Whats Up#14

1,020 views

Published on

Edição nº14 da What's Up, newsletter interna da AIESEC Belo Horizonte

Published in: Technology, Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,020
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
61
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Whats Up#14

  1. 1. Newsletter AIESEC BELO HORIZONTE | Dezembro 03 | #14
  2. 2. Férias, galera! Como todo empregado, estudante e filho de deus, o AIESECo também tem direito a férias. Então, fique atento! A partir do dia 20 de dezembro o CL entra em recesso, depois de um ano intenso! As atividades da AIESEC BH retornam logo no começo do ano, no dia 5 de janeiro. Bom descanso para todos, porque 2010 nos aguarda cheios de disposição!
  3. 3. O vem aí! Você tem dificuldade de explicar ao seus pais o que é a AIESEC? Seus pais não entendem porque você é voluntário, quase tempo integral? Seus amigos acham que você participa de uma seita? Se sua reposta foi SIM para alguma das perguntas acima: Acabaram seus problemas! Vem aí o Encontro de Famílias e Amigos AIESECos 2009.2!!! O EFA tem como objetivo ajudar os membros a explicarem para os seus pais e amigos como a AIESEC funciona e quais os seus objetivos, diminuindo assim qualquer fantasia que possa surgir sobre a organização ou até mesmo algum receio que os pais enfrentam. Aproveite essa oportunidade e convide sua família a entender melhor a AIESEC. Fique ligado no fórum para saber a data certinha do EFA!
  4. 4. LAVANDO A ALMA Depois de um intenso processo eleitoral o EB 2010 da AIESEC BH foi escolhido! Após a tradição do balde d’água, ficou ainda mais claro que a vitória foi do CL inteiro que pela primeira vez teve tantos postulantes, todos de altíssimo nível. Confira como cada um dos oito novos VPs se sentiu após ser eleito: JAMES: “Era água caindo, mas parecia uma rajada de ar novo. ” OLÍVIA: “A água não caiu de primeira... senti a sensação de ganhar e não ganhar. Foi uma felicidade surpreendente, além do desafio de ser VP sai , com uma área que não estava preparada. ” LEO: “Antes da água cair: frio na barriga. Água caindo: frio na cabeça. Caiu: calor no coração.” NESSA: “Frio... muito frio! Além da sensação térmica, frio na barriga.. butterflyes mesmo! Expectativas, curiosidade.. responsabilidade que vem naquele tanto de água. ” MARIA ANTONIETA: “A sensação se resume na palavra reconhecimento. Depois de molhada a palavra que veio na minha cabeça foi: UFA” LETÍCIA: “Alívio... AAAHHH.... desespero!!” RODRIGO: “Primeiro achei que era O CARA, depois veio o desespero. ” JOÃO LUIZ: “Fiquei sem reação. ”
  5. 5. Editorial Você sabe quem produz a What’s Up? Atualmente, a equipe que apresenta todas as notícias da AIESEC BH por meio da What’s Up! conta com 3 pessoas: Larissa Duarte e Bárbara Monteiro são responsáveis por escrever as matérias que você lê aqui, e a Isabela Crepaldi é a responsável por revisar os textos e assessorar o desenvolvimento da pauta e da edição. Como membros de Comunicação e MKT, queremos sempre acompanhar e anunciar as mais diversas novidades e curiosidades do CL e das pessoas que fazem a AIESEC BH. Nesta edição apresentamos entrevista especial com nossa coordenadora de comunicação e os depoimentos de nossos trainees atuais sobre o Brasil. Se quer viajar, não deixe de conferir as vagas de intercâmbio! E na matéria ”Que tal conhecer” você saberá mais sobre um incrível , país dividido entre a cultura oriental e ocidental. A News é um canal de comunicação interno, tem como objetivo divulgar eventos, informar e esclarecer dúvidas sobre a AIESEC. Mas ela só acontece com a sua participação. Nos procure para divulgar projetos referentes a sua área e comunicar tudo aquilo que for do interesse dos AIESECos. Contamos com o apoio de vocês! Abraços.
