Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto social

701 views

Published on

A importância da tecnologia no cotidiano do aluno na escola.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Projeto social

  1. 1. PROJETO SOCIALCONHECENDO A CIDADE COMO CIDADÃO
  2. 2. Público Alvo: Alunos do 2º Ano Ensino Médio Professora : Alcejane de Souza Carneiro Disciplina : Geografia Cursista : Alcejane de Souza CarneiroApoio Geral: Direção e Coordenação da Escola Estadual José Ferreira Lima Local: Escola Estadual José Ferreira Lima Santa Rita do Pardo - MS 2011
  3. 3. Introdução O projeto traz uma relação entre os saberes envolvendo o ideal e a relação com a natureza. Propõe uma análise sobre os espaços ocupados pelo homem seus direitos e deveres em suas relações culturais, sociais, políticas que interferem no desenvolvimento econômico dependendo da maneira como o homem se organiza para a produção e distribuição de bens. Elaborar e realizar projeto na escolacom os educandos, leva a uma reflexão histórica e também trabalha pela conscientização do que pode e deve mudar ou transformar para melhor. Para educar e conscientizar nos direitos e deveres sociais e cristãos é preciso desenvolver projeto e formar valores e atitudes que busquem a transformação social.
  4. 4. Justificativa O projeto justifica-se pela necessidade de se conhecer e de se avaliar criticamente a realidade econômica-politica e social de Santa Rita do Pardo – MS, a fim de se desenvolver atividades culturais que possibilitem ao educando a construção, aplicação e análise dos valores aprendidos para a construção da cidadania. Lembrando que para educar acidadania deve estimular o educando a ter uma atitudecrítica permanente tendo como limite apenas o respeito à democracia, aos direitos humanos e ao necessário cumprimento da lei. É preciso preparar o aluno para que saiba enfrentar uma situação – problema com capacidade de resumir idéias e propor sugestões criativas de mudanças com capacidades argumentativa, não deixando de respeitar todas as culturas com ética e responsabilidade.
  5. 5. Objetivo Geral Conscientizar e sensibilizar os alunos do 2º Ano do Ensino Médio sobre as questões que envolvem a administração de uma cidade e nosso papel enquanto cidadãos responsáveis e interessados e atuar de formapositiva repensando sobre algumas ações públicas e privadascom vista ao bem estar da coletividade e preservação do meio ambiente às gerações futuras.
  6. 6. Metodologia Localização da área e o relevo; Principais colonizadores; Aspectos culturais; Setores econômicos; Principais políticos da cidade; Pontos turísticos; Números de habitantes da cidades; Conhecer as leis de responsabilidades sociais; O orçamento participativo da escola; Acompanhamento a execução orçamentária.
  7. 7. Conteúdo programático Em geral, há duas maneiras de se preencher, por exemplo: a) Por áreas do conhecimento:Matemática – porcentagem, quando o participante aplica 17% sobre o valor de compra de um bem ou mercadoria, para descobrir o valor do ICMS. História: conhecer a historia dos tributos. Filosofia: os valores éticos e sua aplicação na sociedade b) Por assuntos abordados: - Repartição da receita tributária entre as esferas governamentais: Município, Estado e União. - Tributos previstos no Sistema Tributário Nacional, conforme a Constituição Federal de 1988.
  8. 8. Material de apoioComputador;Internet;Máquina fotográfica;D.V.D;Televisão;Som
  9. 9. Desenvolvimento do projeto1º Passo:Coletas de dados ;Divulgação dos temas a serem abordados;Realidade social;Seleção de materiais, textos para leitura que conduzam aos váriostemas propostos.2º Passo:Levantamento de dados das pesquisas e leitura realizadas;Pesquisa de campo.3º Passo:Estabelecer as relações entre os dados coletados e as informaçõesobtidas e visitadas;Leituras, interpretações, análises e comparações;Reflexão crítica ao elaborar o trabalho e estabelecer as relações.4º Passo:Reelaborar e ou complementar o trabalho de pesquisa;Usar as tecnologias na criatividade da elaboração final do trabalho;Apresentar as opiniões divergentes , finalizando com aapresentação do projeto.
  10. 10. Capilaridade do projetoA Câmara Municipal será envolvidas quando os alunos forem aplicar um questionário, ou distribuírem um folder sobre tributos. A sociedade terá participação quando os lojistas forem consultados sobre valores de um bem e quanto é recolhido de imposto sobre certa transação etc. Ou ainda, que projeto modifica a própria escola em tais aspectos como escola /família, sociedade/escola, aluno/professor/família/escola/sociedade.
  11. 11. AvaliaçãoA avaliação será realizada por meio de trabalhos realizados pelos alunos, tais como: entrega para a gestora de questionários aplicados, relatórios de resultado de pesquisa acerca do tema proposto no projeto. A avaliação poderá ser feita conforme a metodologia.
  12. 12. CronogramaO professor poderá adequar o desenvolvimento do projeto através das aulas desenvolvidas em sala, podendo utilizar um bimestre ou semestre.
  13. 13. ReferênciasBRASIL. Ministério da Fazenda; Ministério da Educação. Programa Nacional de Educação Fiscal. Educação fiscal no contexto social. 4ª ed. Brasília: Esaf, 2009. (série Educação Fiscal. Cadernos 1 a 4).CARTA DA TERRA. Disponível em: <http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html>. Acesso em: 03 nov. 2011.FERREIRA GULLAR, J. R. Antologia poética. São Paulo: Summus, 1997.Nome do Vídeo. Direção: Fulano de Tal. Vídeo (2,27 min). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch? v=27pChzF9UiA&feature=related>. Acesso em: 03 nov. 2011.
  14. 14. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Willian Shaskeapeare)

×