Apr i seminario virtual de educadores 144109185643406

1,050 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,050
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
18
Actions
Shares
0
Downloads
27
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apr i seminario virtual de educadores 144109185643406

  1. 1. ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIOI SEMINÁRIO VIRTUAL DE EDUCADORES - 11/05/09 (Resumo da obra de Fernando Hernández e Montserrat Ventura) Elaboração Equipe Pedagógica da EMUFE HERNANDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. (cap. 5)
  2. 2. FernandoHernández- • Educador espanhol, de 57 anos atualmente. • Doutor em psicologia e professor titular do Departamento de Dibujo da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (Espanha) onde coordena o programa de doutorado Artes Visuais em Educação, um enfoque construtivista e coordena também o curso de mestrado em Estudos sobre a Cultura Visual. • Um dos mais influentes teóricos, Hernández tem suas teorias divulgadas em conferencias, artigos e nos seguintes livros: 1. A organização do Currículo por Projetos de Trabalho2. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho e 3. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho e o último lançamento 4. A formação do professor e o ensino de artes visuais, todos lançados pela Artes Médicas. • Principal proposta na educação: Reorganização do currículo por projetos, com atuação conjunta de alunos e professores. FONTES: • Sites: Universidade do Estado de Santa Catarina, Revista Nova Escola(2002) e Rede no Ar (entrevista 2006),
  3. 3. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Concepção de Projeto segundo HERNANDEZ e VENTURA: Para os autores, projeto é uma forma de organizar a atividadede ensino e aprendizagem ou os conhecimentos escolares,adotando como aspectos essenciais o conhecimento globalizado e aaprendizagem significativa. A função do projeto é favorecer a criação de estratégias deorganização dos conhecimentos escolares em relação ao tratamentode informação e à relação entre os diferentes conteúdos em torno deproblemas ou hipóteses, facilitando aos alunos a transformação dainformação procedente dos diferentes saberes disciplinares emconhecimento próprio.
  4. 4. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos de trabalho: curricular a partir de projetos de trabalho: Aprendizagem significativa( parte do que os estudantes já sabem a respeito do tema abordado) Aprendizagem conectada com os interesses dos alunos (atitude favorável para o conhecimento) Previsão, por parte dos docentes, de uma estrutura lógica e sequencial dos conteúdos, numa ordem que facilite sua compreensão. Sentido de funcionalidade do que se deve aprender. Valoriza-se a memorização compreensiva de aspectos da informação, os quais constituem-se em base para novas aprendizagens A avaliação se destina, sobretudo, analisar o processo seguido ao longo de toda a sequência e das inter-relações criadas na aprendizagem.
  5. 5. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Centros de interesse X Projetos de trabalho Elementos Centros de interesse Projetos1.Modelo de aprendizagem 1.Por descoberta 1.Significativa2.Temas trabalhados 2.As ciências naturais e sociais 2.Qualquer tema3.Decisão sobre que temas 3.Por votação majoritária 3.Por argumentação4.Função do professor 4.Especialista 4.Estudante, intérprete5.Sentido da globalização 5.Somatório de matérias 5.Relacional6.Modelo curricular 6.Disciplinas 6.Temas7.Papel dos alunos 7.Executor 7.Co-partícipe8.Tratamento da informação 8.Apresentada pelo professor 8.Busca-se com o professor9.Técnicas de trabalho 9.Resumo, destaque, questionários 9.Indíce, sínteses e10.Procedimentos e conferências conferências11.Avaliação 10.Recompilação de fontes diversas 10.Relação entre fontes 11.Centrada nos conteúdos 11.Centrada nas relações e nos procedimentos
  6. 6. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Concepção de Projeto segundo HERNANDEZ e VENTURA: Para os autores, projeto é uma forma de organizar aatividade de ensino e aprendizagem ou os conhecimentosescolares, adotando como aspectos essenciais oconhecimento globalizado e a aprendizagem significativa. A função do projeto é favorecer a criação deestratégias de organização dos conhecimentos escolaresem relação ao tratamento de informação e à relação entreos diferentes conteúdos em torno de problemas ouhipóteses, facilitando aos alunos a transformação dainformação procedente dos diferentes saberes disciplinaresem conhecimento próprio.
  7. 7. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolaresIMPORTANTE! A perspectiva de globalização que se reflete nos Projetos de trabalho, trata de ensinar o aluno a aprender, a encontrar o nexo, a estrutura, o problema que vincula a informação e que permite aprender.
  8. 8. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Aspectos relevantes na organização do desenvolvimento de um projeto: A busca dasA escolha fontes de do tema informação Tratamento Atividade do Atividade da docente dos alunos informação após a após a escolha do escolha do projeto projeto
