Volta Ao Mundo Definitivo[1][1]

6,087 views

Published on

Trabalho de Tiago Peixoto, do 7ºC da Esc. Secundária/3 Aurélia de Sousa, Porto sobre A Volta ao Mundo em 80 Dias de Júlio Verne. Língua Portuguesa

Published in: Education, Sports
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
6,087
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
149
Actions
Shares
0
Downloads
90
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Volta Ao Mundo Definitivo[1][1]

  1. 1. A minha escolha: A Volta ao Mundo em 80 dias, Júlio Verne Tiago Peixoto, nº26, 7ºC Curiosidade: Apesar de na capa desta edição, como aliás em várias outras, aparecer o herói viajando num balão quente, na verdade, este nunca chega a usar tal meio de transporte!
  2. 2. <ul><li>O autor - biografia </li></ul><ul><li>Principal bibliografia do autor </li></ul><ul><li>Resumo do livro </li></ul><ul><li>A minha personagem favorita </li></ul><ul><li>Conclusão </li></ul>ÍNDICE:
  3. 3. O AUTOR: Júlio Verne <ul><li>Nascido em França (Nantes) a 8 de Fevereiro de 1828, foi o grande impulsionador e mestre da ficção científica . Verdadeiramente genial, Júlio Verne conseguiu em pleno século XIX relatar e descrever com incríveis pormenores certos avanços científicos que só se tornariam realidade muitas décadas depois. </li></ul>
  4. 4. Algumas das suas obras: Cinco Semanas em Balão (1863) Viagem ao Centro da Terra (1864) Da Terra à Lua (1865) 20 000 Léguas Submarinas (1870) À Volta da Lua (1870) Uma Cidade Flutuante (1872) A Volta ao Mundo em 80 Dias (1873) Miguel Strogoff (1876)
  5. 5. RESUMO O livro “A Volta ao Mundo em 80 Dias” conta a história de um inglês bem-educado, culto e rico chamado Phileas Fogg . No início do livro, o Sr. Fogg recebe em sua casa o seu novo criado particular, o francês Passepartout . Nesse mesmo dia, enquanto jogava whist com outros membros do Reform Club e discutiam o recente assalto ao Banco de Inglaterra, Fogg afirmou que seria possível ao ladrão em fuga dar a volta ao mundo em oitenta dias. Esta afirmação causou uma acesa discussão entre os jogadores que acabam por fazer uma aposta com Phileas Fogg: Stuart , Fallentin , Sullivan , Flanagan e Ralph apostaram quatro mil libras contra vinte mil libras de Fogg em como este não conseguiria dar a volta ao mundo em oitenta dias. Feita a aposta, Phileas partiria nessa mesma noite, dia 2 de Outubro, e regressaria a Londres dia 21 de Dezembro, quando faltassem exactamente quinze minutos para as nove da noite. E foi assim que, acompanhado pelo jovem Passepartout, o nosso herói iniciou uma grande aventura.
  6. 6. Após ter ultrapassado Paris, Turim e Brindisi, foi em Suez que Fogg se tornou suspeito do teimoso detective da Scotland Yard, Sr. Fix , que encontrou várias semelhanças entre Phileas e o assaltante do Banco de Inglaterra. O detective imediatamente pediu um mandado de captura para Londres. A partir daqui, Phileas Fogg foi permanentemente perseguido pelo detective Fix. Os dois companheiros seguem viagem desde o Egipto à Índia, depois a China, o Japão, os Estados Unidos e, finalmente, regressam a Inglaterra. Na sua jornada usam diferentes meios de transporte da época - vapores, comboios, carruagens , e até mesmo um elefante. São também várias as personagens com quem se cruzam e criam amizade. É o caso de Aouda , uma bela indiana que é salva pelos nossos heróis e dois novos amigos, Sir Francis e um jovem persa , de ser sacrificada. Os sentimentos entre Fogg e Aouda vão crescendo ao longo da viagem.
  7. 7. <ul><li>Desconhecendo que o verdadeiro assaltante do Banco de Inglaterra, um certo James Strand , fora preso a 17 de Dezembro em Edimburgo, o detective Fix prende Fogg quando este chega ao cais de Liverpool. Este acontecimento acaba por atrasar o nosso herói que, após ter sido libertado, ter esmurrado o nariz do detective e ter apanhado um comboio especial para Londres, acaba por verificar que perdera a aposta por cinco minutos. Seguiu para casa com Aouda e Passepartout. No dia seguinte, Passepartout dirige-se ao Reverendo Samuel Wilson para marcar o casamento de Fogg e Aouda. É então que descobre que era Sábado e não Domingo, logo não tinham perdido a aposta. Como a viagem fora feita sempre em direcção a Oriente, isto é, contra o sol, os dias diminuíram tantas vezes que eles acabaram por ganhar um dia! </li></ul><ul><li>Fogg reclama a sua vitória e assim termina o livro. </li></ul>
  8. 8. A minha personagem favorita: A minha personagem favorita neste livro é o jovem criado Jean Passepartout. Ele é um parisiense que chegara a Inglaterra há cinco anos. Antes de ser criado já fizera de tudo um pouco: cantor itinerante, cavaleiro de circo, professor de ginástica e até bombeiro. Ao longa da história, Passepartout prova ser uma pessoa honesta, inteligente, corajosa e muito amável. Além disso é muito amigo e fiel a Phileas Fogg, o seu amo. Penso que sem a preciosa ajuda de Passepartout, Fogg não teria conseguido ganhar a aposta.
  9. 9. Conclusão Gostei muito deste livro pois tem dois ingredientes que eu adoro: aventura e viagens. Com a sua leitura, conheci lugares no mundo inteiro sem sair do meu quarto… É um livro emocionante e tem momentos de suspense, diversão, acção… Aconselho-o a toda a gente!

×