Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Slide profª alexsandra

187 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Slide profª alexsandra

  1. 1. E . E. PROFª. Mª CAVALCANTE DE A. PICANÇO ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS TEMA: IMPLANTAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DA SALA DE LEITURA – 2008/2009 A “sala de leitura” é um ambiente de estímulo à leitura (ex: ênfase ao lúdico) e não um espaço responsável para a alfabetização (ler e escrever). Estimular o gosto pela leitura apresentando técnicas diferenciadas aos professores e alunos que facilite o seu desempenho pessoal em sala de aula ou no seu dia-a-dia, na hora da leitura, explorando dentro da expressão corporal (dicção, postura, oralidade, criatividade, teatro/dramatização, contação de estória, jogos e outros).
  2. 2. ALGUMAS REFLEXÕES: <ul><li>Como incentivar crianças, jovens e adultos a LER e a descobrir o prazer proporcionado pela leitura? </li></ul>Por que a leitura não pode ser um exercício de penitência? <ul><li>Ex: Leituras OBRIGATÓRIAS do Vestibular. </li></ul>Seria possível, na prática escolar, a INTEGRAÇÃO DOS AMBIENTES LIED, BIBLIOTECA, TV ESCOLA E SALA DE LEITURA, dividindo a turma em grupos num ritmo de RODÍZIO , com o fim de facilitar o processo ensino-aprendizagem?
  3. 3. Se um professor apresenta um texto com entusiasmo o aluno se aproximará da leitura de outro jeito? Gêneros textuais: <ul><li>Vamos ler? </li></ul>Ó tu Que és presidente Do Conselho Mu Nicipal, Se é que tens Mu Lher e filhos Manda tapar os bu Racos da rua dos Junquilhos (Artur de Azevedo, apud Luiz Edmundo).
  4. 4. ? Boneca DVD Notebook Computador Carrinho de Brinquedo Pen Drive Celular Televisão
  5. 5. QUATRO PALAVRAS - PILARES PARA O SEGREDO DO SUCESSO: PAIXÃO UNIÃO PERSISTÊNCIA HUMILDADE LEITOR – CIDADÃO e “ o SER - humano”
  6. 6. “ A LEITURA verdadeira me compromete de imediato com o texto que a mim se dá e a que me dou e de cuja compreensão fundamental me vou tornando também SUJEITO. ” (Paulo Freire) “ Tudo quanto pedires, orando, crede que o recebereis e o obtereis” (Mc. 11,24)

×