  6. 6. MURAL do intercâmbio Tem gente nova chegando! E nossa família internacional vai crescer em breve! O mais novo membro da AIESEC BH é o mexicano Mauricio Rodriguez Weinstock! Atenção para as atividades de recepção, porque ele chega agora mesmo no dia 05 de dezembro! Enquanto ICX programa as boas-vindas para o Mauricio, a gente te apresenta ao rapaz agora mesmo, para você já se preparar para recebê-lo de braços abertos! O Mauricio tem 24 anos e é graduado em Business Managment pela Universidad del Valle de México, em Toluca. Já morou nos Estados Unidos e fala inglês bem, mas quer aprender português É embro da AIESEC ITAM, mas como não existe um comitê AIESECo na sua cidade, seu contato com a organização acontece mais por congressos e pela internet. Sempre quis conhecer o Brasil, e tem vários amigos brasileiros no México. Da terrinha, ele sabe que o nosso país se tornou o líder econômico da América Latina e um dos principais países em desenvolvimento, mas quando ouve falar sobre Brasil o que vem a cabeça mesmo são as pessoas carinhosas, o tempo quente, garotas bonitas, praias, carnaval, favelas e... caipirinhas! Além de BH, quer conhecer também o Rio, "Sao Paolo", Bahia e Foz do Iguaçu. Afirma que adora festas, bares e boates e também diz que é um internet junkie! Ah, e gostaria de preparar uma Noche Mexicana no Brasil... preparem-se!
  7. 7. MURAL do intercâmbio Invasão polonesa Após a vinda de 3 trainees das terras polacas adivinhem quem vem por ai? Mais uma polonesa, e o nome dela é Magdalena Bielerzewska! Ela deve chegar no meio de dezembro e vai trabalhar na CENARAB. Enquanto a equipe de ICX prepara as boas-vindas para nossa nova trainee, aproveite para se familiarizar um pouquinho com a Magdalena: Tem 28 anos e formou-se em Marketing and Management. Além de BH, ela também quer conhecer “Sao Paolo” e o Rio de Janeiro. Acha que o maior choque cultural vai ser com o candomblé (?) e já praticou capoeira. Magdalena nunca ocupou nenhum cargo na AIESEC. Ela entrou na organização recentemente por meio de um pocket e vai comelçar sua @XP com a gente!!!
  8. 8. MURAL do intercâmbio Vagas de intercâmbio MT – Colômbia Área de atuação: Business Administration, Economics, Marketing. Empresa: Viva Real Network. Localização: AIESEC ECI, COLOMBIA. Salário: U.S. $757. Tarefas/Competências: -Responder pedidos de clientes. -Revisão e tradução de conteúdos web em Português, traduzir de Inglês ou Espanhol. -Relações Públicas: captar clientes Blogging Potencial de investigação no Brasil. -Auxiliar nos esforços de marketing on-line. -Facilitar a comunicação entre clientes e equipe de desenvolvimento do Brasil e sede. Excelente Inglês e Espanhol. DT - Peru Área de atuação: Administração/ Marketing. Empresa: Instituto de Organizacion Neurologica Toqito Silva Guerrero. Período: De 17 a 26 semanas. Tarefas e competências: -Revisar os processos administrativos para redirecionar papéis funcionais específicos e tarefas para colaboradores e voluntários. -Ter concepção de estratégias de marketing e posicionamento para a obtenção de apoio financeiro de empresas e de fundações. -Atender as crianças de baixa renda cujos pais não são capazes de oferecer educação adequada. -Partilhar espaços com as crianças através da participação em suas rotinas. TT Finlândia Área de atuação: Informática Empresa: Movial Salário: U.S. $1724 Tarefas/Competências: -Teste e qualidade. -Comunicação com o Cliente. -Gestão Técnica. -Integração de Software.
  9. 9. MURAL do intercâmbio DT - Peru Área de atuação: Educação, Educação Cultural e Outros estudos. Empresa: Asociación de Defesa de La Vida – ADEVI. Período: 15.10.2009 (Preferencial). 25.03.2010 (Preferencial). De 20 a 23 semanas. Tarefas e competências: -Apoio à integração escolar e população no desenvolvimento das capacidades das crianças que ainda estão envolvidas no trabalho infantil. -Desenvolver oficinas de arte e atividades para promover a participação das crianças. -Trabalhar com a organização junto à comunidade. -Apoiar atividades relacionadas com a gestão e relações externas. MT - Chile Área de atuação: Marketing. Empresa: Empresas La Polar. Localização: AIESEC SANTIAGO, CHILE. Salário: U.S. $1120. Tarefas e Competências: -Desenvolver estratégias de marketing e campanhas. -Supervisionar e assegurar o correto desenvolvimento de campanhas. Espanhol excelente. MT - Guatemala Área de atuação: Finanças e contabilidade. Empresa: ExxonMobil. Salário: U.S. $700. Tarefas e Competências: -Utilização do sistema SAP para a investigação de armazenamento de dados financeiros. -Manipulação de chamadas e e-mails de contatos-chave. -Empregar táticas para a resolução de problemas financeiros. -Trabalho com os membros da Contabilidade para resolve questões de caixa , banco do cartão de crédito, resultado de serviços e outros métodos de pagamentos.
