Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

10 dicas para controlar o processo de vendas

39,826 views

Published on

Todo gestor e empreendedor tem pela frente o desafio de obter maiores resultados ao implementar um processo de vendas focado no cliente. O grande papel de um processo de vendas é justamente esse: dar mais eficiência ao processo comercial, fazendo com que a equipe de vendas tenha um maior resultado junto aos clientes.

Published in: Business

10 dicas para controlar o processo de vendas

  1. 1. www.agendor.com.br 10
  2. 2. Todo gestor e empreendedor tem pela frente o desafio de obter maiores resultados ao implementar um processo de vendas focado no cliente. O grande papel de um processo de vendas é justamente esse: dar mais eficiência ao processo comercial, fazendo com que a equipe de vendas tenha um maior resultado junto aos clientes.
  3. 3. Afinal, o que é um processo de vendas?
  4. 4. O processo de vendas é nada mais do que as etapas entre a equipe de vendas prospectar o cliente até tempo dele comprar – ou não – da sua empresa. Esse ciclo é o que chamamos de processo de vendas, ciclo de vendas, ou funil de vendas.
  5. 5. A primeira etapa que você precisa entender em relações comerciais é que a queda de braço entre vendedores e clientes não existe mais. A ideia de que cada um está defendendo o seu lado e, por conta disso, alguém tem que ceder faz parte do passado. O papel do vendedor em uma negociação comercial é justamente esse: trabalhar a favor do cliente.
  6. 6. 10
  7. 7. 1. Tudo no seu tempo
  8. 8. Tudo ao seu tempo não significa esperar o cliente decidir no seu tempo. Significa não pressionar o cliente em momento algum. Independente se o que a sua equipe de vendas vende é de alto ou baixo valor agregado, o verdadeiro valor de qualquer coisa é o valor que o cliente enxerga. Se você acha o seu produto barato e quer empurrá-lo a todo custo para o cliente, ele vai achar que tudo que a sua empresa quer é vender (ao invés de resolver o que o cliente precisa).
  9. 9. Muitas vezes, na rotina, acabamos esquecendo de dar continuidade ao relacionamento e a mostrar interesse pelo cliente. Quando alguém some, depois de um cliente pede para pensar, o cliente pensa que a empresa quer apenas vender e que ele estava sendo enganado.
  10. 10. Portanto, se o cliente pediu 15 dias para pensar, dê 16 dias e mostre que está sempre presente, pronto para ajudar, se necessário e pronto para começar o processo do marco zero. A oportunidade da venda só acaba em 2 situações: quando o cliente compra com você; e quando o cliente compra com a concorrência.
  11. 11. 3. Elimine as etapas fixas do processo de vendas
  12. 12. Crie um processo de vendas junto com o cliente. No momento da prospecção e apresentação para o cliente, pergunte abertamente como funciona o processo decisório na empresa dele e crie conjuntamente um processo comercial único. Além de mostrar que a sua empresa e sua equipe de vendas estão focadas no tempo do cliente, ao estabelecer um processo único, ele verá que está sendo tratado de maneira única, e não dentro de um padrão.
  13. 13. 4. Deixe claras as suas decisões
  14. 14. O verdadeiro controle comercial que sua equipe precisa é saber o que, quando, como e onde, uma nova ação de relacionamento precisa ser feita em um cliente. Por isso, saiba sempre qual será o próximo passo depois de uma reunião com o cliente. O mais importante no relacionamento com o cliente é: saber o que foi feito e qual é o próximo passo…
  15. 15. 5. Não se precipite
  16. 16. A precipitação é um fator que atrapalha muitas negociações. E, por incrível que pareça, os vendedores, a cada dia, se precipitam mais. Um vendedor que não presta atenção ao processo do cliente e acredita ter a venda na mão, perde a venda. Um vendedor que tenta vender algo antes da hora, se precipita, perde o cliente e a credibilidade. Nunca tome uma atitude sem ter a confirmação do cliente que ele está pronto para o próximo passo.
  17. 17. Não importa o que a sua equipe de vendas vai fazer para conseguir o contrato, o poder sempre está na mão do cliente. Muitas vezes, a equipe de vendas acredita ser capaz de fazer qualquer coisa em uma venda para que o cliente feche. A palavra final sempre é do cliente e, como tal, ele é que diz se a sua empresa satisfez a expectativa dele. O vendedor é coadjuvante no processo de vendas.
  18. 18. Todo vendedor quer falar com o dono, o CEO, o presidente de uma empresa. Ou então, com quem decide a compra. Isso é um grande erro, porque muitas vezes, quem vai abrir espaço para a sua equipe de vendas em uma empresa é a secretária, o gerente, o supervisor.
  19. 19. Muitos vendedores conseguiram contratos milionários porque souberam tratar os intermediários e assim, conseguiram brechas na agenda de, CEOs e investidores. Toda vez que você for atendido pelo intermediário, lembre-se que isso é um teste. Será a maneira que o seu vendedor trata o gerente médio, a secretária ou o supervisor que determina a maneira com que a empresa decidirá contra ou a favor de fazer negócios com você.
  20. 20. Os maiores vendedores fechadores de vendas do mundo sabem que só ganharam um cliente e um contrato porque souberam conduzir o processo comercial. É justamente a habilidade de controlar as reuniões de vendas, respeitando o espaço do cliente e mostrando interesse pelas suas necessidades, que determinará a maneira como ele irá sentir a confiança em sua equipe de vendas.
  21. 21. A ponte entre a necessidade do protagonista e uma venda realizada é justamente o comportamento do vendedor. E a melhor maneira de conduzir o processo comercial é fazendo as perguntas certas. São as perguntas certas que vão levar o cliente de um possível comprador a um cliente satisfeito. Lembre-se de capacitar a sua equipe de vendas para fazer as perguntas certas. Elas são 90% de todo o processo comercial.
  22. 22. O tempo de uma equipe de vendas perdido com um cliente que não tem interesse é dinheiro jogado fora. Isso significa, primeiramente, saber se o cliente quer comprar ou se quer apenas saber mais do que a sua empresa faz. Nunca prossiga com um cliente que não quer comprar. Certifique-se que você tem possibilidades reais de vender para um cliente antes de dedicar o seu tempo a ele.
  23. 23. Se formos fazer uma pesquisa, 9 entre 10 homens adorariam ter uma Ferrari. Mas essa vontade não nos torna um potencial cliente de Ferrari. Traduzindo, o seu produto pode ser maravilhoso e pode ter uma fila de pessoas que querem compra-lo. Mas, certifique-se de que todos podem pagar.
  24. 24. Essas dicas não apenas questionam o processo comercial como as empresas enxergam hoje como deixam bem claras que quem manda sempre é o cliente. Apesar disso ser óbvio, muitas equipes de vendas não aceitam essa verdade e acham que elas são as protagonistas do processo de vendas.
  25. 25. Gostou da apresentação? Compartilhe e espalhe a ideia! + conteúdo em: agendor.com.br/blog

×