Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Upcoming SlideShare
Como se sustemtam os grupos sociais
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

1

Share

Download to read offline

Abordagem T.D.O.

Download to read offline

Parte II; Evolução histórica da administração.

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Abordagem T.D.O.

  1. 1. Parte II: Evolução histórica da administração Abordagem humanística: Preocupação com as pessoas e grupos sociais Migração dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos. Ênfase nas pessoas que participam das organizações.
  2. 2. Parte II: Evolução histórica da administração Abordagem humanística: Ocorre na década de 1930, com o surgimento da Teoria das Relações Humanas, nos E.U.A. Desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a Psicologia do trabalho.
  3. 3. Parte II: Evolução histórica da administração Abordagem humanística: Duas etapas: 1)Análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho Aspecto meramente produtivo. Consiste na análise das características humanas que cada tarefa exige do executante e a seleção científica do empregados. Temas: seleção de pessoal; treinamento e métodos de aprendizagem.
  4. 4. Parte II: Evolução histórica da administração Abordagem humanística: Duas etapas: 2) Adaptação do trabalho ao trabalhador Aspectos individuais e sociais do trabalho. Temas: estudo da personalidade do trabalhador e do gerente; motivação e incentivos do trabalho; liderança.
  5. 5. Parte II: Evolução histórica da administração Grande Depressão de 1929: crise mundial e busca da eficiência intensificou-se. - Reelaboração de conceitos e reavaliação dos princípios clássicos de administração. - Alguns autores clássicos iniciaram trabalho de revisão, crítica e reformulação das bases da teoria administrativa: Hugo Munsterberg; Mary Parker Follet; Chester Barnard. - Anteciparam-se à Teoria das Relações Humanas.
  6. 6. Parte II: Evolução histórica da administração Teoria das Relações humanas: Elton Mayo Experiência de Hawthorne: experimentos realizados na fábrica da Western Eletric Movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração.
  7. 7. Parte II: Evolução histórica da administração Origem baseada em: 1)Necessidade de humanizar e democratizar a administração: libertação dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequação aos novos padrões de vida do povo americano. 2) Desenvolvimento das ciências humanas: psicologia e suas aplicações à organização industrial.
  8. 8. Parte II: Evolução histórica da administração 3) As ideias da filosofia de John Dewey e psicologia dinâmica de Kurt Lewin: também a sociologia de Pareto. 4) As conclusões da experiência de Hawthorne: de 1927 a 1932.
  9. 9. Parte II: Evolução histórica da administração A experiência de Hawthorne: - Objetivos: avaliar a correlação entre a iluminação e a eficiência dos operários, medida por meio da produção e se estendeu para fadiga no trabalho, acidentes e rotatividade). - Três fases (Chiavenato) e quatro (Silva).
  10. 10. Parte II: Evolução histórica da administração 1ª fase: de 1924 a 1927. Dois grupos de operários com mesmo tipo de trabalho e em condições idênticas: - grupo observação: intensidade luz variável; - grupo controle: intensidade luz constante. Objetivo: conhecer o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários. NÃO encontraram correlação direta entre as duas variáveis, mas outra variável: fator psicológico.
  11. 11. Parte II: Evolução histórica da administração Operários reagiam de acordo com suas suposições pessoais. Eles julgavam ser necessário produzir mais quando a intensidade aumentava e produzir menos quando a iluminação diminuía. Fator psicológico: preponderante em relação ao fator fisiológico. Eficiência é afetada por condições psicológicas: entenderam como influência negativa. Experiência estendeu-se.
  12. 12. Parte II: Evolução histórica da administração 2ª fase: começou em 1927. - grupo de observação: 5 moças, supervisora e um observador para registrar e criar clima agradável; - grupo de controle: operários e supervisor. Grupo de observação: Funcionárias convidadas a participar; esclarecidas sobre os objetivos de avaliar o efeito das mudanças nas condições de trabalho (descanso, lanches).
  13. 13. Parte II: Evolução histórica da administração Modificações eram aprovadas por elas e os resultados informados. Relacionamento mais amistoso, com > na produção. Grupo de controle: operárias consideravam supervisão constrangedora. Fase dividida em 12 períodos. Diferenças entre os 2 grupos: condições e valores sociais -> estudo das relações humanas no trabalho.
  14. 14. Parte II: Evolução histórica da administração 3ª fase: começou em 1928 (entrevistas com os empregados para conhecer seus sentimentos e atitudes, ouvir suas opiniões quanto ao trabalho e o tratamento dos supervisores). - Programa bem recebido e resultados animadores. - Criada a Divisão de Pesquisas Industriais, para entrevista com todos os empregados anualmente. - Entre 1928 e 1930: 21.126 entrevistas.
  15. 15. Parte II: Evolução histórica da administração Descobertas: - A organização informal dos operários, com laços de lealdade ao grupo; forma de protegê- los ao que consideravam ameaças da organização contra seu bem-estar. - Se o operário pretende também ser leal à empresa, ocorre conflito, tensão e inquietação.
  16. 16. Parte II: Evolução histórica da administração Conclusões da experiência de Hawthorne: - Nível de produção é resultante da integração social: Não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado, mas por normas sociais e expectativas grupais; - Comportamento social do trabalhador: comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo; - Relações humanas: interação social;
  17. 17. Parte II: Evolução histórica da administração Conclusões da experiência de Hawthorne: - Recompensas e sanções sociais: comportamento dos operários é condicionado por normas e padrões sociais; - Grupos informais: aspectos informais como comportamento social, grupos informais, crenças, atitudes, motivação; - Ênfase nos aspectos emocionais: elementos emocionais não planejados e irracionais merecem atenção.
  18. 18. Parte II: Evolução histórica da administração Conclusões da experiência de Hawthorne: Importância do conteúdo do cargo: especialização não é a maneira mais eficiente de divisão de trabalho. Mudanças de posição para evitar monotonia, com efeitos negativos na produção, mas elevação da moral. Trabalhos simples e repetitivos: monótonos e maçantes, reduzem satisfação e eficiência.
  19. 19. Parte II: Evolução histórica da administração Importância dos experimentos em Hawthorne para a T.O.: 1)os teóricos começaram a aprender como o trabalho de grupos, as atitudes e as necessidades dos empregados afetavam sua motivação e comportamento; 2)Pesquisou e mostrou a enorme complexidade do problema da produção em relação à eficiência; aplicação de métodos científicos.
  20. 20. Parte II: Evolução histórica da administração Conceito de homem social: motivado pela necessidade de “reconhecimento”, de “aprovação social” e de “participação” nas atividades dos grupos sociais.
  21. 21. Parte II: Evolução histórica da administração Críticas à teoria das Relações Humanas: - Oposição cerrada à Teoria Clássica; - Visualização inadequada e distorcida dos problemas de relações industriais; - Concepção ingênua e romântica do operário; - Abordagem incompleta da organização; - Visão complacente dos grupos informais; - Manipulação dos indivíduos.
  22. 22. Parte II: Evolução histórica da administração Fontes: - CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rios de Janeiro: Elsevier, 2004. Caps. 5 e 6. - SILVA, R. O. Teorias da administração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. Cap. 8.
  • SibelyRocha

    Apr. 13, 2015

Parte II; Evolução histórica da administração.

Views

Total views

604

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

1

Actions

Downloads

15

Shares

0

Comments

0

Likes

1

×