Introdução à sociologia

2,427 views

Published on

Aula de Introdução à Sociologia para Ensino Médio.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,427
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
31
Actions
Shares
0
Downloads
47
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Introdução à sociologia

  1. 1. Introdução à Sociologia Sociologia: tem como objetivo compreender e explicar as permanências e as transformações que ocorrem nas sociedades humanas e até indicar algumas pistas sobre os rumos das mudanças. Seres humanos: buscam suprir suas necessidades básicas mediante a produção não só de alimentos, abrigo e vestuário, mas também de normas, valores, costumes, propriedades, desigualdades, conflitos, arte e explicações sobre a vida e sobre o mundo. └> viver em sociedade é participar dessa produção. └> ao fazê-lo, acabamos produzindo a história das pessoas, dos grupos e das classes sociais. └> Sociologia ↔ História
  2. 2. Campo de estudo da Sociologia: • Por que as pessoas agem e pensam desta forma? • Por que nos relacionamos uns com os outros de determinada maneira, normalmente padronizada? • Por que existe tanta desigualdade e desemprego em nosso cotidiano? • Por que existem a política e as relações de poder na sociedade? • Quais são nossos direitos e o que significa cidadania? • Por que existem movimentos sociais com interesses tão diversos? Esses movimentos são revolucionários ou apenas reformadores? • O que é cultura? Qual a relação entre cultura e ideologia? Como elas estão presentes nos meios de comunicação de massa? A sociologia nos ajuda a entender melhor essas e outras questões que envolvem nosso cotidiano, sejam de caráter pessoal, ou ainda, relativas à sociedade à qual pertencemos ou a todas as sociedades. Mas o fundamental da sociologia é fornecer-nos conceitos e outras ferramentas para analisar as questões sociais e individuais de um modo mais sistemático e consciente, indo além do senso comum.
  3. 3. Crítica: quando a sociologia se coloca em uma posição crítica, incomoda muito, porque, como outras ciências humanas, revela aspectos da sociedade que certos indivíduos ou grupos se empenham em ocultar. └> se esses indivíduos ou grupos procuram impedir que determinados atos e fenômenos sejam de conhecimento do público, o esclarecimento de tais fatos pode perturbar seus interesses ou mesmo concepções, explicações e convicções. Preocupação da sociologia: formar indivíduos autônomos, que se transformem em pensadores independentes, capazes de analisar qualquer informação, percebendo o que se oculta nos discursos e formando o próprio pensamento e julgamento sobre os fatos. └> a sociologia contribui também para desenvolver nossa imaginação sociológica, isto é, a capacidade de analisar nossas vivências cotidianas e estabelecer as relações entre elas e as situações mais amplas que nos condicionam e nos limitam, mas que também explicam o que acontece com nossa vida.
  4. 4. A produção social do conhecimento Conhecimento  se desenvolve socialmente └> para conhecer e compreender o pensamento de pessoas de determinadas épocas, é necessário saber em qual meio social elas viveram. └> as ações das pessoas estão condicionadas às situações históricas de seu tempo. Se quisermos saber por que os indivíduos, grupos e classes pensam de determinada forma, por que explicam a sociedade deste ou daquele ponto de vista, precisaremos entender como os membros dessas sociedades se organizaram e organizam para suprir suas necessidades, relacionar-se e discutir as questões que envolvem as relações sociais, as normas, os valores, os costumes, as tradições e a religiosidade. └> devemos entender como são criadas as instituições sociais, políticas e econômicas que permitem certa estabilidade social.
  5. 5. Status quo: situação existente └> na maioria das sociedades, há indivíduos que defendem a manutenção do status quo, pois atendem aos seus interesses. └> esses indivíduos procuram apoiar de desenvolver formas de explicação da realidade que justifiquem a necessidade de conservar a sociedade tal como está. └> há pessoas que querem mudar a situação existente, pois não a consideram boa para elas e para os outros. └> essas pessoas procuram explicar a realidade social destacando os problemas dela e as possibilidades de mudança para uma forma de organização que assegure mais igualdade entre os indivíduos. Os que querem manter a situação existente normalmente são os que detém o poder na sociedade; aqueles que lutam para mudá-la são os que estão em situação subalterna. Conflitos entre diferentes grupos sociais  políticos, econômicos e ideias. └> as ideias e formas de conhecimento nunca são radicalmente opostos; existem pontos em comum, que permitem haver diálogo entre as partes.
  6. 6. Sociologia: é uma dessas formas de conhecimento, resultado de condições sociais, econômicas e políticas do tempo em que se desenvolveu. └> ela nasceu em resposta à necessidade de explicar e entender as transformações que começaram a ocorrer no mundo ocidental entre o final do século XVIII e o início do século XIX, decorrentes da emergência e do desenvolvimento da sociedade capitalista. Desenvolvimento das indústrias: deslocamento da produção de alimentos e objetos artesanais do campo para a cidade. └> transformações no modo de vista dos diferentes grupos sociais, afetando as relações familiares e de trabalho. └> Revolução Industrial  Independência dos EUA e Revolução Francesa. Criação da sociologia: necessidade de entender as transformações e mostrar caminhos para a resolução dos problemas por elas gerados. └> França, Alemanha e Estados Unidos.
  7. 7. França: • Frédéric Le Play (1806-1882) • René Worms (1869-1926) • Gabriel Tarde (1843-1904) • Émile Durkheim (1858-1917) Alemanha: • George Simmel (1858-1918) • Ferdinand Tönnies (1855-1936) • Werner Sombart (1863-1941) • Alfred Weber (1868-1958) • Max Weber (1864-1920) Estados Unidos: • Robert E. Park (1864-1944) • George H. Mead (1863-1932)
  8. 8. Século XX: a Sociologia se tornou uma disciplina mundialmente conhecida. └> os sociólogos não ficam restritos às universidades, mas também nos meios de comunicação, discutindo questões específicas ou gerais que envolvem a vida em sociedade. Brasil: a Sociologia tem alcançado grande visibilidade. └> cursos de graduação e pós-graduação. └> atuação de sociólogos em órgãos públicos e privados . └> presença nos meios de comunicação de massa.

×