Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
| Conteúdo www.minerphos.com.br |
Acidose ruminal é uma doença metabólica geralmente aguda,
causada pela ingestão de grãos ou outros alimentos altamente
fer...
COMO MINIMIZAR PREJUÍZOS REFERENTES A
ACIDOSE E MICOTOXINAS DO SEU REBANHO?
cascos avermelhados são sugestíveis de acidose...
de cálcio e óxido de magnésio garantem tamponamento ruminal
por um período de tempo maior realizando o tamponamento
secund...
Pensando em diminuir a quantidade de micotoxinas provenientes
da lavoura, principalmente através da silagem, ressaltamos a...
M-SEG TAMPONANTE ADS
COMO MINIMIZAR PREJUÍZOS REFERENTES A
ACIDOSE E MICOTOXINAS DO SEU REBANHO?
Composição:
Cálcio (Min) ............................................................................ 180 g/kg
Cálcio (Max...
SOBRE O
AUTOR
Mauricio R. Dias
ATC Minerphós – RS
Médico Veterinário, especialista
em nutrição de bovinos
SOBRE A
MINERPHÓ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Ebook Minerphos - Como minimizar prejuízos referentes a acidose e micotoxinas do seu rebanho?

230 views

Published on

Ebook - Como minimizar prejuízos referentes a acidose e micotoxinas do seu rebanho?

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ebook Minerphos - Como minimizar prejuízos referentes a acidose e micotoxinas do seu rebanho?

