Newsletter nº4

145 views

Published on

Newsletter nº4

Published in: News & Politics
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Newsletter nº4

  1. 1. JUVENTUDE SOCIALISTA EM CAMPANHA AUTÁRQUICA CASCAIS ENTRELINHAS EDITORIAL: Este é um momento de balanço pós-autárquico. Foram vários meses na rua, a contactar com empresas, instituições, coletividades e com cada um dos munícipes que connosco se cruzou. Foram meses intensos, de consolidação e apren- dizagem para os muitos jovens que a nós se jun- taram. O futuro traz-nos a res- ponsabilidade da oposi- ção: a oposição credível, atenta e responsável. Os jovens terão neste man- dato um papel essencial naquilo que serão as propostas mais irreve- rentes para o concelho. O futuro aos jovens per- tence! Contem connosco! EDIÇÃO Nº4 | JULHO A SETEMBRO 2013 | GRAFISMO E REDAÇÃO: ALEXANDRA DOMINGOS, MARCELO SANCHES E BRUNO BERNARDES Nesta edição: JS/Cascais 1 JS/Cascais 2 Nós e o Município 3 Notícias JS/FAUL e Nacional 4 Calendário 4 Espaço de opinião 5 | © 2013 JS Cascais | www.facebook.com/JSCascais | cascais.js@gmail.com | 1 A Juventude Socialista de Cascais foi presença assídua e notada ao longo de toda a campanha eleitoral A Juventude Socialista de Cas- cais participou de forma entusiasta e sempre dinâmica na campanha eleitoral autárquica. Muitos jovens correram as 4 freguesias do concelho de lés-a-lés com os candidatos aos diversos órgãos autárquicos. O contacto com jovens e menos jovens foi altamente gratificante, quer na interação com os Cascalen- ses quer no aprofundamento das dinâmicas do concelho. A Juventude Socialista de Cas- cais realizou ainda ao longo dos últi- mos meses, momentos de reflexão interna que deram origem ao Mani- festo Autárquico Jovem. Um Mani- festo que identificou prioridades, sobretudo para os jovens de Cas- cais, apresentando soluções e proje- tos concretos, que vão de encontro às reais necessidades jovens.
  2. 2. EDIÇÃO Nº 4 CASCAIS ENTRELINHAS JULHO A SETEMBRO 2013 | © 2013 JS Cascais | www.facebook.com/JSCascais | cascais.js@gmail.com | 2 BARÓMETRO MUNICIPAL Frederico Morais, “Kikas”, derrotou Kelly Slater no Rip Curl Pro by Moche, sendo já apontado como a mais recente pro- messa do surf português. O Clube Naval de Cascais (CNC) recebeu em Belém a Ordem do Infante D. Henrique. Os pais dos alunos da Escola Básica de Santo António (Parede) reclamam por intervenção da Câmara ou do Governo, perante as condiçõ es degradantes do espaço. SECRETÁRIO-GERAL DA JS VISITA CASCAIS CONVÍVIO DE MILITANTES NA SECÇÃO DO ESTORIL O Secretário-Geral da Juventude Socialista, esteve no dia 1 de Julho em Cascais no âmbito do “Roteiro Contra a Austeridade”. Neste dia passado em vários concelhos da Federação, João Tor- res encontrou-se com os militantes de Cascais ao final da tarde, na sede da candidatura autárquica “Liderar Cascais”. Depois de conhe- cer o espaço e alguns dos candida- tos autárquicos, circulou pelo centro histórico e zona de comércio da vila de Cascais. A Juventude Socialista de Cascais recebeu o Secretário-Geral da Juventude Socialista na sede de candidatura “Liderar Cascais” Ao longo da noite, o Secretário- Geral da JS teve oportunidade de contactar com diversos comerciantes locais, pro- curando perceber as suas dificuldades e oportunidades no atual contexto econó- mico. Um final de dia extremamente enriquecedor para todos os jovens que partici- param nesta visita, podendo conhecer um pouco mais da nossa vila. Jovens militantes socialistas com João Torres na sede da candidatura autárquica A Juventude Socialista de Cascais protagonizou mais um momento de conví- vio entre os jovens militantes socialistas Nos primeiros dias do mês de Julho a JS/Cascais realizou mais um momento dos seus habituais convívios. Uma vez mais os jovens socialistas aderiram em massa, tornando esta noite muito participada. A JS/Cascais tem vindo a privilegiar estes momentos, no sentido de protenciar a oportunidade de convívio em ambiente informal e de discussão construtiva, entre militantes, simpatizantes e amigos da Juventude Socialista. Momentos de alegria são o ponto forte das noites de convívio da JS/Cascais Diversas obras rodoviárias ter- minadas a dias das eleições a u t á r q u i c a s , apresentam já deficiências gra- víssimas.
  3. 3. | © 2013 JS Cascais | www.facebook.com/JSCascais | cascais.js@gmail.com | 3 EDIÇÃO Nº 4 CASCAIS ENTRELINHAS JULHO A SETEMBRO 2013 NÓS E O MUNICÍPIO POR UMA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA LOCAL Por Bruno Bernardes Quando se pensa em representação política, é comum pensar-se na representação nacional feita pelos deputados à Assembleia da República. Desde sempre e seguindo anteriores democracias, Portugal adoptou um sistema representativo que se pratica do nacional ao local. Aliás, esta representação remonta já ao sistema constitucional da monarquia, a partir do “municipalismo” medieval e da autonomia das assembleias locais. Hoje como antes e com o alargamento do sufrágio proporcionado pelo actual regime, os municípios estão dotados de instituições representativas democráticas. Muito se tem vindo a discutir acerca do aprofundamento da representação, ora atribuindo-se maiores