  10. 10. POP UP Fórum Mineiro de Jovens Lideranças No dia 19 de Novembro, o SPF aconteceu na CDL BH em parceria com o evento Fórum Mineiro de Jovens Lideranças. O evento foi aberto por um show do Afroreggae. O trabalho deste bloco musical emocionou o Dentre o que foi falado, público ao som de um batuque palavras como integridade, tipicamente brasileiro. Os capacidade, motivação, integrantes do grupo são jovens compreensão, conhecimento e que vivem em aglomerados experiência, foram citadas para urbanos e participam de um exemplificar um grande projeto da Policia Civil de Minas empreendedor. Também foi Gerais, que os auxilia e orienta. falado sobre como construir uma empresa de sucesso que se baseia nos ideais de simplicidade, inovação, pioneirismo e coragem de antecipar o novo. Ser o diferencial, perseverar e Em seguida, foi a vez dos agregar as pessoas certas para palestrantes inundarem o desenvolver grandes idéias. anfiteatro com muito conhecimento, descontração, Afinal, como afirmou o bom humor e informações presidente da rede de drogarias valiosas. Araujo, Modesto Araujo Neto: “Ninguém pode matar seu sonho!” .
  11. 11. Que tal CONHECER? Turquia São muitos os clichês que definem o Ainda que hoje seja um país de país - “Ponte entre a Ásia e a maioria islâmica, a religião cristã Europa” “Lugar onde o Oriente se , foi oficializada por Constantino, encontra com o Ocidente” ... época em que Constantinopla transformou-se em um poderoso centro comercial de negócios com a Europa. Atualmente, a Turquia negocia sua adesão como membro pleno da União Europeia. É uma república democrática, multi-partidária e secular, com um sistema de governo parlamentarista. A A Turquia já foi sede de três impérios, economia turca constitui-se num o Romano – de 330 a 395, o Bizantino misto complexo de indústria e – de 395 a 1453, e o Otomano – de comércio moderno e um setor 1453 a 1922. A própria capital do agrícola tradicional. país, Istambul, registra toda esta herança cultural, folclórica, A cultura equilibra-se entre a gastronômica, artística. aspiração de ser "moderna" e ocidental, por um lado, e a A arquitetura, por exemplo, tão necessidade de manter valores diversificada quanto a numerosa tradicionais religiosos e quantidade de mesquitas na cidade. históricos por outro. Não poderia deixar de ser diferente uma cidade que já foi Bizâncio, Constantinopla e Nova Roma. Turcas vestidas à moda muçulmana, castelos e fortalezas, bazares, mercados árabes e ruínas, palácios barrocos e haréns de sultões, são muitas das cenas urbanas presentes. Istambul é uma das cidades mais antigas do mundo - foi fundada, no A fabulosa Santa Sofia já foi mesquita, igreja, ano 657 a.C. hoje é um museu.
  12. 12. COM a palavra Isabela Crepaldi Coordenadora de Comunicação MKT Destino ideal para passar as férias de janeiro? Qualquer praia entre Alagoas e Maranhão. Fazendo um balanço do ano, qual foi Livro e filme que recomenda para as uma grande vitória profissional? férias. Receber convites legais de emprego de pessoas que gosto Acabei de reler "Alta Fidelidade", que amo. Então recomendo a sua adaptação para o cinema, e um outro livro do mesmo Um país que é exemplo como um autor Nick Hornby, "Uma grande queda". todo, modelo de nação. A Coréia do Sul, em 40 e poucos anos se Se fosse criar uma ONG, qual seria a transformou de um país destruído pela causa principal. guerra em um dos mais desenvolvidos do mundo (na economia e socialmente), Uma que investisse em educação porque fizeram os investimentos em infantil. educação fundamental serem prioridade. Simples assim. Sobre expectativas de 2.010, já tem algum sonho, plano ou meta especial Frio ou calor? Cinema ou barzinho? a cumprir? Doce ou salgado? Ver o final de ‘Lost’ e não me decepcionar Frio se estiver em BH, calor se estiver em ;) qualquer outro lugar. Cinema, sempre. Salgado e doce! Frase, ditado, verso de vida: "Seja razoável. Busque o impossível." Momento marcante embalado por uma música marcante. O que é @ para você? Ihhh... que me veio à cabeça, ter escolhido É ter consciência de que as coisas não por acaso a música certa para abrir a mudam, o que muda somos nós. E isso é colação de formatura da minha turma de uma boa notícia. faculdade. A música foi "All You Need Is Love", aliás. Conselho de coordenadora: Pense se faz mesmo sentido o que você está fazendo. Se não fizer, vai lá e mude O Brasil em uma palavra. tudo. Desperdício.
