Successfully reported this slideshow.

3 info 2_hardware_apresentacao

955 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

3 info 2_hardware_apresentacao

  1. 1. Informática I HARDWARE Profª Soraia Rocha
  2. 2. O computador Hardware - é a parte física (monitor, mouse, teclado)Software - é a parte lógica (windows, excel, photoshop)
  3. 3. As unidades do computadorCPUMemóriaPeriféricos Entrada Saída
  4. 4. Esquema básico defuncionamento do hardware.
  5. 5. CPUEsta unidade é constituída basicamente por uma gabinete (vulgarmenteidentificado como sendo o computador), dentro da qual se encontra afonte de alimentação, as unidades de armazenamento secundário e aplaca mãe (motherboard) ou principal, esta última contem a CPU, amemória e os slots de expansão que permitem ligar outras placas, comoa de vídeo e a de som.A CPU pode-se considerar como sendo o cérebro do computador.É um chip na placa mãe (é a placa que contém circuitos impressos paraligar o processador com as outras placas) que faz o processamento.Sua velocidade é dada em MHz.Permite executar transformações nos dados, obedecendo a umaseqüência de instruções e é responsável por todas as operaçõesaritméticas e lógicas, pela leitura e escrita de dados na memória e aindapela comunicação com os periféricos.
  6. 6. CPUA CPU é constituída por : •Memória - Conjunto de unidades de acumulação de dados dentro do processador; •Unidade Aritmética e Lógica - ULA, onde se efetuam todas as operações lógicas e aritméticas; •Unidade de Controle - A UC, dirige as operações do processador, controlando as transferências de informação dentro do CPU.- Trata-se de um circuito integrado que contém muitos milhares decomponentes eletrônicos, organizados de modo a poderem efetuar asoperações típicas de processamento da informação.- Os processadores atuais são fabricados em pequenas pastilhas desilício, os chips.- Por exemplo, o processador Pentium Pro (da Intel) ocupa uma áreade cerca de 4 cm2, integra 5,5 milhões de transistores e executa maisde 300 MIPS (Milhões de Instruções Por Segundo).
  7. 7. MemóriaÉ a unidade de armazenamento dos dados e programas.A memória é um órgão interno reutilizável, isto é, podemos modificar oseu conteúdo em conformidade com as necessidades do processamento.São duas as funções básicas da memória: armazenar os programas necessários ao controle do funcionamento do computador e à execução das tarefas pretendidas; armazenar temporariamente os dados a serem processados e os resultados intermédios (ou finais) do processamento.
  8. 8. Capacidade de memóriaUnidade Número de bytes AbreviaçãoKilobyte 1024 KbMegabyte 1.048.576 MbGigabyte 1.073.741.824 GbTerabyte 1.099.511.627.776 Tb
  9. 9. Memória auxiliarDisquetes (Disco flexível)FitasPendrivesDisco rígido(Winchester ou HD-Hard Disk)CD/DVD…
  10. 10. PeriféricosPara que exista comunicação entre o usuário e amáquina e vice-versa, são necessários dispositivos quepermitam uma troca de informação entre homem e amáquina.
  11. 11. Periféricos de entrada (input)Os periféricos de entrada são aqueles que permitem ao computadorreceber informação, nestes estão incluídos os que permitem ao homemtransmitir informações ao computador. teclado mouse digitalizador de imagem (scanner) caneta óptica câmara de vídeo leitor óptico microfone cd-rom mesas digitalizadoras joystick
  12. 12. Periféricos de saída (output)Os periféricos de saída são aqueles que permitem aocomputador disponibilizar informação, nos quais seincluem aqueles que permitem ao homem consultarinformações, que podem ou não ser fruto de manipulaçãodos dados pelo computador. monitor impressora altofalante traçador gráfico (plotter) microfilme
  13. 13. Computador
  14. 14. Computador Unidade central de processamento Gabinete Fonte de alimentação Placa principal CPU Memória Slots de expansão BUS Portas de entrada e saída Memória secundária Disco rígido Disquetes CD-ROM/DVD-ROM Fita magnética Periféricos Periféricos de input Periféricos de output Periféricos de comunicação
  15. 15. GabineteÉ mais importante do que parece à primeira vista, poisalém de filtrar as ondas eletromagnéticas, protege oscomponentes que o computador que contém. Podemser: • Horizontais - Possuem a vantagem de se poder colocar o monitor em cima das mesmas. • Verticais - A maior vantagem deste tipo de caixas é a de possuírem capacidade para abrigarem maiores placas mãe e um maior número de drives (para discos, CD-ROM, DVD-ROM, disquetes, ...).
  16. 16. Fonte de alimentaçãoTransforma e divide a corrente alternada deforma a fornecer a energia ao sistema.Assim converte os 220V que se encontramna tomada em várias saídas de correntecontínua : +5V, +12V e -12V. Normalmentevem equipada com uma ventoinha (cooler)para dissipar o calor que gera.
  17. 17. Placa mãeA placa mãe é onde se encontra implantado aCPU, a memória RAM, o barramento e osslots de expansão.Esta deve dar possibilidade de adicionaroutras placas sem ter de ser removida dacaixa.
  18. 18. CPUO desempenho de um computador depende em grandeparte do desempenho do processador. A velocidade deum processador mede-se em Mhz, mas serve apenaspara comparar processadores idênticos, visto que emprocessadores diferentes um processador que funcionepor exemplo a 1.8Ghz pode ser mais rápido que um a2.1Ghz. Atualmente existem vários processadoresdisponíveis para o PC entre os quais o Intel Pentium IV eo AMD Athlon XP, Intel Pentium M, entre outros.