  9. 9. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares 1) A ESCOLHA DO TEMA: É o ponto de partida para a definição de um projeto. O tema pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência comum, originar-se de um fato da atualidade, surgir de um problema proposto pelaprofessora, emergir de uma questão que ficou pendente em outro projeto. Deve ser definido em relação à demanda e interesse dos alunos,considerando-se a necessidade, relevância,interesse ou oportunidade de trabalhar um outro tema. A escolha de um tema por parte do aluno ou do professor, deve serargumentada em termos de relevância e de contribuições.
  10. 10. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares2) A ATIVIDADE DO DOCENTE APÓS A ESCOLHA DO PROJETO: Especificar qual será o motor de conhecimento, o fio condutor, o esquema cognoscitivo, que permitirá que o projeto vá além dos aspectos informativos e possa ser aplicado em outros temas ou problemas. Realizar uma primeira previsão dos conteúdos (conceituais e procedimentais) e das atividades, encontrar algumas fontes de informação para iniciar e desenvolver o projeto. Responder para si: O que pretendo que os alunos aprendam com este projeto? Estudar e atualizar informações em torno do tema do projeto. Contrastar as suas informações com outras fontes que os estudantes apresentem Criar um clima de envolvimento e de interesse no grupo e em cada pessoa, sobre o que se está trabalhando. Fazer uma previsão dos recursos necessários Planejar o desenvolvimento do projeto com base em um sequência de avaliação: Inicial: o que os alunos sabem sobre o tema (levantar conhecimentos prévios) Formativa: o que estão aprendendo ( pesquisar sobre o tema problematizado aprofundando os conhecimentos prévios) Final: o que aprenderam em relação as propostas iniciais (ponto de chegada, divulgação das conclusões) Recapitular o processo que se realizou ao longo do projeto, em forma de programação “a posteriori”, que possa ser utilizada como memória de cada docente.
  11. 11. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares 3) A ATIVIDADE DOS ALUNOS APÓS A ESCOLHA DO PROJETO:Depois da escolha do tema, cada estudante realiza um índiceno qual especifica os aspectos que vai trabalhar no projeto(com os menores, se realiza coletivamente). Funciona comoum instrumento de avaliação e motivação iniciais.Paralelamente os alunos buscam informações quecomplementam e ampliam a apresentada na proposta eargumentação inicial do projeto. Esta busca deve serdiversificada: informação escrita, conferencias deconvidados, visitas a museus, exposições, vídeos, programasde computador.
  12. 12. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares 4) TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Realizar o tratamento dessa informações é uma das funções básicas dos Projetos. Realiza-se tanto individualmente, como num diálogo conjunto com toda a classe. Nessa fase a ênfase é dada aos seguintes aspectos e princípios: • A confrontação de opiniões contrapostas e as conclusões que disso o aluno pode extrair. • A informação pode ser diferente, segundo como se ordene e se apresente. • Realiza um dossiê de sínteses dos aspectos tratados e dos que ficam em aberto, reelabora-se o índice inicial, planeja-se a “imagem” que conterá essa síntese final e se reescreve o que se aprendeu. • Avaliação de todo o processo seguido no Projeto, a partir de dois momentos: * Um de ordem interna (cada criança recapitula o que foi feito e o que foi aprendido) * Outro de ordem externa ( a partir da apresentação do professor, a informação trabalhada dever ser aplicada em situações diferentes, para realizar outras relações e comparações e abrir novas possibilidades para o tema)
  13. 13. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares 5) A BUSCA DAS FONTES DE INFORMAÇÃO: Os docentes fornecem a informação, que deve ser complementada comas iniciativas e colaborações dos alunos. Esse envolvimento dos estudantes tem uma série de efeitos educativos:assumirem como próprio o tema, aprenderem a situar-se diante da informação,envolver outras pessoas na busca da informação, considerando que não seaprende só na escola e que o aprender é um ato comunicativo, descobrem quetêm uma responsabilidade na sua própria aprendizagem, que não podemesperar passivamente que o professor tenha todas as respostas e soluções,uma vez que é um facilitador e com frequência, um estudante a mais. Repensar o que é uma fonte de informação útil para a escola. Nem tudopassa pelos livros. Informantes válidos podem ser encontrados em todos ostipos de contextos. A busca das fontes de informação favorece a autonomia dos alunos, maso diálogo promovido pelo educador para estabelecer comparações, inferênciase relações, é que ajuda a dar sentido à forma de ensino e aprendizagem que sepretende com os projetos, visando uma aprendizagem crítica e reflexiva.
  14. 14. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares O índice como umaestratégia de aprendizagem: Como os Projetos de Trabalho, se pretende, sobretudo, dar ênfase à apresentação do aluno dos procedimentos que lhe permitam, organizar a informação. O índice é uma estratégia de aprendizagem que permite conhecer se os alunos aprenderam o que se pretendia ensinar. Pablo Picasso
  15. 15. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Os projetos: um modelo didáticopara trabalhar as ciências? Os projetos de trabalho podem ser aplicados em todas as áreas do conhecimento, mas as ciências naturais e as ciências sociais, favorecem em maior grau a busca e o tratamento da informação

×