Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Alexis de tocqueville

1,318 views

Published on

Slides com informações gerais do pensamento de Alexis de Tocqueville.

Published in: Science
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Alexis de tocqueville

  1. 1. ALEXIS DE TOCQUEVILLE (1805-1859)
  2. 2. PROBLEMA CENTRAL DE TOCQUEVILLE (DILEMA TOCQUEVILLIANO) O que fazer para que o desenvolvimento da igualdade irrefreável não seja inibidor da liberdade, podendo por isso vir a destruí-la. Democracia.
  3. 3. Como funcionário do governo francês fez viagens aos Estados Unidos e países da Europa, como a Rússia, para conhecer o funcionamento das instituições. “Há hoje no mundo dois grandes povos que , tendo partido de pontos diferentes, parecem avançar para o mesmo fim: esses são os russos e os americanos... Seu ponto de partida é diferente, seus caminhos diferentes; no entanto, cada um deles parece convocado, por um desígnio secreto da Providência, a deter nas mãos, um dia, os destinos d metade do mundo.”
  4. 4. Queria mostrar ao povo francês o que era a democracia, pois acreditava que a França estava desenvolvendo seu próprio processo democrático e seria bom que os franceses soubessem o que ela significava.
  5. 5. UM PROCESSO UNIVERSAL Tocqueville apresenta a democracia como um processo de caráter universal, no qual existiria um constante aumento da igualdade de condições diria respeito a toda a humanidade. “Querer parar a democracia parecia então lutar com Deus.”
  6. 6. O QUE AMEAÇA A DEMOCRACIA? Tirania da maioria e o Estado autoritário-despótico. (pag. 155)
  7. 7. O QUE FORTALECE A DEMOCRACIA? Atividade Política dos Cidadãos e as Instituições Políticas (Descentralização do poder; constituição; leis)
  8. 8. IMPRENSA LIVRE Para manter a Democracia é necessário uma vigilância redobrada. “O preço da liberdade é a eterna vigilância” Nesse sentido, a imprensa livre tem a função de impedir o avanço de atos condenáveis quando os divulga e chama a atenção do público para eles., mas isso não quer dizer que tudo o que ela az é bom. “Amo-a mais por considerar os males que impede que pelo bem que faz”
  9. 9. O verdadeiro sustentáculo da liberdade está posta na ação política dos cidadãos e na sua participação nos negócios públicos.

×