Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula04 141005204146-conversion-gate02

296 views

Published on

Aula-4 prof. andreson

Published in: Education
  • Be the first to comment

Aula04 141005204146-conversion-gate02

  1. 1. AAUULLAA 0044
  2. 2. 2 Processamento de Dados Um computador realiza quatro operações básica para o processamento de dados: entrada (input), saída (output, processamento (processing) e armazenamento (storage).
  3. 3.  Um dado é uma informação desorganizada, já a informação é o resultado da transformação dos dados, organizando-os para o usuário. Assim, ao processar um dado, um computador transforma, organiza e classifica um dado para resultar em uma informação.  A entrada de dados é feita por dispositivos conhecidos como periféricos de entrada, mouse e teclado e enviam para o cérebro chamado de processador. Após processado o dado, a informação pode ficar armazenada ou enviada para o usuário através dos dispositivos de saída, conhecidos como periféricos de saída, monitor e impressora.
  4. 4. Tipos de Computador  Os computadores podem ser classificados quanto ao seu tamanho e sua capacidade de processamento. Um mainframe é um computador de grande porte que permite compartilhar várias informações para vários usuários simultaneamente, sem perder a sua capacidade de manipulação dos dados. Normalmente, um mainframe é utilizado para a armazenagem de informações e compartilhamento de dados. Pode ser encontradas em bancos, empresas de telefonia e universidades pelo baixo custo.
  5. 5. Mainframe
  6. 6.  Os conhecidos microcomputadores, foram substituídos pelo termo Workstation ou estações de trabalho que são computadores com alta capacidade de processamento para fins específicos.
  7. 7. WORKSTATION
  8. 8.  Uma nova categoria pode ser considerada pelo surgimento dos equipamentos portáteis. Os notebooks e laptops são microcomputadores menores conectados a rede mundial de computadores. Além desses, consideram-se os smartphones, tablet, palmtops e PDA.
  9. 9. NOTEBOOKS e LAPTOPS
  10. 10. SMARTPHONES
  11. 11. TABLETS
  12. 12. PALMTOPS
  13. 13. PDA
  14. 14.  Portanto, a classifição dos computadores vem se tornando complexa devido à mudança na categoria capacidade de processamento em dispositivos cada vez menores.
  15. 15. Gabinete  O gabinete ou torre é uma caixa metálica na horizontal ou vertical que tem a função de proteger e servir de suporte à placa mãe, placas, fonte de alimentação e demais componentes eletronicos.
  16. 16. Características  O tamanho ou forma de um gabinete está relacionado ao modelo da placa-mãe, pode ser o maior componente na maioria dos computadores.  Na parte frontal do gabinete, normalmente, encontra-se: 1. I/O ou On/Off : sua função é ligar ou desligar o computador. 2. Reset: este botão corta momentaneamente a alimentação elétrica fornecida à memória RAM, forçando a reinicialização do Sistema Operacional (S.O). 3. Entrada USB: conexão padrão para periféricos como pen drive e camera fotográfica. Esa entrada detecta automaticmente o dispositivo e pode ser inserido ou removido sem desligar o computador.
  17. 17. 4. Entradas de áudio in e out: conexão de microfones e caixa de som, por exemplo; 5. LED: indicadores do funcionamento do disco rígido.
  18. 18. Parte Traseira  Na parte traseira, quando uma placa-mãe e a fonte estão instaladas, identificam-se as entradas de cabo de energiae os conectores para os componentes externos como: monitor, caixa de som, mouse, teclado, por exemplo.

×