Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Acessibilidade

6,229 views

Published on

Acessibilidade

  • Be the first to comment

Acessibilidade

  1. 1. Acessibilidade:definições e história ©2012 Cláudio Diniz Alves e Janicy Rocha
  2. 2. o que é acessibilidade?Possibilidade e condição de alcance e uso deedificações, transportes, espaços, mobiliários eequipamentos urbanos e também de dispositivos,sistemas e meios de comunicação e informação,com segurança e autonomia total ou assistida (NBR9050/1994; BRASIL, 2004).BRASIL. Decreto nº 5.296 de 02 de Dezembro de 2004. Diário Oficial da União,Brasília: Senado Federal, 03 dez. 2004.NBR 9050: Associação Brasileira de Normas Técnicas. Acessibilidade de PessoasPortadoras de Deficiências a Edificações, Espaço, Mobiliário e EquipamentosUrbanos. ABNT. RJ. 1994.
  3. 3. o que é acessibilidade digital?Acesso universal a quaisquer recursos de Tecnologiada Informação.O que é acessibilidade na Internet?Acesso universal aos diversos componentes da redemundial de computadores, como chats, e-mail eoutros.FERREIRA, Simone Bacellar Leal et al. Panorama da acessibilidade na webbrasileira. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós Graduação emAdministração, 2007, Rio de Janeiro. Anais do ENANPAD 2007.
  4. 4. O que é acessibilidade Web (e-acessibilidade)?Possibilidade de acesso, interação, percepção,compreensão, navegação e colaboração com ocomponente Web, representado pelo conjunto depáginas interligadas por links de hipertexto.FERREIRA, Simone Bacellar Leal et al. Panorama da acessibilidade na web brasileira.In: Encontro Nacional dos Programas de Pós Graduação em Administração, 2007, Riode Janeiro. Anais do ENANPAD 2007.Deve assegurar que as pessoas, independentementede suas limitações, possam acessar e interagir com osconteúdos disponíveis nesse meio.
  5. 5. acessibilidade WebRefere-se à prática de fazer websites que possam serutilizados por todas as pessoas, sejam deficientes ounão. Quando os sites são corretamente concebidos,desenvolvidos e editados, todos os usuários podem terigual acesso à informação.DIAS, C. Usabilidade na Web: Criando Portais mais Acessíveis. Alta Books, 2007.
  6. 6. Não só deficientes se beneficiam......idosos ...usuários de ...aparelhos ...mobilidade reduzida ...mecanismos de navegadores móveis temporariamente busca/SEO alternativos
  7. 7. 1,36% 5,09%76,1% 23,9% 18,75% 6,95% *a soma relativa a deficientes ultrapassa 23,9% porque algumas pessoas têm deficiência múltipla. Pessoas sem deficiência Auditiva Motora Pessoas com deficiência Mental/Intelectual Visual
  8. 8. Iniciativas para a acessibilidade web:uma breve história
  9. 9. Iniciativas para a acessibilidade web:uma breve história1994 - Fundação do World Wide Web Consortium (W3C)por Tim Berners Lee, com a missão de elaborar padrõespara a construção e a interpretação de conteúdos Web.Missão: Levar a Web ao seu potencial máximo,desenvolvendo protocolos e diretrizes que garantam seucrescimento a longo prazo.
  10. 10. Iniciativas para a acessibilidade web:uma breve história1997 - Idealização dos primeiros padrões e leis deacessibilidade por Austrália, Canadá e Estados Unidos.
  11. 11. Iniciativas para a acessibilidade web:uma breve história1998 - Entrou em vigor nos Estados Unidos a “Section508”, uma lei determinando que a tecnologia eletrônicae de informação dos órgãos federais seja acessível àspessoas portadoras de deficiência.Segundo essa lei, “a tecnologia inacessível interfere nacapacidade individual de adquirir e usar a informação demaneira rápida e fácil”.
  12. 12. Iniciativas para a acessibilidade web:uma breve história1999 - Criação do WAI (Web Accessibility Initiative), grupode trabalho do W3C, com a competência de criar estratégias,diretrizes, orientações e recursos para auxiliar na construção eimplementação da acessibilidade Web.1999 - Publicação das Diretrizes para a Acessibilidade doConteúdo da Web (WCAG 1.0), pelo WAI.1999 - Definição de diretrizes de acessibilidade pelo governode Portugal, que se tornou o primeiro país da Europa e o quartodo planeta a criar leis sobre acessibilidade na web.
  13. 13. Iniciativas para a acessibilidade web: uma breve história2004 - Determinação da acessibilidade de websites governamentais para pessoas comdeficiência visual pelo Decreto 5296/04.Capítulo VIDo Acesso à Informação e ComunicaçãoArt. 47. No prazo de até doze meses a contar da data de publicação deste Decreto, seráobrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração públicana rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras dedeficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis.§ 1° Nos portais e sítios de grande porte, desde que seja demonstrada a inviabilidadetécnica de se concluir os procedimentos para alcançar integralmente a acessibilidade, oprazo definido no caput será estendido por igual período.Art. 48. Após doze meses da edição deste Decreto, a acessibilidade nos portais e sítioseletrônicos de interesse público na rede mundial de computadores (internet), deverá serobservada para obtenção do financiamento de que trata o inciso III do art. 2°.
  14. 14. Situação da acessibilidade Web noBrasil (CGI.br, 2010)• 6, 3 milhões de páginas de websites governamentais analisadas em 2010.• Nenhum website avaliado apresenta total conformidade às diretrizes de acessibilidade em todas as suas páginas.
  15. 15. Situação daacessibilidade 98%Web no Brasil(CGI.br, 2010) 2%
  16. 16. Iniciativas para a acessibilidade web:uma breve história2005 - Publicação do Modelo de Acessibilidade do GovernoEletrônico (e-MAG) - Versões 1.0 e 2.0.2007- Institucionalização do e-MAG pela Portaria n.º 3, quedetermina sua adoção nos portais da Administração PúblicaDireta, Indireta, Autárquica e Fundacional.
  17. 17. Iniciativas para a acessibilidade web:uma breve história2007/2008 – Lançamento do Avaliador e Simulador paraAcessibilidadE de Sítios(ASES), ferramenta que permite avaliar,simular e corrigir a acessibilidade de sites e portais.2008 - Publicação da segunda versão das Diretrizes para aAcessibilidade do Conteúdo da Web (WCAG 2.0), pelo WAI.2011 - Publicação do Modelo de Acessibilidade do GovernoEletrônico (e-MAG) - Versão 3.0.
  18. 18. Componentes essenciais paraAcessibilidade Web
  19. 19. FIM

×