Successfully reported this slideshow.
Capítulo 1 – As Definições
“Estar no poder é como ser uma dama.
Se tiver que lembrar às pessoas que
você é, você não é.”
MARGARET THATCHER
Roteiro

Ambiente: Mosteiro, sobretudo, as reuniões.
Personagens: Len Hoffman (Simeão), John, Lee (pastor),
Greg (sargent...
Len Hoffman

Formado em Administração de Empresas pela Faculdade
Lake Forrest State (1941). Entrou para a Marinha como
of...
O Primeiro Contato

 O “irmão Simeão”estava consertando o vazamento
do vaso sanitário do quarto de John.
 John pensou:
“Alguém que ganhava u...
As Reuniões

 Quem: os 6 participantes + Len Hoffman

 Tema: Princípios de Liderança
 Regra: “Falarão sempre que tiverem vontade.
A ...
Os Princípios

 Ninguém sabe tudo
“Juntos somos muito mais sábios do que cada um
sozinho”
 É preciso saber ouvir
“Ouvir...
 Lider/Liderança x Gerente/Gerência
(pessoas)
(coisas)
Liderança _ É a habilidade de influenciar pessoas para
trabalharem...
 Poder x Autoridade
Autoridade _ A habilidade de levar as pessoas a
fazerem de boa vontade o que você quer por causa de
s...
 Dinâmica da Autoridade
Len pediu que os participantes pensassem numa pessoa
que exerceu autoridade sobre eles e listasse...
“É preciso desafiar-nos para mudar nossos hábitos,
nosso caráter, nossa natureza. Requer uma escolha e
muito esforço.”
 A tarefa e o relacionamento
(equilíbrio)
“Liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através
das pessoas”
É preciso,...
TUDO na vida gira em torno de relacionamentos.
 A tarefa e o relacionamento
Relacionamento saudável entre clientes, empregados,
donos e fornecedores = Negócio saudável....
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Resumo de "O Monge e o Executivo" - Capítulo 1

35,691 views

Published on

Resumo e apresentação do 1º capítulo do livro "O Monge e o Executivo", solicitado na disciplina Administração de Pequenas e Médias Empresas, do curso de Marketing, da Universidade Veiga de Almeida.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Resumo de "O Monge e o Executivo" - Capítulo 1

  1. 1. Capítulo 1 – As Definições
  2. 2. “Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é.” MARGARET THATCHER
  3. 3. Roteiro  Ambiente: Mosteiro, sobretudo, as reuniões. Personagens: Len Hoffman (Simeão), John, Lee (pastor), Greg (sargento do Exército), Teresa (diretora de escola pública), Chris (treinadora do time de basquete), Kim (enfermeira).
  4. 4. Len Hoffman  Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Lake Forrest State (1941). Entrou para a Marinha como oficial comissionado, mas logo foi promovido a comandante de uma lancha destinada a patrulhar as ilhas Filipinas. Executivo capaz de transformar várias companhias a beira do colapso em negócios de sucesso.
  5. 5. O Primeiro Contato 
  6. 6.  O “irmão Simeão”estava consertando o vazamento do vaso sanitário do quarto de John.  John pensou: “Alguém que ganhava uma fortuna por ano no auge de sua carreira, consertando meu vaso sanitário”  Apresentaram-se e os próximos contatos seriam nas reuniões.
  7. 7. As Reuniões 
  8. 8.  Quem: os 6 participantes + Len Hoffman  Tema: Princípios de Liderança  Regra: “Falarão sempre que tiverem vontade. A regra oposta também se aplica.”
  9. 9. Os Princípios   Ninguém sabe tudo “Juntos somos muito mais sábios do que cada um sozinho”  É preciso saber ouvir “Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver”
  10. 10.  Lider/Liderança x Gerente/Gerência (pessoas) (coisas) Liderança _ É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.  Poder x Autoridade Poder _ É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. Pode ser vendido, comprado, dado e tomado.
  11. 11.  Poder x Autoridade Autoridade _ A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. Diz respeito a quem você é como pessoa. Não pode ser vendido, comprado, dado ou tomado.  Há ocasiões em que precisamos de poder “Quando precisar exercer o poder, o líder deve refletir sobre as razões que o obrigaram a recorrer a ele”  Problemas com a autoridade
  12. 12.  Dinâmica da Autoridade Len pediu que os participantes pensassem numa pessoa que exerceu autoridade sobre eles e listassem as qualidades de caráter dessas pessoas: COMPORTAMENTOS  ESCOLHA  VOCÊ PODE ESCOLHER AGIR ASSIM Honestidade, confiabilidade Bom exemplo Cuidado Compromisso Bom ouvinte Conquista a confiança das pessoas Tratava as pessoas com respeito Encorajava as pessoas Atitude positiva e entusiástica Gostava das pessoas
  13. 13. “É preciso desafiar-nos para mudar nossos hábitos, nosso caráter, nossa natureza. Requer uma escolha e muito esforço.”
  14. 14.  A tarefa e o relacionamento (equilíbrio) “Liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas” É preciso, portanto, “executar as tarefas enquanto se constroem relacionamentos”.
  15. 15. TUDO na vida gira em torno de relacionamentos.
  16. 16.  A tarefa e o relacionamento Relacionamento saudável entre clientes, empregados, donos e fornecedores = Negócio saudável. Para haver relacionamento é preciso confiança. Que vem do fato da pessoa ser confiável.

×