Engenharia Informática vs Sistemas de Informação-II seminario do DEI-UAN-alexandre-2014

689 views

Published on

Resumo da palestra: Faremos uma brevíssima incursão ao curso de Engenharia Informática e alguns cursos correlatos; mostrando igualmente o que a sociedade deve exigir , bem como, o que não esperar da formação nuclear deste profissional, dentro da sociedade e ambiente empresarial angolano. Faremos ainda uma breve abordagem da sopa de letras: SI, TI, TIC, app... Por fim, consolidaremos toda essa abordagem aos Processos Sociais, atualmente em curso na sociedade globalizada; falando sobre APIs e a integração de sistemas.

Published in: Technology
  • Be the first to comment

Engenharia Informática vs Sistemas de Informação-II seminario do DEI-UAN-alexandre-2014

  1. 1. S niversidade gostinho eto Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Informática Campus do Camama, Outubro de 2014
  2. 2. Tópicos S Engenharia Informática S Actuações do Engenheiro S TI, TIC, SI S Questões éticas fruto dos avanços da Tecnologia S APP, APIs S Integração de sistemas, oportunidade de empregos S Dimensões Morais na era da Informação
  3. 3. Engenharia Informática A ENGENHARIA INFORMÁTICA é o ramo da engenharia que recorre a métodos, técnicas e ferramentas S de processamento automático, conservação, comunicação e pesquisa de informação S de análise, projeto e instalação e manutenção de sistemas de informação S e de concepção e exploração de redes de dados e seus serviços tendo em vista a resolução de problemas de natureza económica ou social. Origem: Dias Figueiredo
  4. 4. Actuações do Engenheiro Informático Análise de Negócio e Engenharia de Requisitos Concepção e Construção de Soluções Informáticas Teste e validação de Soluções Informáticas Gestão de Projetos de Sistemas de Informação Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação Gestão e Auditoria de Sistemas de Informação
  5. 5. "Tecnologia da Informação"- TI S Refere-se a qualquer coisa relacionada à tecnologia de computação, tais como redes, hardware, software, internet, ou as pessoas que trabalham com essas tecnologias. S Muitas empresas já têm departamentos de TI para gerenciar os computadores, redes e outras áreas técnicas de seus negócios.
  6. 6. "Tecnologias de Informação e Comunicação"- TIC S refere-se a tecnologias que permitem o acesso à informação através das telecomunicações. É semelhante à Tecnologia da Informação (TI), mas concentra-se principalmente em tecnologias de comunicação. S Isto inclui a Internet, redes sem fio, telefones celulares e outros meios de comunicação.
  7. 7. "Tecnologias de Informação e Comunicação"- TIC S Nas últimas décadas, as tecnologias de informação e comunicação têm proporcionado a sociedade com uma vasta gama de novas capacidades de comunicação. Por exemplo, as pessoas podem se comunicar em tempo real com outras pessoas em diferentes países, utilizando tecnologias tais como mensagens instantâneas, voz sobre IP (VoIP) e vídeo-conferência. S Sites de redes sociais como o Facebook permite que os usuários de todo o mundo permanecer em contato e comunicar em uma base regular.
  8. 8. “Sistemas de Informação”- SI S sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações, com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.
  9. 9. Um modelo de raciocínio para questões éticas, sociais e políticas Imagine a sociedade como um lago de águas relativamente calmas em um dia de verão, como um delicado ecossistema em equilíbrio parcial entre indivíduos e instituições sociais e políticas. Agora, atire uma pedra no centro do lago. O que acontece?
  10. 10. Um aplicativo móvel ou aplicação móvel , conhecido normalmente por seu nome abreviado app, é um software desenvolvido para ser instalado em um dispositivo eletrônico móvel, como um PDA, um telefone celular, um smartphone, um tablet ou um Leitor de MP3. Este aplicativo pode ser instalado no dispositivo, logo que os respectivos modelos ou, se o aparelho permite que ele, baixado pelo usuário através de uma loja on-line, tais como Google Play ou App Store.
  11. 11. APIs S API significa Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicativos) e nada mais é do que uma interface simplificada e padronizada que é desenvolvida com o intuito de tornar a sua aplicação mais comunicável. S O foco principal das APIs é fornecer a outros programadores um método simples para que eles possam construir aplicações que se comuniquem com a sua. O que facilita e muito a integração entre sistemas.
  12. 12. Responsável pela popularização de vários sistemas e App Um bom exemplo de API é o Google Maps, página do Google utilizada por diversos outros sites para mostrar localizações e mapas de acordo com a necessidade de cada página, através do uso do código original adaptado da maneira mais adequada para cada aplicação.
  13. 13. Responsável por empregar muitos Engenheiros Informáticos S Ao mesmo tempo em que vêm recebendo bastante atenção do mercado de tecnologia, as APIs também tem gerado trabalho demasiado nas grandes empresas e seus departamentos de TI. S Isso porque, atualmente, a cada demanda por APIs, uma equipe de desenvolvedores é contratada. Assim, existem diversas equipes diferentes desenvolvendo APIs para sistemas de ERP, de e-commerce e de CRM, por exemplo, entre outros, S o que dificulta a integração e manutenção desses sistemas, reduzindo sua robustez, sua escalabilidade e sua confiabilidade.
  14. 14. As cinco dimensões morais da era da informação S Entre as mais importantes questões éticas, sociais e políticas suscitadas pelos sistemas de informação, podemos destacar as seguintes dimensões morais: S Direitos e deveres sobre a informação. Que direitos sobre a informação relativa a si próprios os indivíduos e as organizações possuem? O que tais direitos podem proteger? Que deveres indivíduos e organizações têm sobre essa informação? S Direitos sobre a propriedade. Como os tradicionais direitos sobre a propriedade intelectual serão protegidos em uma sociedade digital na qual identificar e prestar contas da propriedade é difícil, mas ignorar os direitos sobre ela é tão fácil?
  15. 15. As cinco dimensões morais da era da informação S Prestação de contas e controle. Quem deverá prestar contas e ser responsabilizado por danos causados aos direitos individuais e coletivos sobre a informação e a propriedade? S Qualidade do sistema. Que padrões de qualidade de dados e sistemas devemos exigir para proteger os direitos individuais e a segurança da sociedade? S Qualidade de vida. Que valores devem ser preservados em uma sociedade baseada na informação e no conhecimento? Quais instituições devemos proteger contra a violação? Que valores e práticas culturais são apoiados pela nova tecnologia de informação?
  16. 16. Referências Bibiográficas S Kenneth C. Laudon & Jane P. Laudon, Sistemas de informação gerenciais 7ª edição S Kenneth C. Laudon & Jane P. Laudon, Sistemas de informação gerenciais 9ª edição S http://www.techterms.com/definition/ict S http://pt.wikipedia.org/wiki/Aplicativo_m%C3%B3vel S http://www.ordemengenheiros.pt/fotos/dossier_artigo/31122012_lpauperio_152 86483644fd5d60ea11ba.pdf S http://www.programmableweb.com/apis/directory?order=created&sort=desc S http://www.programmableweb.com/api/freshmail S http://stefanini.com/br/2014/01/apis-plataformas-integracao/ S http://www.macoratti.net/10/03/net_twt1.htm
  17. 17. alexandreomedio@gmail.com S

×