Cap. 6 ambiente de testes

2,237 views

Published on

Mini-seminário dos alunos sobre o livro Handbook of Usability Testing, de Rubin e Chisnell. Disciplina Teste Formal de Usabilidade, Pós em Ergodesign de Interfaces e Arquitetura de Informação - PUC-Rio, 2014-1.
Prof. Luiz Agner.

Published in: Design, Technology, Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,237
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,836
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cap. 6 ambiente de testes

  1. 1. Chapter 6 Set Up a Testing Environment Grupo: Helena Rodrigues Janine Assis Pedro Pim Leonardo Medeiros
  2. 2. Você não precisa de um super laboratório para atingir seus objetivos.
  3. 3. mudança cultural Primeiro passo do processo é educar a empresa, identificar o que seus gestores e Stakeholders consideram importante e mostrar ganhos através dessa medida
  4. 4. comece pequeno Um programa firme desde a sua fundação, para ter pessoal com conhecimento básico sobre métodos e técnicas de usabilidade, depois planeje a evolução da metodologia
  5. 5. entendimento do teste O mais importante é saber o que você quer responder, ter um entendimento do projeto para depois pensar na localização, na organização e nas pessoas. Pensar sempre em cumprir um objetivo e não somente em ter que desenvolver um teste.
  6. 6. questões para melhor planejar um teste
  7. 7. laboratório ou ambiente do usuário? Analisar qual será o ambiente que necessita o seu teste, verificar as necessidades que o produto e seus usuário possuem para definir o local, a quantidade de pessoas, disponibilidade, os equipamentos, e assim em diante.
  8. 8. teste em mútiplas localidade? Averiguar se existe a necessidade de fazer teste em locais diferentes, dependendo do perfil dos usuário poderá ser necessário testar em outras regiões. O importante é definir qual é o contexto que o teste necessita ser feito baseado no perfil definido para o produto.
  9. 9. sessões na localidade do usuário Testando na localidade onde o usuário usa o produto é necessário tomar precauções para não invadir o seu espaço e comprometer o teste. Ao mesmo tempo deve ser pensado e planejado previamente quais equipamentos precisaram serem levados. Seja político e tenha sensibilidade
  10. 10. laboratório de teste portátil Um tipo de teste que visa reduzir o custo no processo pois não tem uma localização e pode ser levado para qualquer lugar. É bom para que está começando pois pode ser facilmente instalado em dispositivos móveis.
  11. 11. criando um laboratório de testes permanente
  12. 12. criando um laboratório permanente Existem diversos tipos de organizações de laboratórios, cada um possui vantagens e desvantagens. Deve-se levar em consideração a características da empresa, o investimento, a necessidade de sofisticação e os teste que serão executados laboratório com somente uma sala (modificado) laboratório com somente uma sala laboratório com somente uma sala (grande)
  13. 13. laboratório com sala de observação eletrônica laboratório de teste clássico
  14. 14. montando a equipe É importante definir qual papel cada um da equipe terá, não é necessário seguir sempre com os mesmo cargos. É importante analisar qual necessidades de pessoas o tipo de teste escolhido precisa.

×