Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

TELEDETECÇÃO

2,288 views

Published on

TELEDETECÇÃO
engenharia geografica

Published in: Science
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

TELEDETECÇÃO

  1. 1. UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO FACULDADE DE CIENCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA GEOGRAFICA TELEDETECÇÃO Sumário I: INTRODUÇÃO
  2. 2. O mundo que nos rodeia é constituído por vários objectos que se diferenciam em termos de estrutura, forma, dimensão, posição, cor e conteúdo. O homem para estudar e analisar estes objectos, utiliza várias formas e a mais comum é representar os mesmos objectos em imagens e posteriormente utilizar técnicas para a sua interpretação e análise. No entanto, estes factores estão condicionados pelas características e limites de funcionamento do olho e do cérebro humano.
  3. 3. Na Teledetecção são utilizados equipamentos ou sensores capazes de “capturar” as relações espaciais e espectrais de objectos ou elementos que são observados à distância, tipicamente desde o alto, ao contrário do que geralmente acontece quando o homem observa o planeta desde um ponto de vista horizontal, estando situado na superfície deste, ou seja em Terra. Nestas condições, a nossa vista é limitada à pequenas áreas devido aos obstáculos que aparecem, como são o caso dos edifícios, das árvores e do relevo topográfico. Porém, o nosso campo de vista será muito amplo se observarmos o espaço que nos rodeia desde o terraço de um edifício ou desde uma montanha e, maior será ainda se observarmos a partir de um avião que voa a uma certa altitude. Isto significa que desde o alto, com uma perspectiva vertical ou oblíqua, a superfície em baixo aparecerá muito diferente em relação aquela que habitualmente se observa estando em Terra.
  4. 4. Neste caso, observa-se o conjunto dos elementos da superfície como aparecerão num mapa temático, estando nesta todas as relaçõoes espaciais; este é o motivo perante qual a Teledetecção utiliza quase sempre plataformas tantoa Teledetecção utiliza quase sempre plataformas tanto aéreas como satelitárias com sensores a bordo capazesaéreas como satelitárias com sensores a bordo capazes de fazerem o levantamento de uma determinada área ede fazerem o levantamento de uma determinada área e mais tarde estudar e analisar a mesma. È esta a maneiramais tarde estudar e analisar a mesma. È esta a maneira prática, sistemática e económica para manter e actualizarprática, sistemática e económica para manter e actualizar as informações sobre o mundo que nos rodeia.as informações sobre o mundo que nos rodeia.
  5. 5. O espaço tornou-se uma realidade decisiva da economiaO espaço tornou-se uma realidade decisiva da economia moderna onde se aplica e se experimenta a mais altamoderna onde se aplica e se experimenta a mais alta tecnologia e se desenvolve uma grande competiçãotecnologia e se desenvolve uma grande competição internacional porquanto maior é o mercado desenvolvidointernacional porquanto maior é o mercado desenvolvido ali, cujo uso civil do mesmo, permite o desenvolvimento daali, cujo uso civil do mesmo, permite o desenvolvimento da actividade comercial destinada a utentes cada vez maioractividade comercial destinada a utentes cada vez maior que beneficiam das telecomunicações em radio, televisão,que beneficiam das telecomunicações em radio, televisão, telefone e Internet; da navegação aérea, marítima etelefone e Internet; da navegação aérea, marítima e terrestre e da observação da terra para dados daterrestre e da observação da terra para dados da meteorologia, da oceanografia e dos recursos naturais,meteorologia, da oceanografia e dos recursos naturais, etc., não esquecendo mencionar que a possibilidade deetc., não esquecendo mencionar que a possibilidade de dispôr de meios de acesso ao espaço, representa umdispôr de meios de acesso ao espaço, representa um factor importante para a economia e para a autonomiafactor importante para a economia e para a autonomia estratégica e relevante de um determinado país.estratégica e relevante de um determinado país.
  6. 6. A exploração nasce com o homem. A vontade deA exploração nasce com o homem. A vontade de ultrapassar o território conhecido, foi sempre a vontade doultrapassar o território conhecido, foi sempre a vontade do homem levando-o progressivamente à novas conquistas ehomem levando-o progressivamente à novas conquistas e novos conhecimentos. Uma vez explorado o próprionovos conhecimentos. Uma vez explorado o próprio planeta, ao obter as capacidades técnicas necessárias, oplaneta, ao obter as capacidades técnicas necessárias, o homem lançou-se numa grande aventura: a exploração dohomem lançou-se numa grande aventura: a exploração do espaço aéreo e foi o russo Yuri Gagarin, o primeiro a dar aespaço aéreo e foi o russo Yuri Gagarin, o primeiro a dar a volta ao espaço e cavalgar a atmosfera terrestre,volta ao espaço e cavalgar a atmosfera terrestre, enquanto que o americano George Neil Armstrong foi oenquanto que o americano George Neil Armstrong foi o primeiro homem a pôr o pé na lua.primeiro homem a pôr o pé na lua. A continuação é ilustrado um exemplo de um satéliteA continuação é ilustrado um exemplo de um satélite lançado ao espaço em 1999.lançado ao espaço em 1999.
  7. 7. Fig. 1.1 - Satélite IKONOS II que foi lançado no espaço em Setembro de 1999 desde Vandenberg Air Force Base na California – E.U.A.

×