Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Zygmunt Bauman

3,112 views

Published on

Zygmunt Bauman modernidade liquida

Published in: Education
  • Be the first to comment

Zygmunt Bauman

  1. 1. Instituto federal do Maranhão – IFMA Campus Caxias Licenciatura Plena em Química Discentes: Adriane Vidigal Antonia Neude Deyviane Cardoso Fernanda Silva Talita Machado
  2. 2. "Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar“ Zygmunt Bauman
  3. 3. Conteúdo  Biografia  Bibliografia  Conceitos importantes: A cultura consumista  A liquidez de Bauman
  4. 4. Biografia  19 de novembro de 1925, Polônia  Seus livros são povoados por idéias sobre as conexões sociais potenciais na sociedade contemporânea, nesta era comumente conhecida como pósmodernidade  No Brasil é possível encontrar pelo menos dezesseis de seus livros traduzidos para o português, todos pela Jorge Zahar Editor. Hoje Bauman leciona nas Universidades de Leeds e de Varsóvia.
  5. 5. Bibliografia  Seus livros são povoados por idéias sobre as conexões sociais potenciais          na sociedade contemporânea, nesta era comumente conhecida como pós-modernidade. 2004: Vidas Desperdiçadas 2005:Vida Líquida 2006: Medo líquido 2006: Tempos líquidos 2007: Arte, ¿líquido? 2008: Vida para consumo. 2008: A arte da Vida 2009: Confiança e medo na cidade. 2010: Capitalismo Parasitário e Outros Temas Contemporâneos.
  6. 6. Cultura consumista  Se não se pode chegar a um estado de felicidade duradouro, então a solução é continuar comprando, com a esperança de que a próxima linha de produtos superfáceis de usar ou a nova tendência outono-inverno redima os incansáveis buscadores de felicidade.
  7. 7.  Caracterizado pela busca incessante pela chamada felicidade.  Suprir a infelicidade e a frustração com o consumo de objetos e alimentos.
  8. 8. PRINCIPIO ÉTICO DA VIDA DE PRODUCÃO VIDA DE CONSUMO Evitar SATISFAÇÃO DURADOURA Consumidor Satisfeito Terrivel AMEAÇA Para o mercado, a satisfação deve ser só uma experiência momentânea, algo mais terrível acontece quando dura demais.
  9. 9.  As questões de identidade tem um papel muito importante hoje no mundo.Você tem que criar sua própria identidade, você não a herda . Não apenas você precisa fazer isso a partir do zero mas você tem que passar sua vida de fato, redefinindo sua identidade. Zygmunt Bauman
  10. 10. Desde a ideia de que o significado de “melhorar” é mudar; surge a frequente necessidade de novas rondas de cirurgias que apaguem os rastros do passado…
  11. 11.  Até a lógica sentimental se volta cada vez mais notoriamente consumista... (Pascal Lardellier)
  12. 12. A liquidez de Bauman  Líquidos mudam de forma muito rapidamente, sob a menor pressão. Na verdade, são incapazes de manter a mesma forma por muito tempo.  Amor líquido é um amor “até segundo aviso”, o amor a partir do padrão dos bens de consumo: mantenha-os enquanto eles te trouxerem satisfação e os substitua por outros que prometem ainda mais satisfação.
  13. 13. Modernidade Sólida • Valores estáveis • Consenso ético • Instituições fortes Líquida • Identidades diferentes • Ideologias em constante mudança
  14. 14.  A vida líquida se caracteriza por não manter rumo determinado, por viver na precariedade e incerteza, porque nada mantém muito tempo sua forma… A vida consiste em uma serie de novos começos incessantes. Procuramos finais rápidos e indolores… No viver líquido se deve saber como desfazer-se das coisas antes de se apegar a elas.
  15. 15.  Nosso mundo líquido moderno sempre nos surpreende; o que hoje parece correto e apropriado, amanhã, pode muito bem se tornar fútil, fantasioso ou lamentavelmente equivocado. Todos precisamos ser, como diz a palavra da moda: “Flexíveis”.
  16. 16.  O conceito de modernidade líquida foi criado para explicar a fragilidade da sustentação do mundo hoje.  “Fluidez” é a qualidade dos líquidos e gases. Sendo uma variedade dos fluidos, têm suas “moléculas mantidas num arranjo ordenado que atinge poucos diâmetros moleculares”. Os líquidos, diferentemente dos sólidos, não mantém sua forma com facilidade.
  17. 17. O que é um “amor líquido”?
  18. 18. Bauman afirma que amor líquido é um amor “ até o segundo aviso”. “Amor não é objeto encontrado”, diz o sociólogo.
  19. 19. “O amor exige esforço, empenho e dedicação, amor é verbo, é ação. Estão tentando fazer da felicidade um enlatado para ser comprada em supermercado. É preciso pensar fora da caixa”.
  20. 20.  Existe algo mais simples que não responder a um email ( que podemos não ter mesmo recebido) ? E o DELETE no teclado, além de tempo, não nos poupa também da enfadonha necessidade de promessas, desculpas e das inúmeras e incômodas máscaras?
  21. 21. Obrigada!!! Obrigada!!! Obrigada!!!

×