trabalho de aise

1,495 views

Published on

uhuhhhhh

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,495
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
56
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

trabalho de aise

  1. 1. Adriana SaloioLeonardo HenriquesMiguel Carvalho
  2. 2. História do Windows Server Ao longo dos anos a Microsoft tem desenvolvido diversos sistemas operativos tanto para postos de trabalho como para servidores.
  3. 3. Sistemas operativos paraservidores desenvolvidos pela Microsoft Antes de começar a explicar a instalação do Windows Server 2003, vamos dar a conhecer a origem da tecnologia NT para uma melhor compreensão da evolução dos sistemas operativos servidores da Microsoft.
  4. 4. Início do projeto Windows NT Em 1988, a Microsoft formou um novo sistema operativo a 32 Bit para o mercado empresarial, designado por o Windows NT, deixando de parte as limitações existentes no MS-DOS, que trabalha a 16 Bit.
  5. 5. … O novo sistema operativo tem que incorporar tecnologias modernas, trabalhar com sistemas cliente - servidor, suportar, multiprocessamento, multiutilizador e incorporar sistemas de segurança, multitarefa preemptiva e multithreading.
  6. 6. 2 – Instalação e configuração do Windows Server
  7. 7. Planeamento da Instalação http://prezi.com/z83_nehbpsqy/planeamento/ Ficheiros de Instalação •Os ficheiros de instalação encontram-se na directoria i386 do CD-ROM do Windows Server 2003, tal como acontece com o Windows 2000 Server e com o Windows NT Server.
  8. 8. Sistema operativo MS-DOS Para fazer uma instalação a partir de um computador já com um sistema operativo instalado, como o Windows 9x, o Windows NT, o Windows 2000 ou o Windows XP, deve-se correr o programa WINNT32.EXE, que se encontra na directoria (Folder) o386. Mas caso o sistema operativo seja o MS-DOS, deve-se correr o WINNT.EXE que está localizado na mesma directoria. Caso seja feito um arranque por CD-ROM é necessário escolher o executável de arranque, pois a configuração será lançada automaticamente. Mas se a intenção é fazer uma actualização (upgrade), então convém saber de uma actualização de um sistema operativo Windows para o Windows Server 2003 só é possível a partir do Windows NT 4.0 Server ou o Windows 2000 Server e, para tal, deve-se correr o programa WINNT32.EXE, que se encontra na directoria (Folder) i386.
  9. 9. Papel dos Servidores É necessário dedicar algum cuidado no que concerne ao papel dos servidores, devido às diferenças existentes entre o Windows Server 2003 e o Windows 2000 Server relativamente ao Windows NT Server. Controladores de Domínio: Uma rede do tipo domínio precisa de pelo menos uma servidor. Qualquer rede que não tenha no mínimo, um domínio DC será um grupo de trabalho ou workgroup. Após a instalação do sistema operativo, um servidor pode ser convertido em Domain Controller. Um DC também é responsável pelo controlo de segurança dentro de um domínio e procede à autenticação dos utilizadores em rede.
  10. 10. Domínios, Árvores e Florestas Um domínio existe a partir do momento em que se instale o primeiro DC ao domínio. Árvore é um conjunto de domínios colocados de forma hierárquica, a partir de um domínio de raiz. Floresta é um sistema de vários domínios que partilham recursos.
  11. 11. Tipos de Licença Licença per server – Além da licença de utilização do sistema operativo que cada computador – cliente tem de ter, é necessária outra licença de acesso cliente para aceder ao servidor. Licença per seat – Este tipo de licença difere da anterior pelo motivo de cada ligação cliente – servidor requerer uma licença. Este tipo de licença é necessário por computador - cliente e não por utilizador.
  12. 12. 2.2 - Partições Uma partição de um disco é uma forma de dividir o disco de modo que em cada secção funcione uma unidade separada. Ao criar partições num disco, está- se a dividir o disco em uma ou mais áreas.
  13. 13.  Fat 32 – Sistema de ficheiros que apareceu com a segunda versão do Windows 95, é uma evolução do fat16, usado pela família Windows 9x, Windows 200x, Windows XP e Linux. É utilizado em discos de maiores dimensões. Fat ou Fat 16 – Sistemas de ficheiros mais antigos no Windows 3.x e no 95. É bom para discos pequenos. Conversão para NTFS – Caso se inicie uma instalação do Windows 2000 ou Server 2003 num computador que já conta com discos particionados em formato NTFS.
  14. 14. Partições Boot e System Há dois grandes grupos de ficheiros de sistemas, que são o system files – ficheiros de SO instalados no diretório windows, no caso do Windows Server 2003, e no diretório wint, no caso do Windows 2000 Server e NT Server – e o boot files – ficheiros usados para arranque, com menus para seleção de SO a usar.
  15. 15. 2.3 – Hardware Os requisitos de hardware para a instalação do Windows Server 2003 ou Windows 2000 Server dependem das versões utilizados e podem ser divididas em: Requisitos Mínimos; Requisitos Recomendados; Requisitos Máximos.
  16. 16. HCL Verifica se todo o hardware a instalar está na HCL (Hardware Compatibility List) – Lista em que a Microsoft coloca todo o hardware que é reconhecido como suportando Windows Server 2003. Esta lista é fornecida com o produto em manual próprio e também se encontra em CD-ROM.
  17. 17. Arquitetura do disco Aconselham-se discos SCSI e respetivas controladoras, Ultra Wide, de preferência, de modo a garantir um bom desempenho do computador – servidor.
  18. 18. Mirrors (Espelhos) Um espelho de um disco ou partição, mais não é do que uma duplicação do disco e partição, em que o segundo disco é cópia fiel do primeiro. Caso um dos discos avarie, o outro continua a trabalhar.
  19. 19. 2.4 - Software O coração de um computador é o seu sistema operativo. O software que controla o hardware. O sistema operativo opera o computador, é ele que carrega a memória do computador.
  20. 20. Drivers da Controladora de Disco Os drivers para as mais importantes controladoras de disco encontram-se no software de configuração.
  21. 21. Cache de Disco O sistema intitulado Cache Disco deve ser ativado no caso de se pretender fazer uma instalação a partir do DOS ou do Windows 3.1, antes mesmo de instalar a instalação, para aumentar a velocidade dos ficheiros.
  22. 22. Serviços a Instalar Os servidores disponibilizados pelo SO Windows Server 2003 ou pelo Windows 2000 Server são software com várias funções e muitas tarefas úteis e específicas.
  23. 23. Software Aplicacional Software aplicacional são todas as aplicações que terão de ser reinstaladas após a instalação do Windows Server 2003 e do Windows 2000 Server.
  24. 24. Executáveis de Instalação Pode iniciar-se a instalação do Windows Server 2003 e do Windows 2000 Server por meio de um dos seguintes comandos: Winnt.exe; Winnt32.exe.
  25. 25. 2.5 – Processo de Instalação Modos de Arranque: A partir do CD-ROM; A partir do CD-ROM, sobre o Windows 9x/NT/2000 Profissional/XP; Com disquete e depois a partir do CD-ROM; A partir de um share na rede; A partir de uma cópia residente no disco.
  26. 26. Tipos de Instalação Instalar um novo sistema operativo, fazer a instalação num servidor que nada tem instalado. Fazer a instalação num computador que já tenha um sistema operativo Microsoft instalado. Fazer a instalação a partir de uma atualização.

×