Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Virtualteca a brinquedoteca virtual

541 views

Published on

VIRTUALTECA: A BRINQUEDOTECA VIRTUAL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Published in: Education
  • Be the first to comment

Virtualteca a brinquedoteca virtual

  1. 1. PALESTRANTE: ALESSANDRO ALVES / FACULDADE PIO DÉCIMO
  2. 2. PASSOS 1 – CONCEITUALIZAÇÃO DO ARTIGO; 2 – FAIXA ETÁRIA E INSTRUÇÃO AOS PROFESSORES QUE AINDA NÃO SABEM UTILIZAR O COMPUTADOR; 3 – PRÁTICA: CONHECER ALGUNS DOS JOGOS/PROGRAMAS E COMO UTILIZAR; 4 – COMO INSERIR O PROJETO NOS PLANOS DE AULA; 5 – ABERTURA PARA DISCUSSÃO E DEBATE.
  3. 3. A Virtualteca é um espaço lúdico educativo virtual, onde crianças das séries iniciais podem aprender assuntos de diversas matérias escolares brincando nos laboratórios de informática das escolas de ensino fundamental.
  4. 4. O presente artigo tem por intenção uma análise discursiva e reflexiva acerca do tema, a Virtualteca, um espaço lúdico educativo virtual, onde crianças das séries iniciais podem aprender assuntos de diversas matérias escolares brincando nos laboratórios de informática das escolas de ensino fundamental.
  5. 5. “Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.” (Platão)
  6. 6. •A construção do estudo se deu pela pesquisa bibliográfica, onde livros e fontes digitais foram de muita importância e a pesquisa de campo, em escolas de ensino fundamental. •A Virtualteca é um espaço que valoriza a construção de conhecimento.
  7. 7. Eduardo O C Chaves (eduardo@chaves.com.br), Professor Titular de Filosofia da Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde se encontra desde 1974. Howard Gardner, professor de Cognição e Educação na Universidade de Harvard professor adjunto de neurologia na Universidade de Boston. Teoria das Inteligências Múltiplas Em 1938. José Manuel Moran é um dos maiores especialistas brasileiros no uso da Internet em sala de aula. Por isso, não se espere dele o deslumbramento do marinheiro de primeira viagem.
  8. 8. •É DIRECIONADA PARA O PÚBLICO DO ENSINO FUNDAMENTAL, INCLUINDO O EJA; •HÁ PROGRAMAS QUE INSTRUEM OS PROFESSORES QUE AINDA NÃO TÊM HABILIDADES COM O COMPUTADOR. A SEGUIR ALGUNS DOSJOGOS/PROGRAMAS DE SOFTWARES LIVRES QUE INSTRUEM OS PROFESSORES A APRENDEREM A MANUZEAR UM COMPUTADOR
  9. 9. A SEGUIR ALGUNS JOGOS/PROGRAMAS LÚDICO-EDUCATIVOS PARA OS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS
  10. 10. 1 MATEMÁTICA
  11. 11. adição
  12. 12. subtração
  13. 13. multiplicação
  14. 14. divisão
  15. 15. 2 Português
  16. 16. 3 Geografia
  17. 17. 4 HISTÓRIA
  18. 18. 5 CIÊNCIAS
  19. 19. 6 MÚSICA
  20. 20. 7 MEIO AMBIENTE
  21. 21. 8 LÓGICA
  22. 22. 9 ENTENDER COMO FUNCIONA UMA ELEIÇÃO POLÍTICA
  23. 23. PLATAFORMA DE ALGUNS JOGOS
  24. 24. I. Plano de Aula: II. Dados de Identificação: Escola: Professor (a): Disciplina: Português Série: Turma: Período: Data: III. Tema: Adição e Subtração com o Auxílio do Laboratório de Informática IV. Objetivos Compreender e fixar adição e subtração no educando através de jogos lúdico-educativos; Desenvolver a lógica matemática no educando com auxílio de jogos educativos no laboratório de informática; Utilizar jogos lúdico-educativos matemáticos através do laboratório de informática. V. Conteúdo: 1. Como utilizar? 2. Sua importância para os alunos das séries iniciais. VI. Desenvolvimento do Tema: Será uma aula prática com auxilio do laboratório de informática da escola.
  25. 25. A fundamentação teórica seja baseada em Chaves, Moran, Demo, Lévy, Pozo, entre outros estudiosos sobre as novas tecnologias da educação.

×