Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Sistemas operacionais aula 01

280 views

Published on

Sistemas operacionais livres

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Sistemas operacionais aula 01

  1. 1. Sistemas Operacionais (S.O) Prof. Andreson Moura
  2. 2. Introdução  A necessidade de gerenciar elementos de hardware com diversas funcionalidades e recursos criou um demanda por sistemas operacionais modernos, com particularidades de execução de tarefas simultâneas, recursos multimídias e integração com redes mundiais. Identificar as principais características de cada sistema e introduzir operações de apoio ao usuário é necessário para os profissionais em tecnologia da informação em qualquer nível, portanto o conhecimento dos principais recursos, gestão de arquivos, funcionalidades e características de segurança é elemento para esses profissionais.
  3. 3.  Os sistemas operacionais são softwares que gerenciam o hardware, outros softwares e aplicativos, a fim de que todos esses elementos trabalhem em conjunto. Por isso, é comum definir a função dos sistemas operacionais para:  Controlar o hardware;  Controlar o software;  Fornecer a interface ao utilizador;  Controlar os sistemas de arquivos.
  4. 4. Tipos de sistemas operacionais
  5. 5. S.O EMBARCADOS OU “EMBUTIDOS”  Embarcados ou “embutidos”: Realiza tarefas predefinidas para equipamentos específicos, não tem interface gráfica e não é configurável. Caso sene necessário modificar algumas tarefas, esse sistema deve ser reescrito completamente. Smartphones, computadores de bordo, sistemas para impressoras são exemplos de embarcados.
  6. 6. S.O TEMPO REAL  Tempo Real: Utilizado em linhas de produção de industrias e outros sistemas de automação e de medição. Esse tipo de sistema tem um arquitetura totalmente criada para que as tarefas sejam realizadas em tempo real, através de software e hardwares, já que elas devem ser realizadas o mais rápido possível. O desempenho pode ser medido em tempo real e os controles são realizados em tempo real.
  7. 7. S.O PARALELOS  Paralelos: sistemas com mais de uma CPU (Central Processing Unit) que compartilham recursos como memória, barramento e outros dispositivos periféricos. Os paralelos são altamente confiáveis, já que otimizam todos os recursos do sistema.
  8. 8. S.O DISTRIBUIDOS  Distribuídos: vários dispositivos diferentes realizam a mesma tarefa, compartilhando os recursos de hardware. A internet, por exemplo, é um tipo de sistema distribuído.
  9. 9. Atividade de fixação 01: 1) Quais principais funções atribuídas ao Sistema Operacional ? 2) Qual principal necessidade dos usuários o sistema operacional visa suprir ? 3) O que é uma interface no contexto computacional ? 4) Vários recursos são compartilhados em um S.O paralelo como memória, barramento e outros dispositivos periféricos. O que vem a ser um barramento? 5) Porque a internet é conceituado como um sistema operacional distribuído ?

×