Materialismo versus Idealismo

7,030 views

Published on

Resumo das últimas aulas do 2º Ano.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
7,030
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
395
Actions
Shares
0
Downloads
62
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Materialismo versus Idealismo

  1. 1. Trabalhemos agora essas distintas cosmovisõesempregando o ponto de vista ontológico,especialmente em relação às teorias filosóficas darealidade. Você poderá observar que,de modo geral, em cada uma delas há um aspectoou princípio do real mais enfatizado que outro. Osaspectos mais considerados e problematizados sãohabitualmente matéria (ou algum princípiomaterial) e espírito (ou algum princípioimaterial). Por isso, boa parte das concepções sobreo real costuma ser enquadrada em uma destas duascategorias:
  2. 2. - materialista ou fisicalista - doutrina queconcebe, implícita ou explicitamente, a matéria(ou algum princípio físico, como átomo ouenergia) como realidade primeira e fundamentalde tudo o que existe, sendo possível, a partirdela, explicar fenômenos naturais e mentais,até mesmo sociais. O materialismo modernoserve-se com frequência do mecanicismo,isto é, da noção de que os fenômenos seexplicam por um conjunto de causasmecânicas, que envolvem forças e movimentos.
  3. 3. - idealista - toda doutrina que concebe,implícita ou explicitamente, o pensamento,a ideia ou algum princípio imaterial comorealidade primeira e fundamental de tudo o queexiste, ou como realidade independente edistinta da matéria, mas tendo precedênciasobre esta.
  4. 4.  - monista - doutrina que considera que tudo o que existe pode ser reduzido (convertido, simplificado) a um princípio único ou realidade fundamental (a palavra monismo deriva do grego monos, que significa "único, isolado"). Por exemplo: a matéria (monismo materialista), a mente ou o espírito (monismo idealista ou espiritualista) ou qualquer outra entidade.
  5. 5. - dualista - doutrina que defende a existênciade dois princípios primeiros (ou substânciasfundamentais) no universo, irredutíveis entre si(isto é, um não pode ser convertido oufundamentado no outro). Existem vários tiposde dualismo, conforme veremos adiante, masgeralmente o termo refere-se à contraposiçãomente-corpo, espírito-matéria;
  6. 6. - pluralista - doutrina que concebe o universocomposto de uma multiplicidade de entidadesou substâncias individuais e independentes,opondo-se principalmente à ideia de realidadefundamental única do monismo. As explicaçõespluralistas tendem a compor cenários maisabertos, incompletos ou indeterminados darealidade.
  7. 7. 1.Faça um paralelo entre o demiurgo de Platão, oprimeiro motor de Aristóteles e o Deus cristão,destacando semelhanças e diferenças.2. Em que consistiu a busca da arché, empreendidapelos primeiros filósofos gregos?3. "A dissolução do cosmo significa a destruição deuma ideia, a ideia de um mundo de estruturafinita, hierarquicamente ordenado [...]". (Koyré,Estudos de história do pensamentocientífico, p. 154). Interprete essa afirmação4. Defina as teorias da realidade monistas,dualistas e pluralistas.

×