos sociais são ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação. Podem ser locais, regionais, nacionais ou internacionais. Podem ainda ser organizados ou conjunturais.
  4. 4. Movimentos sociais organizados è greves trabalhistas, movimentos por melhores condições de vida na cidade e no campo, movimentos étnicos, feminista, ambiental, estudantil, etc. Greve de professores da rede municipal de São Paulo por melhora nos salários e nas condições de trabalho. Fotografia de 2006.
  5. 5. Movimentos conjunturais è duram alguns dias e desaparecem para, depois, surgir em outro momento, com novas formas de expressão. Exemplo: movimento dos caras-pintadas pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. Manifestação em Porto Alegre pelo impeachment do então presidente Fernando Collor. Fotografia de 1992.
  6. 6. Os movimentos sociais são sempre de confronto político. Na maioria dos casos, têm uma relação com o Estado, seja de oposição, seja de parceria, de acordo com seus interesses e necessidades. Acampamento montado em frente à prefeitura de São Paulo, em ação organizada pela Frente de Luta por Moradia (FLM). Fotografia de 2006.
  7. 7. Existem também movimentos cujo objetivo é desenvolver ações que favoreçam a mudança da sociedade com base no princípio fundamental do reconhecimento do outro, do diferente. Por meio desses movimentos, procuram-se disseminar visões de mundo, ideias e valores que proporcionem a diminuição dos preconceitos e das discriminações.
  8. 8. O movimento ambiental consiste em um conjunto de correntes de pensamento e movimentos sociais que têm na defesa do meio ambiente sua principal preocupação, reivindicando medidas de proteção ambiental e sobretudo uma ampla mudança nos hábitos e valores da sociedade de modo a estabelecer um paradigma de vida sustentável.
  9. 9. Manifestações de duas organizações ambientalistas: à esquerda, em 2006, ação nos Estados Unidos contra o aquecimento global; à direita, em 2005, evento promovido em São Paulo em luta pela preservação da Mata Atlântica. Há questões ambientais que só podem ser tratadas globalmente, e problemas regionais, nacionais e locais que devem ser tratados no local em que surgem.
  10. 10. Na década de 30 não se falava em movimento sustentável, porem já existia uma linha de política de preservação ambiental. Em 1934 foi instituído o primeiro código florestal brasileiro.
  11. 11. No Brasil, as primeiras iniciativas ambientalistas se originam nas ações de grupos preservacionistas na década de 50. Na segunda metade da década de 70 surgem diversos grupos ambientalistas, que se estruturam no momento onde se inicia o processo de liberalização política , e pelo estímulo gerado para a questão ambiental pela Conferência de Estocolmo em 1972.
  12. 12. Em 1973 as agências ambientais passam a integrar o cenário nacional com a criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente - SEMA, com a função de traçar estratégias para conservação do meio ambiente e para o uso racional dos recursos naturais.
  13. 13. A década de 70 foi marcada pelos caso da campanha de denúncias contra o desmatamento na Amazônia em 1978, a luta contra a inundação de Sete Quedas no Rio Paraná (1979-1983), a luta contra a construção de usinas nucleares (1977- 1985), a luta pela aprovação de leis do controle e de estímulo ao uso intensivo de agrotóxicos (1982- 1985).
  14. 14. Após o assassinato de Chico Mendes em 22 de dezembro 1988 em Xapuri no Acre as propostas de reservas extrativistas ganham repercussão internacional e associam a bandeira da sustentabilidade ecológica à sustentabilidade social.
  15. 15. Entre 1985 e 1991 ocorre um boom de novas entidades ambientalistas, entretanto a maior parte delas não sobrevive pela sua incapacidade em aglutinar grupos de militantes e voluntários.
  16. 16. Em 1990 aconteceu a constituição do Fórum Brasileiro do ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
  17. 17. Na virada do século, um novo movimento global de resistência social tomou corpo através do que ficou conhecido como altermundialismo. Surgiu o Fórum Social Mundial, e grandes manifestações contra a guerra e instituições multilaterais, como a OMC, o G8 e a ALCA, na América Latina, ganharam as ruas.
  18. 18. Principalmente na América Latina, os anos 2000 trouxeram uma série de mudanças políticas para a região com a eleição de governadores mais progressistas e a sociedade civil organizada ganhou espaço nos debates políticos.
  19. 19. As ações ambientalistas conquistaram gradativamente um espaço importante nos meios de comunicação de massa, gerando pressão social por mudanças. As empresas antigas fizeram mudanças em seu processo produtivo, tornando-o menos poluidor, e as novas empresas foram obrigadas a apresentar projetos de impacto ambiental. O Estado foi obrigado a controlar e fiscalizar os processos industriais e o desmatamento e promover a proteção ambiental.
  20. 20. 1. Identifique uma questão ambiental relacionada a sua comunidade. De que modo ela interfere em seu cotidiano? 2. Há alguma ação em andamento para solucionar essa questão?
  21. 21. AGRADECIMENTOS: http://pt.slideshare.net/Ranyara/movimentos- sociais-ambientais-por-priscylla-ranyara- pinheiro?qid=35be77dd-d13c-4d4f-80e2- 668150e10091&v=&b=&from_search=6 http://pt.slideshare.net/tiagoeurlac/captulo-15- 18207829?qid=95ed0674-18ab-456e-a8ff- d88a0543d224&v=&b=&from_search=3

×