Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Avaliação heurística

809 views

Published on

Avaliação heurística do Spotify para a disciplina Ergonomia e Usabilidade para o curso de pós-graduação em Design de Interação pelo Instituto Faber-Ludens.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Avaliação heurística

  1. 1. Avaliação Heurística: SpotifyAline Bertoldi – A10 – Ergonomia e Usabilidade – Instituto Faber-Ludens
  2. 2. Problema 1: Propagandas mudam de posição na interface conforme o uso.Consequência: O usuário pode ficar confuso e ser induzido à erros, podendo abri-los porengano, interferindo na realização da tarefa.Criticidade: médiaRecomendações: padronizar o formato e a localização dos banners.
  3. 3. Problema 2: Ajuda é fora do programa.Consequência: As informações de ajuda ficam fora do programa, levando o usuário aencontrar informações irrelevantes durante o caminho, levando à perda de foco narealização da tarefa.Criticidade: baixaRecomendações: Integrar a ajuda ao software e disponibilizar um atalho na seção “MAIN”.
  4. 4. Problema 3: Organização da biblioteca do usuário é confusa.Consequência: O acesso à própria biblioteca de músicas não é completo, pois nem sempreas ações que ele pode desempenhar são visíveis, não há diferenciação das músicas que elepossui no computador ou adicionou a uma playlit. Algumas funcionalidades só sãomostradas quando o usuário clica com o botão direito em determinada música.Criticidade: altaRecomendações: Tornar mais simples ao usuário organizar a própria biblioteca através doSpotify, sem precisar do auxilio de outros players.
  5. 5. Problema 4: Mensagens de erro têm pouco destaque.Consequência: O usuário pode dar pouca importância a elas ou ignorá-las.Criticidade: médiaRecomendações: Mensagens de erros mais visíveis e bem destacadas.
  6. 6. Problema 5: Layouts diferentes para ouvir músicas para a mesma ação.Consequência: A consistência de padrões não é forte o suficiente para que o usuáriorealize a tarefa rapidamente, já que o layout muda conforme o modo como o usuárioescolhe ouvir músicas, pois o layout é diferente para rádios, biblioteca, página de artistas emúsicas marcadas com estrela.Criticidade: altaRecomendações: Manter um padrão para que a experiência do usuário seja fluida, nãoexigindo que ele se adapte a cada novo local.
  7. 7. Problema 6: Algumas funcionalidades são escondidas e não apresentam atalhos.Consequência: O usuário não lembrará da funcionalidade e terá pouco ou nenhuminteresse por ela. Embora algumas funções têm atalho por comando de teclado, o usuáriopode ser induzido ao erro, pois o comando escolhido representa funções diferentes emoutros programas.Criticidade: médiaRecomendações: Avisar o usuário sobre a existência daquela função e agrupá-la às funçõesrelacionadas.
  8. 8. Problema 7: A função “sair do programa” é diferente do que o usuário espera.Consequência: Devido aos conceitos utilizados, o usuário clicará no X para fechar oprograma, porém, essa ação apenas minimiza o Spotify, enquanto a música continuatocando. Para fechar definitivamente o programa, o usuário precisa fazer um caminho umpouco mais longo.Criticidade: altaRecomendações: Adaptar a função sair de acordo com o sistema conhecido pelo usuário.
  9. 9. Problema 8: Funcionalidades estendidas através de aplicativos.Consequência: O usuário pode se confundir com as funções oferecidas pelos aplicativos,além de precisar escolher e adicionar os que ele tem preferência individualmente. Cadaaplicativo apresenta interfaces ligeiramente diferentes das que o usuário se acostumou.Criticidade: médiaRecomendações: Padronizar as interfaces e oferecer ao usuário uma lista com melhoresdescrições dos aplicativos, além da opção desabilitar um aplicativo diretamente nessa lista.
  10. 10. Problema 9: Funções reduzidas no modo off-line.Consequência: O usuário tem limitadas as ações durante a realização da tarefa em modooff-line, como funciona por streaming, as músicas do banco de dados não estãodisponíveis.Criticidade: baixaRecomendações: oferecer a opção para o usuário salvar as músicas favoritas em listas quepossibilitem executá-las no modo off-line.

×