  13. 13. ALUMNI HALL DA FAMA “Conheci um país maravilhoso (porque no Julia Queiroz CEED eu tinha que ir a todos os CLs do país), morei em Praga, uma das cidades mais lindas do mundo! Trabalhei com pessoas de cultura completamente diferente da minha e tive o gostinho de ser do MC e ajudar a entregar uma conferência nacional em outro país. Uma experiência inesquecível, da qual guardo lembranças e amigos que fiz por lá!” Depois disso, virou MC VPER da AIESEC Brasil. “Foi a experiência mais INTENSA que tive na AIESEC. Sair do conforto de Julia (sem acento): primeira a esquerda casa, morar com pessoas de todo o Brasil e em São Paulo, conhecer um mercado Tem 26 anos e é formada em Ciências muito diferente do nosso, entregar 3 Socias pela UFMG. Entrou para conferências nacionais e o melhor de tudo, organização em Março de 2006, quando trabalhar com um time fantástco! Foi um trabalhou com People Development. ano de muito crescimento e aprendizado. ” Em 2007 era Social Entrepreneurship Rumo ao X! Coordinator (responsável pelos projetos Julia vai para Lisboa trabalhar na área de de SE) e participou do primeiro Community Affairs na Microsoft, na área Sustainability Challenge. “Nesse primeiro de CSR e relacionamento com ONGs Challenge, nosso time ganhou o desafio e “Sinto que cada etapa da minha "vida" na isso teve um impacto enorme na minha AIESEC fez com que eu chegasse até aqui, história AIESECa.” cada ação, cada projeto, trabalho, experiência me fez ser exatamente a Foi OCP do NPM (National Presidents pessoa que eles procuraram. Creio que Meeting): “ser OCP de um evento minha AIESEC XP e meu X estão Nacional é uma experiência incrível!!!” totalmente conectados. ” Foi selecionada como Coordenadora A AIESEC é ... “A AIESEC foi Nacional do segundo Challenge (Artemisia fundamental para eu decidir meu futuro Sustainability Challenge). “Ser profissional, definir uma carreira, aprender coordenadora do Challenge me permitiu a SER profissional, me deu muitas coisas, desde contato direto com direcionamento e firmeza para seguir meu parceiros nacionais, proxoimidade com caminho e trouxe um diferencial de todos os CLs da rede e com o MC, até eu mercado enorme por ter me exposto perceber que queria de fato trabalhar com tantas vezes ao trabalho em time, ao temas como Sustentabilidade, Negócios trabalho sob pressão, ao conceito de Sociais e CSR” excelência. Sem falar no lado pessoal! Encontrei grandes amigos, vivi momentos Fez um CEED financiado na República inesquecíveis, visitei lugares maravilhosos Tcheca, e afirma que o resultado dessa dentro e fora do Brasil, fui a conferências experiência foram “3 meses fantásticos!” que me marcaram e, pra completar, conheci meu namorado”
  14. 14. Aniversários 4 Ariane Costa CAJU 6 Guilherme Caldas MKT 12 Lucas Lage OGX 16 Maurílio IM 20 Bruno Vilela OGX 30 Maria Antonieta Penido REX Fechado para balanço! O ano se encerra e é chegado o momento de pausa para avaliação e reflexão deste tempo transcorrido. Como foi o ano de 2009,o que fizemos e como fizemos? Para responder este questionamento, novas perguntas são propostas... Cumpri tudo aquilo que havia planejado? O que foi vivenciado, profissionalmente e socialmente, que foi exemplo de sucesso e pode ser repetido? O que posso alterar... O que posso mudar como indivíduo, alguns valores próprios e atitudes pessoais? Quais as futuras metas que pretendo alcanças? É quando estabelecemos novos planos, fechamos antigas possibilidades e tentamos novas alternativas. As experiências são sempre válidas e de qualquer maneira podemos aproveitá-las, corrigindo o que for necessário ou motivando outras pessoas que vão viver algo parecido. Fica aqui o convite! Pense no que foi, naquilo que talvez virá. Se preciso for mude de caminho, ou siga em frente! Que venha 2010! “Seja a mudança que você quer para o mundo!” Dalai Lama

×