Successfully reported this slideshow.

ITAL– Agregação de valor em frutas

3,029 views

Published on

Agregação de valor em frutas

Published in: Business
  • Be the first to comment

ITAL– Agregação de valor em frutas

  1. 1. AGREGAÇÃO DE VALOR A CADEIA PRODUTIVA DE FRUTAS Paulo Eduardo da Rocha Tavares Engº de Alimentos – Msc Campinas - SP – Fevereiro 2010
  2. 2. AGREGAR = ato de: reunir, acumular, juntar, acrescentar, associar. Agregação de valor é um conjunto que leve a se obter um melhor lucro ao que é produzido.
  3. 3. • A produção mundial de frutas no mundo, foi de aproximadamente 700.000.000 de toneladas em 2005. • O Brasil ocupou a terceira colocação na classificação dos principais países produtores de frutas no ano de 2005, com a quantidade de 41,2 milhões de toneladas, representadas principalmente pelas culturas da laranja, banana, coco, abacaxi, mamão, castanha-de- caju, caju e castanha-do-brasil. • Fonte: TodaFruta (www.todafruta.com.br) • Data Edição: 15/12/06
  4. 4. EXISTEM MAIS DE 180 FAMÍLIAS DE FRUTAS. As frutas cítricas correspondem a 20% da produção mundial. As frutas são processadas em vários produtos tais como : Sucos, concentrados, enlatados, desidratados, geléias, compotas, etc.
  5. 5. O processamento de frutas é uma atividade muito importante em países em desenvolvimento e tem sido estabelecida por algumas das seguintes razões: • Diversificação da Economia, para reduzir a dependência em uma “commodity”de exportação; • Política Governamental de Industrialização; • Redução de importações e para atender demandas de exportação; • Estimulo à produção agrícola;
  6. 6. • Fonte de geração de empregos nas zonas rurais e urbanas; • Redução das perdas de frutas; • Melhorar a nutrição de populações; • Geração de novas fontes de renda; • Desenvolvimento de novos produtos de maior valor agregado.
  7. 7. Que frutas ou vegetais podem ser processados? Praticamente qualquer fruta ou vegetal pode ser processada, porém alguns fatores determinam esta necessidade : - Demanda de uma fruta ou vegetal numa forma processada determinada, - Qualidade da matéria-prima, - Suprimento regular de uma matéria-prima
  8. 8. SISTEMAS DE PROCESSAMENTO  Pequena Escala  Escala Intermediaria  Grande Escala
  9. 9. Principais formas de Processamento de frutas: • Elaboração de doces, compotas, geléias, frutas cristalizadas; • Elaboração de temperos, pimentas e conservas; • Desidratação de frutas e hortaliças; • Processamento de chás; • Elaboração de sucos e néctares; • Elaboração de licores de frutas.
  10. 10. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de comercialização: Matéria-prima Produtos Principais locais de comercialização Cana-de-açúcar Rapadura, Feiras supermercados, melaço, como restaurantes, hotéis e ingrediente de utilização em doces e doces e outros produtos compotas e outras
  11. 11. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de utilização e comercialização: Matéria-prima Produtos Principais locais de comercialização Goiaba Frutas in natura e suco Feiras supermercados, congelado, restaurantes, hotéis e outros geléias, compotas, Feiras supermercados, chutneys, molhos agri- restaurantes, hotéis e doce, recheios de outros bombons, recheios de tortas, ingredientes para batidas alcoólicas e outras.
  12. 12. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de comercialização: Matéria-prima Produtos Principais locais de comercialização Morango Frutas in natura e Feiras supermercados, congelada, restaurantes, hotéis e utilização em doces e outros produtos geléias, compotas, Feiras supermercados, chutneys, molhos restaurantes, hotéis e agri-doce, recheios utilização em doces e de bombons, outros produtos recheios de tortas, ingredientes para batidas alcoólicas e outras.
  13. 13. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de comercialização: Matéria-prima Produtos Principais locais de comercialização Maracujá Frutas in natura e suco Feiras supermercados, congelado, restaurantes, hotéis e utilização em doces e outros produtos. geléias, chutneys, Feiras supermercados, molhos agri-doce, restaurantes, hotéis e recheios de bombons, utilização em doces e recheios de tortas, outros produtos ingredientes para batidas alcoólicas e outras
  14. 14. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de comercialização: Matéria-prima Produtos Principais locais de comercialização Mamão, abóbora, Frutas in natura Feiras supermercados, figo verde, sidra restaurantes, hotéis e utilização em doces e outros produtos. geléias, compotas, Feiras supermercados, chutneys, molhos agri- restaurantes, hotéis e doce, recheios de utilização em doces e bombons, recheios de outros produtos tortas, ingredientes para batidas alcoólicas e outras
  15. 15. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de comercialização: Matéria-prima Produtos Principais locais de comercialização Frutas exóticas: Frutas in natura e sucos Feiras supermercados, Lichia, mangostin, restaurantes, hotéis e mangaba,rambotã utilização em doces e e outras outros produtos. geléias, compotas, Feiras supermercados, chutneys, molhos agri- restaurantes, hotéis e doce, recheios de utilização em doces e bombons, recheios de outros produtos tortas, ingredientes para batidas alcoólicas e outras
  16. 16. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de comercialização: Matéria-prima Produtos Principais locais de comercialização Frutas exóticas: Frutas in natura e sucos Feiras supermercados, jaboticaba restaurantes, hotéis e utilização em doces e outros produtos. geléias, chutneys, Feiras supermercados, molhos agri-doce, restaurantes, hotéis e recheios de bombons, utilização em doces e recheios de tortas, outros produtos ingredientes para batidas alcoólicas e outras
  17. 17. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Compotas - Vidros:
  18. 18. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Compotas – A Granel:
  19. 19. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Frutas Cristalizadas – A Granel:
  20. 20. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Frutas Cristalizadas – A Granel:
  21. 21. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Frutas Cristalizadas – A Granel:
  22. 22. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Frutas desidratadas – A Granel e embaladas:
  23. 23. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Frutas liofilizadas – A Granel:
  24. 24. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Frutas liofilizadas – Embaladas:
  25. 25. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Frutas liofilizadas – Embaladas em pó:
  26. 26. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Frutas liofilizadas – Embaladas em pó:
  27. 27. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Geléias – Vidros:
  28. 28. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Geléias – Vidros:
  29. 29. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Geléias – Exóticas:
  30. 30. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Geléias – Recheios de bombons:
  31. 31. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Geléias – ingrediente em outros alimentos:
  32. 32. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Geléias – ingrediente em outros alimentos:
  33. 33. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Geléias – ingrediente em outros alimentos:
  34. 34. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Molhos agri-doce:
  35. 35. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Sucos:
  36. 36. Exemplos de maneiras de processar Frutas e formas de agregação de valor e embalagem: Sucos:
  37. 37. Muito Obrigado !!! Paulo Eduardo da Rocha Tavares Email: ptavares@ital.sp.gov.br Fone: (19) 3743-1850/ 1840 Fax: (19) 3242-3104 Visite Nossa Home Page: www.ital.sp.gov.br/fruthotec

×