  1. 1. | Conteúdo www.minerphos.com.br |
  2. 2. Acidose ruminal é uma doença metabólica geralmente aguda, causada pela ingestão de grãos ou outros alimentos altamente fermentáveis em grandes quantidades. A acidose ruminal nada mais é que a produção excessiva de ácidos (Ácidos graxos voláteis e ácido lático) no rúmen. O maior problema dessa acidificação é a mortalidade dos protozoários e parte das bactérias, os quais são essenciais para o equilíbrio da microbiota (flora) ruminal (VECHIATO et al, 2008). Em ruminantes a secreção de tampões fosfato e, principalmente, bicarbonato, pela saliva é um processo importante para a manutenção do pH do fluído ruminal dentro de limites fisiológicos compatíveis com a manutenção da fermentação e a saúde de vacas leiteiras. Esta doença ocorre devido a ingestão elevada de concentrados (ração), ocasionando uma queda no pH ruminal quando estes animais não tem uma dieta equilibrada, com a devida ingestão de fibra fisicamente efetiva e o uso de tamponantes, faz com que aumentam significativamente as chances destes animais não desenvolverem uma acidose ruminal. Sinais clínicos como ingestão de terra, casca de árvore, laminite e COMO MINIMIZAR PREJUÍZOS REFERENTES A ACIDOSE E MICOTOXINAS DO SEU REBANHO?
  3. 3. COMO MINIMIZAR PREJUÍZOS REFERENTES A ACIDOSE E MICOTOXINAS DO SEU REBANHO? cascos avermelhados são sugestíveis de acidose ruminal, também são características deste quadro de acidose ruminal, animais que diminuem ingestão de matéria seca e oscilação ou queda em produção de leite. Os prejuízos econômicos são grandes, pois, é comum que haja uma queda na produção de leite devido a menor ingestão da dieta total, alterações na composição do leite (leite ácido) podem levar a perda de uma ou mais ordenhas comprometendo o orçamento da propriedade. A prevenção consiste em utilizar uma dieta balanceada com inclusão de tamponantes. Os tamponantes como o bicarbonato de sódio, óxido de magnésio, carbonato de cálcio, extratos de algas marinhas (lithothamnium) estão sendo utilizados cada vez mais na nutrição de bovinos com intuito de prevenir casos de acidose ruminal. A adição de tamponantes à dieta afeta positivamente o consumo de matéria seca. A resposta em aumento de consumo à inclusão de tamponantes é aguda. Cada matéria prima tamponante age por um determinado tempo. O bicarbonato é responsável pelo tamponamento inicial, carbonato
  4. 4. de cálcio e óxido de magnésio garantem tamponamento ruminal por um período de tempo maior realizando o tamponamento secundário e o extrato de alga marinha (lithothamnium) é responsável pelo tamponamento final sendo o de duração mais prolongada garantindo uma menor oscilação do pH ruminal entre um trato e outro. As micotoxinas, estão presentes em grande parte dos alimentos ofertados para os animais, podendo estar presente na ração, silagem e nas pastagens. Micotoxinas ocasionam diversos problemas relacionados a reprodução, nutrição, imunidade, produção de leite e qualidade do leite. A presença elevada de micotoxinas aumentam significativamente o número de células somáticas (CCS) na composição do leite, podendo gerar casos de mastite no rebanho e afetar negativamente a produção. Fatores relacionados a reprodução como morte embrionária e cistos ovarianos podem estar ligados as micotoxinas, nutricionalmente micotoxinas afetam a ingestão de matéria seca pelos animais. As principais micotoxinas encontradas hoje são as aflatoxinas, fumonisinas, zearalenona, deoxinivalenol (DON), ocratoxinas e toxina T2. COMO MINIMIZAR PREJUÍZOS REFERENTES A ACIDOSE E MICOTOXINAS DO SEU REBANHO?
  5. 5. Pensando em diminuir a quantidade de micotoxinas provenientes da lavoura, principalmente através da silagem, ressaltamos a importância em fazer o manejo adequado de cada cultura, fazendo aplicação de fungicidas, rotação de culturas, controle de ervas daninhas, controle de insetos, colheita no momento certo, compactação adequada, vedação do silo mais rápido possível e remover a forragem estragada e mofada para reduzir o risco de contaminação. O uso de adsorvente de micotoxinas demonstra diversos benefícios através de pesquisas, como: aumento da produção de leite, aumento no teor de gordura do leite, aumento da ingestão de matéria seca e melhoramento da digestibilidade de fibras da dieta, redução do intervalo entre partos, melhora na fertilidade dos animais, melhora imunitária, queda no valor de (CCS) e diminuição de problemas hepáticos e digestivos. Pensando assim a Minerphós Nutrição Animal elaborou um produto inovador e exclusivo no mercado com amplo espectro de ação, atuando na redução de casos de acidose e controle de micotoxinas. Possui matérias primas sinérgicas para melhorar o tamponamento e contém adsorvente de micotoxinas. COMO MINIMIZAR PREJUÍZOS REFERENTES A ACIDOSE E MICOTOXINAS DO SEU REBANHO?
  6. 6. M-SEG TAMPONANTE ADS COMO MINIMIZAR PREJUÍZOS REFERENTES A ACIDOSE E MICOTOXINAS DO SEU REBANHO?
  7. 7. Composição: Cálcio (Min) ............................................................................ 180 g/kg Cálcio (Max) ........................................................................... 200 g/kg Magnésio (Min) ...................................................................... 110 g/kg Sódio (Min) ............................................................................... 54 g/kg Antioxidante (Min) .............................................................. 400 mg/kg Adsorvente de Micotoxinas (Min)............................................ 50 g/kg Lithotanium (Min) .................................................................. 250 g/kg Consumo indicado do produto de 100 a 200g por animal dia ou conforme orientação do nutricionista. Efetivo no controle do pH ruminal pois é um produto composto por diferentes matérias primas efetivas no tamponamento do rúmen. Segurança alimentar devido a presença do adsorvente de micotoxinas em sua formulação, sendo hoje o adsorvente de micotoxinas mais completo do mercado, capaz de combater as principais micotoxinas presente nas dietas de bovinos, garantindo melhora na resposta imunitária do rebanho. COMO MINIMIZAR PREJUÍZOS REFERENTES A ACIDOSE E MICOTOXINAS DO SEU REBANHO?
  8. 8. SOBRE O AUTOR Mauricio R. Dias ATC Minerphós – RS Médico Veterinário, especialista em nutrição de bovinos SOBRE A MINERPHÓS Há mais de três décadas investindo em pesquisa e inovação, a Minerphós oferece um portfólio completo em produtos de nutrição e saúde animal com foco em resultados! Qualidade superior Inovação Sustentabilidade Assistência técnica Resultados comprovados COMO MINIMIZAR PREJUÍZOS REFERENTES A ACIDOSE E MICOTOXINAS DO SEU REBANHO? Você pode saber mais em: www.minerphos.com.br

×