responsabilidades aos agentes políticos e às instituições, ora dotando os cidadãos de maiores capacidades fiscalizadoras e de auto-representação. É minha convicção de que o sistema político português evoluirá entre estas duas perspectivas que nos últimos anos se têm vindo a degladiar na academia e na praça pública. Por um lado, é crescente a preocupação dos agentes políticos locais pelo aprofundamento da democracia representativa. A defesa do orçamento participativo feita pela JS Cascais é disso exemplo. Por outro, é também crescente o alheamento dos cidadãos face ao sistema representativo, alheamento aliás bem representativo em Cascais com os resultados da abstenção do passado Setembro em torno dos 62%. Neste cenário, exige-se que as instituições estejam mais atentas às necessidades das populações, de que aliás o poder local é mais que responsável. A JS Cascais, a par de uma nova geração de autarcas socialistas jovens, tem defendido e agido por todo o país através de uma nova forma de estar na política local, aproximando as instituições dos cidadãos e promovendo dinâmicas de integração dos diferentes interesses sociais. Assim, temos defendido que vereadores e deputados municipais e de freguesia promovam a participação dos cidadãos em diferentes momentos da decisão política, modelos aliás com sucesso em diversos países europeus. Essa participação passa, por exemplo, pela discussão pública e implementação de obras públicas e planeamento urbano ou pelo planeamento cultural actividades económicas ou rede de transportes. Neste sentido, a JS Cascais bater-se-á por um concelho mais atento à vontade e ao interesse das populações através de uma oposição responsável que defenda a revisão, fiscalização e aprofundamento do nosso sistema representativo.
  4. 4. | © 2013 JS Cascais | www.facebook.com/JSCascais | cascais.js@gmail.com | 4 EDIÇÃO Nº 4 CASCAIS ENTRELINHAS JULHO A SETEMBRO 2013 NOTÍCIAS JS/FAUL E NACIONAIS Uma vez que se avizinham processos de eleições internas nas estruturas locais da Juventude Socialista e do Par- tido Socialista, existe apenas informação da data de realização dos respetivos atos eleitorais, serão os novos órgãos a agendar as próximas iniciativas. Assim: 23 Novembro—ELEIÇÕES COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA E NÚCLEOS DA JUVENTUDE SOCIALISTA 17h—22h, Sede da Comissão Política Concelhia, Cascais 6/7 Dezembro - Eleições Concelhias e Secções de Residência do Partido Socialista Outras atividades da concelhia da Juventude Socialista de Cascais a anunciar em breve! MANIFESTO NACIONAL AUTÁRQUICO E JS SUMMER FEST ________________________________________________ CALENDÁRIO: A Juventude Socialista realizou a 29,30,31 Agos- to e 1 de Setembro, a III Edição do JS Summer Fest, um momento de convívio e debate político que já faz parte da agenda de todos os jovens socialistas. Em ano de eleições autárquicas, decorreu durante esta III Edição, a Convenção Autárquica Nacional, onde diversos candidatos jovens a autar- cas tiveram oportunidade de partilhar as experiên- cias vividas nos seus concelhos e foi apresentado o Manifesto Autárquico da Juventude Socialista. Um documento sumário sobre os vetores prioritários na ação local junto dos jovens, e adaptável às várias realidades que percorrem o país. A III edição do JS Summer Fest revelou-se uma vez mais um excelente momento de convívio e camaradagem, onde se partilham experiências e momentos únicos entre jovens socialistas. A JS/Cascais, como é hábito, também partici- pou nesta edição com diversos jovens cascalenses! Durante a Convenção Nacional Autárquica, o Coor- denador Concelhio da JS/Cascais Marcelo Sanches, teve igualmente oportunidade de partilhar com os Camaradas, a sua experiência nestas eleições autárquicas. Os nossos parabéns à organização, nomeadamente à FRO e à concelhia de Torres Vedras. Esperamos pela próxima edição!
  5. 5. No dia 29 de Setembro os Cascalenses escolheram o que entenderam como o melhor projeto para o concelho de Cascais. Infelizmente para o Partido Socialista e para a Juventude Socialista não fomos os premiados por essa escolha. Agora é tempo de partir para 4 anos de oposição responsável, determi- nada e consciente onde a Juventude terá um papel muito importante na defe- sa dos jovens do nosso concelho. Da parte da Juventude Socialista existirá o compromisso de defender as propostas que o Partido Socialista apresentou a sufrágio e que mereceram a confiança de mais de 14 mil Cascalenses, bem como as propostas jovens que já em diversos fóruns públicos temos vindo a defender. A quem não confiou em nós espero que nos próximos 4 anos o Partido Socialista e a Juventude Socialista possam provar que são merecedores da confiança eleitoral e que temos o melhor projeto para esta linda vila que é Cascais, onde qualquer pessoa gostaria de nascer, estudar, trabalhar e viver. Marcelo Sanches, Coordenador Juventude Socialista de Cascais MORADA: Rua Marques Leal Pancada nº 32 CONTACTOS: cascais.js@gmail.com http://jscascais.wix.com/ jscascais JUVENTUDE SOCIALISTA CASCAIS Segue-nos em: facebook.com/JSCascais | © 2013 JS Cascais | www.facebook.com/JSCascais | cascais.js@gmail.com | 5 ESPAÇO DE OPINIÃO:

×