Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Profissões do Futuro

10,863 views

Published on

Published in: Education, Technology, Business

Profissões do Futuro

  1. 1. Colégio Estadual Carneiro de Campos Serviço de Orientação Educacional - SOE PROFISSÕES DO FUTURO
  2. 2. As profissões do futuro estão surgindo a cada momento. Cursos novos vem surgindo atendendo as demandas de mercado que vem expandindo suas áreas.
  3. 3. Novas oportunidades = novos profissionais, dando ênfase à capacidade produtiva e intelectual, ampliando a longevidade profissional e exigindo, em contrapartida, um período de formação permanente.
  4. 4. Quais são as profissões que estão mais valorizadas pelo mercado de trabalho hoje? E daqui a três, quatro anos, quando chegar ao fim a graduação, elas ainda serão as mais procuradas pelos empregadores? E quais as áreas em que os profissionais enfrentarão dificuldades para encontrar emprego?
  5. 5. Profissões do Futuro
  6. 6. O futuro do mercado de trabalho é imprevisível, pois há constantes mudanças , cada vez mais rápidas, que impedem um prognóstico para daqui a cinco ou 10 anos. Especialistas consultados afirmam que, é difícil prever o futuro , mas é possível indicar tendências .
  7. 7. Alguns apontam profissões pontuais, outros fazem levantamentos estatísticos e revelam caminhos.
  8. 8. Há os que não acreditam nesse tipo de previsão, em razão das constantes mudanças do mercado, e os que apostam que o que realmente importa não é a área, mas uma boa qualificação .
  9. 9. No entanto, todos dizem que, seja qual for o futuro, é necessário estar bem preparado para ele.
  10. 10. Profissões do Futuro Opiniões e tendências
  11. 11. <ul><li>Profissões relacionadas ao MEIO AMBIENTE e aos RECURSOS NATURAIS já estão sendo valorizadas; são boa aposta para o futuro. </li></ul>
  12. 12. AGROECOLOGIA - para amenizar os impactos ambientais causados pelas atividades rurais.
  13. 13. ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA - uso inteligente de recursos naturais. ENGENHARIA DE AQÜICULTURA - cuida da qualidade dos alimentos oriundos da água.
  14. 14. LIXÓLOGO - gestor de resíduos dará uma nova funcionalidade ao lixo. ECORRELAÇÕES - O conceito de sustentabilidade levará à criação da nova profissão. <ul><li>. </li></ul>
  15. 15. No país estão em alta as ENGENHARIAS , em todas as modalidades.
  16. 16. <ul><li>AGRONOMIA, </li></ul><ul><li>ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA HÍDRICA, devem ter um mercado aberto por mais 10 ou 15 anos. </li></ul><ul><li>Engenharia de Petróleo e Gás </li></ul>
  17. 17. Profissões que envolvem TECNOLOGIA , como TELECOMUNICAÇÕES e CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO .
  18. 18. MIDIALOGIA - profissional do audiovisual. <ul><li>COMUNICAÇÃO em COMPUTAÇÃO GRÁFICA - nova perspectiva de ensino da mídia eletrônica. </li></ul>
  19. 19. Outra área muito requisitada PROPAGANDA, MARKETING e VENDAS , na qual se pode incluir COMÉRCIO EXTERIOR .
  20. 20. A crescente comunicação internacional (globalização), dá oportunidade aos profissionais de LETRAS . As pessoas precisam se comunicar, e as línguas mais exóticas, como o próprio mandarim, estarão muito em alta.
  21. 21. Aponta-se também ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA, DIREITO EMPRESARIAL e INTERNACIONAL como profissões “ aquecidas ”
  22. 22. CIÊNCIAS ATUARIAIS - o cálculo dos grandes investimentos. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL –um dos caminhos para o sucesso de um negócio .
  23. 23. O LAZER também está ganhando terreno no mercado de trabalho. CINEMA e VÍDEO , devem crescer ainda mais.
  24. 24. Também, em alta as profissões que lidam com a SAÚDE e ALIMENTAÇÃO .
  25. 25. QUIROPRAXIA - tratamento manual das dores no corpo. GERONTOLOGIA - promoção da qualidade de vida na 3ª idade .
  26. 26. MANUTENÇÃO DE AERONAVES - atender à grande demanda das empresas aéreas.
  27. 27. Mais importante do que apontar áreas, é seguir sua vocação .
  28. 28. Confiar somente na tendência de mercado se corre o risco de não ser feliz na profissão escolhida.
  29. 29. O mais importante é gostar do que se faz e fazer bem feito .
  30. 30. <ul><li>RESPEITAR-SE </li></ul><ul><li>RESPEITAR OS OUTROS </li></ul><ul><li>DETERMINAÇÃO </li></ul><ul><li>DISCIPLINA </li></ul><ul><li>BOA QUALIFICAÇÃO </li></ul><ul><li>APERFEIÇOAMENTO </li></ul>

×