Dst

2,932 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,932
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
41
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dst

  1. 1. DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISÍVEIS
  2. 2. O QUE SÃO AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS?..
  3. 3. As doenças sexualmente transmissíveis são doenças provocadas por bactérias, fungos evírus e que se transmitem por contacto sexual íntimo, quando um dos parceiros se encontra infectado. Existem várias destas doenças, também conhecidas por doenças venéreas,sendo de salientar a Sífilis, o Herpes genital, oHIV, a Gonorréia, a Hepatite B e Candídiase.
  4. 4. SIFÍLIS
  5. 5. PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES CLÍNICASFerida indolor ulcerada na região genital, peri- genital, peri-anal ou bucal.
  6. 6. COMPLICAÇÕESSIFILIS SECUNDÁRIA: febre, ínguas e manchas no corpo, SECUNDÁRIA acompanhadas de lesões na palma da mão e/ou na planta do pé que podem ocorrer semanas ou meses após a sífilis primária não tratada.
  7. 7. SÍFILIS TERCIÁRIA: manifestações neurológicas, cardiológicas e vasculares graves, que podem ocorrer anos após a infecção primária não tratada; infecçãocongênita: graves problemas fetais que podem ocorrer se a gestante for portadora de sífilis.
  8. 8. COMO PREVENIR A SÍFILIS: Buscar informações e conhecimentos da doença;  Uso de preservativo(camisinha) nas relações sexuais;  Controle do sangue doado.
  9. 9. HERPES GENITAL
  10. 10. É uma doença causada por umgerme chamado Herpes simples, é transmitida pelo ato sexual.
  11. 11. COMO VOCÊ SABE QUE TEM HERPES?Poucos dias após a relação sexual com uma pessoa infectada, pequenas bolhas podem aparecer na área genital.Estas bolhas são dolorosas e algumas vezes se rompem para se tornarem pequenas feridas. Estas feridas se curam após 2 semanas sem deixar Nenhuma marca. Mesmo que as feridas tenham sido curadas, o germe continua no corpo e fica recolhido.
  12. 12. QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER...  Muita preocupação, muito cansaço ou muito sol Podem favorecer a volta da doença.  Se você tiver herpes, diga a seu parceiro.  Mantenha a área infectada limpa.
  13. 13. É necessário, evitar asrelações sexuais no período que você tiver as pequenas bolhas, pois pode passar a doença para o parceiro.
  14. 14. ATENÇÃO GESTANTE!O herpes pode passar de mãepara filho na hora do parto, é muito importante fazer o pré –natal para proteger o recém nascido.
  15. 15. GONORRÉIA
  16. 16. Doença infecto-contagiosatransmitida pela relação sexual
  17. 17. PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS Prurido(coceira) na uretra, Dificuldade ou ardência ao urinar, Secreção uretral ou vaginal amarelada. Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre.
  18. 18. Nas mulheres os sintomassão mais brandos ou podem estar totalmente ausentes (maioria dos casos).
  19. 19. QUAIS AS PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES? EM HOMENS: Infecção na próstata e testículos. EM MULHERES: DIP (doença inflamatória EM AMBOS OS SEXOS: pélvica), AbortoInfertilidade, artrite, meningite. espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto.
  20. 20. PREVENÇÃO Ter acesso a informações corretas;Não freqüentar locais onde possa acontecer contaminação; Evitar relações promiscuas; Uso de preservativo ( camisinha) nas relações sexuais.
  21. 21. AIDS
  22. 22. AIDS... O QUE É? É uma doença na qual as defesas naturais do corpo diminuem, deixando o organismo incapaz de lutar contra as infecções ou tumores.Porque é composta de um conjunto de sinais e sintomas que resultam na ocorrência de infecções oportunistas.
  23. 23. Veja alguns casos evolutivos da doença...
  24. 24. O QUE CAUSA A AIDS?É causada por vírus chamado Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
  25. 25. É TRANSMITIDA ATRAVÉS DE:* Relação Sexual;* Transfusão de sangue e derivados;*Compartilhamento de agulhas e seringas;* Da mãe contaminada para o feto- através da placenta na hora do parto.
  26. 26. SITUAÇÕES DE RISCO:Multiplicidade de parceiros sexuais;Uso compartilhado de seringas e agulhas;Recém nascido de mães infectadas.
  27. 27. COMO SE DETECTA A INFECÇÃO PELO HIV? Através de anticorpos produzidos pelo organismo em reação a presença do HIV através do teste ELISA.
  28. 28. PERIODO DE INCUBAÇÃO:De 3 à 10 anos entre a contaminação e o aparecimento de sintomas sugestivos de AIDS.
  29. 29. EXIGÊNCIA DE EXAMESNinguém pode ser obrigado a fazer o exame para detectar HIV. Somente a pessoa portadora podeser comunicada da doença (sigilo absoluto). Sempre que o exame de HIV der positivo, deverá ser solicitada a prova e a contra-prova(03 exames).
  30. 30. QUAL A DIFERENÇA ENTRE HIV E AIDS?
  31. 31. HIV – É o vírus instalado sem manifestações externas.AIDS – É a doença já instalada com manifestações em todo o corpo.
  32. 32. QUAL É O MELHOR PROGRAMA DE AIDS DO MUNDO?
  33. 33. No BRASIL, para o nosso orgulho, se encontra o melhor programa de acompanhamento de AIDÉTICOS de todo o mundo.Os AIDÉTICOS recebem os medicamentos todos gratuitamente do Ministério da saúde, inclusive internação, aposentadoria por invalidez duranteo período da doença; isso faz com que haja uma sobre-vida bem maior para eles.
  34. 34. HEPATITE B
  35. 35. É uma doença causada por um vírus que ataca o fígado, sendo o sangue o principal meio de transmissão e depois a saliva.Se não for tratada, pode provocar a morte. O vírus sobrevive durante bastante tempo e resiste a alguns desinfetantes.
  36. 36. SINTOMASA princípio é parecido com a gripe, sintomas de náuseas, vômitos, diarréias, cansaço, falta de apetite, surgimento de icterícia, alteração da cor das fezes e da urina
  37. 37. FORMAS DE CONTÁGIOTransmissão ao feto pela mãe, através do sêmen e secreções vaginais, suor, lágrimas e saliva.
  38. 38. PREVENÇÃOÉ possível prevenir esta doença através da vacinação.
  39. 39. CANDIDÍASE
  40. 40. O QUE É A CANDIDÍASE?Doença causada pelos fungos Candidaalbicans, que se desenvolvem num localquente e húmido da vagina.
  41. 41. A DOENÇA EVOLUI DA SEGUINTE FORMA...
  42. 42. SINTOMASNo homem verifica-se uma inflamaçãoacompanhada de pontinhos vermelhos no pênis e ardor. A mulher sofre de inflamação e irritação nos lábios davulva, acompanhado de um fluxo espesso e esbranquiçado. Pode havercomplicações, como é o caso da ureterite.
  43. 43. FORMAS DE CONTÁGIOContacto sexual ou proliferação do fungo.
  44. 44. PREVENÇÃO Abstinência sexual logo após o aparecimento da infecção e durante o tratamento. Algumas doenças, como adiabetes ou o hipotiroidismo, favorecem o aparecimento de candidíase, assimcomo a gravidez, irrigações vaginais e os tratamentos com cortisona e antialérgicos.

×