  19. 19. MemóriaHoje em dia os computadores pessoais trazem de origem ummínimo de 128MB de memória, podendo ser expandidos atémais de 1GB. A quantidade de memória e o tempo deacesso à mesma afetam o desempenho do computador.RAM – Random Acess Memory- Memória onde se pode ler, escrever e apagar- Volátil: quando se desliga da corrente, todo o seu conteúdodesapareceROM – Read Only Memory- Memória que apenas permite operações de leitura e cujoprograma foi gravado pelo fabricante
  20. 20. Slots de expansãoO número de slots de expansão limita onúmero de placas que se podemacrescentar ao computador.
  21. 21. BarramentoO barramento é o canal de comunicação quepermite ao computador trocar informações comos periféricos e com a memória.Quanto maior for a velocidade e a largura dobarramento, isto é a quantidade de bits quepercorre em simultâneo o barramento, maiorserá o desempenho do computador.
  22. 22. Portas de entrada e saídaPorta Serial Através da porta serial pode-se estabelecer a comunicação entre dois computadores ou periféricos. Para tal utiliza-se um cabo próprio, o qual é ligado à porta serial de cada uma das máquinas.Porta Paralela Normalmente as impressoras são ligadas a esta porta. Esta porta permite a transmissão de vários bits em simultâneo o que a torna mais rápida que a porta serial.Portas USB As portas USB permitem a ligação em série dos mais variados periféricos (teclados, impressoras, mouses, gravadores de DVD e CD, pendrives, etc). Tal como a porta série podemos estabelecer a comunicação entre dois computadores utilizando esta porta. A comunicação é mais rápida que na porta serial e na paralela.
  23. 23. Disco rígidoPermitem armazenar grandes quantidades de informação, o seutransporte é difícil porque normalmente estão incorporados namáquina. Devido à posição das cabeças de leitura e à grandevelocidade de rotação, o disco rígido necessita de uma atmosferarigorosamente livre de poeira, estando, por isso hermeticamentefechado.Atualmente o tamanho mínimo recomendado para um disco rígido é de80GB e apesar de um PC poder ter vários discos é aconselhávelquando se adquire um PC adquirir um disco com a maior capacidadepossível, uma vez que o tamanho dos programas, documentos, fotos emúsicas é cada vez maior.O tempo de acesso de um disco e a taxa de transferência domesmo são dois parâmetros que influenciam no desempenho docomputador.
  24. 24. Memória secundáriaDISQUETESNão se pode armazenar grandes quantidades de informação.São de baixo custo e de fácil transporte. Seu princípio defuncionamento reside numa superfície magnética rodando auma velocidade moderada sobre a qual se desloca umacabeça de leitura/escrita. Ainda se encontram PCs com drivespara disquetes, mas a tendência é o desuso em função dosgravador de CD’s e DVD’s.CD-ROM / DVD-ROMOs CD/DVD-ROM permitem guardar som, imagem, animaçãoe dados informáticos, em maiores volumes.Com a queda dos preços seu uso se avolumou.
  25. 25. PeriféricosPara que exista comunicação entre o utilizador e a máquina e vice-versa, são necessários dispositivos que permitam uma troca deinformação entre homem e a máquina.PERIFÉRICOS DE INPUT (Entrada)Os periféricos de input são aqueles que permitem ao computadorobter informação, nos quais se incluem aqueles que permitem aohomem transmitir informações ao computador (Exemplo : Teclado,mouse, caneta óptica, medidor de temperatura, ...).TecladoO teclado ainda é o principal meio de transmitir informações aocomputador e continuará sendo pelo menos até que a tecnologia dereconhecimento de voz evolua de uma forma significativa.
  26. 26. Periféricos - inputTouch screenO touch screen permite ao utilizador através do toque comum dedo na tela transmitir informações ao computador deuma maneira bastante prática. Tal como o mouse adapta-semelhor a sistemas gráficos.ScannerO scanner é um dispositivo que consegue recolher asimagens contidas em qualquer papel, normalmente vêm comsoftware que possibilita o reconhecimento de caracteres apartir de uma imagem.Assim é possível com a ajuda de um scanner por exemplopassar um livro na integra para o computador.Outros periféricos que também podem ser considerados deinput são: leitores de códigos de barras, microfones e mesasdigitalizadoras.
  27. 27. Periféricos - outputOs periféricos de output são aqueles que permitem ao computadormostrar informação. (Exemplo: Monitor, impressora)MonitorO monitor é um periférico bastante importante, visto que a maioria dasconsultas de informação são feitas através dele,assim torna-se importante adimensão, já que quanto maior menos cansaço para o utilizador.ImpressoraAs impressoras são periféricos que permitem passar informaçãodo computador para o papel. Entre outras laser e as jato de tinta.PlotterA plotter é uma máquina especial de desenho, que é normalmenteusada para imprimir projetos de arquitetura, já que podem imprimirem papel de dimensões superiores àquelas que uma impressorapode fazer.
  28. 28. Periféricos - comunicaçãoModemO modem possibilita ao utilizador comunicar com outroscomputadores e por conseguinte com as pessoas ligadas aomesmo, em qualquer parte do mundo, nomeadamenteatravés da internet.Placa de RedeAs placas de rede permitem interligar vários computadores,de tal forma que os recursos existentes em qualquercomputador podem ser partilhados pelos vários usuários.
  29. 29. Estudo de Caso Nova Biblioteca

×