Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Ancilostomose ou amarelão

Os vermes causadores da doença são muito pequenos.
A contaminação do homem depende da presença ...
Ascaridíase
Registrada praticamente no mundo todo, estima-se que cerca de
30% da população mundial possa estar infectada.
...
Oxiuríase
É uma verminose muito comum no Brasil, atingindo crianças e
jovens de ambos os sexos.
O verme causador é o oxiúr...
Teníase
Também conhecida como solitária, a teníase é uma verminose causada por
parasitas do gênero Taenia. Popularmente co...
Esquistossomose
No Brasil, a esquistossomose, popularmente conhecida como barriga d'água, atinge
milhões de pessoas.
O par...
Sintomas gerais :
Independentemente do tipo de verminose, alguns
sintomas estão quase sempre presentes. Dentre eles,
desta...
Trabalho de biologia 2
Trabalho de biologia 2
Trabalho de biologia 2
Trabalho de biologia 2
Trabalho de biologia 2
Trabalho de biologia 2
Trabalho de biologia 2
Trabalho de biologia 2
Trabalho de biologia 2
Trabalho de biologia 2
Trabalho de biologia 2
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Trabalho de biologia 2

695 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Trabalho de biologia 2

  1. 1. Ancilostomose ou amarelão Os vermes causadores da doença são muito pequenos. A contaminação do homem depende da presença de fezes no solo e da temperatura quente do local. Por isso mesmo, é bastante comum em países de clima quente. - Principais sinais e sintomas na fase aguda: coceira acentuada no local da pele onde o verme penetrou, manchas vermelhas na pele, tosse e dores de barriga. - Principais sinais e sintomas na fase crônica: cansaço, tonturas, vômitos e diarréia. A pele adquire uma cor amarela causada pela anemia (por isso, o nome AMARELÃO). As crianças atingidas podem apresentar atraso no crescimento.
  2. 2. Ascaridíase Registrada praticamente no mundo todo, estima-se que cerca de 30% da população mundial possa estar infectada. O verme causador é o Ascaris lumbricoides, popularmente chamado de áscaris ou de lombriga. A transmissão mais comum da doença ocorre pela ingestão dos ovos do verme, presente em alimentos contaminados. Nas infecções leves, geralmente não há sintomas. Contudo, infecções mais graves podem levar o paciente, principalmente as crianças, a um quadro de abatimento, inclusive com desnutrição. Uma grave complicação de infestações maciças por áscaris é a obstrução intestinal causada pela formação de um "bolo de áscaris", requerendo intervenção médica urgente. Outras complicação é a infestação dos pulmões pelos áscaris, ocasionando um quadro semelhante à asma, chamado Síndrome de Loeffler.
  3. 3. Oxiuríase É uma verminose muito comum no Brasil, atingindo crianças e jovens de ambos os sexos. O verme causador é o oxiúros. A infecção ocorre pela boca, por meio da ingestão de poeira contendo ovos. Os ovos infectam os alimentos ou depositam-se em mãos e unhas. Alimentos mal lavados e a má higiene são então os responsáveis pela contaminação. Os oxiúros vivem no intestino humano, particularmente na região em torno do ânus, onde a fêmea deposita seus ovos. Nas mulheres, esse parasita pode ser encontrado na vagina, no útero e na bexiga. O sintoma mais freqüente é a coceira intensa ao redor do ânus. Nas mulheres, os oxiúros podem provocar infecções vaginais, com corrimento.
  4. 4. Teníase Também conhecida como solitária, a teníase é uma verminose causada por parasitas do gênero Taenia. Popularmente conhecido como tênia, este parasita infesta os porcos antes de se alojar no homem, considerado como o “hospedeiro definitivo”. No homem, se o parasita estiver presente na fase de larva (chamado de cisticerco) ou na fase adulta (quando é conhecido por tênia), será capaz de causar sintomas diferentes. Infestação por parasitas na fase adulta ou tênias: as tênias causam principalmente cansaço, desânimo, tonturas, náuseas, vômitos, inchaço do abdome e perda de peso. Geralmente, não ocorrem grandes danos à saúde. As tênias são adquiridas pela ingestão de carne de porco crua, infectada com cisticercos. Infestação por parasitas na fase de larvas ou cisticercos: os cisticercos são responsáveis por vários sintomas, que variam em função de sua localização, número, tamanho e forma. É a chamada cisticercose. O crescimento das larvas no organismo pode levá-las a se alojarem no cérebro, provocando dores de cabeça, vômitos, dormência localizada, alterações mentais, convulsões e até mesmo coma. Quando se instalam no coração, os corações podem causar um mau funcionamento do mesmo, com alterações de seu ritmo e cansaço. Por fim, se alojados no olho, podem provocar deslocamento da retina e perda da visão.
  5. 5. Esquistossomose No Brasil, a esquistossomose, popularmente conhecida como barriga d'água, atinge milhões de pessoas. O parasita causador da doença pode ser encontrado em várias fases de seu ciclo evolutivo: verme adulto (macho e fêmea), ovo, miracídio, esporocisto e cercária. A transmissão ocorre pela penetração das cercárias através da pele dos pés e das pernas. Uma vez na circulação sanguínea do homem, os vermes chegam ao fígado, onde depositam seus ovos. Eliminados pelas fezes, os ovos podem contaminar a água, atingindo novamente o homem. Os sintomas variam em função do tipo e da quantidade de parasitas, da idade e do estado físico da pessoa. Antes do parasita depositar seus ovos, a pessoa infectada em geral sente um leve mal-estar, com ou sem febre, acompanhado de tosse e dores nos músculos. Na fase aguda (mais ou menos dois meses depois da infecção), após a colocação dos ovos, o paciente apresenta, além do mal-estar e da tosse, emagrecimento, diarréia e aumento do baço e fígado. Na fase crônica, destacam-se dores de barriga e diarréia, se a infecção tiver se instalado no intestino. O fígado aumenta de tamanho e fica doloroso; mas, com o passar do tempo, tende a diminuir de tamanho e ficar endurecido, perdendo suas funções. O organismo fica comprometido de maneira geral, acumula-se grande quantidade de líquido no abdômen (por isso, o nome barriga d'água) e, muitas vezes, até o esôfago fica comprometido, com a presença de intumescimento de suas veias (varizes do esôfago).
  6. 6. Sintomas gerais : Independentemente do tipo de verminose, alguns sintomas estão quase sempre presentes. Dentre eles, destacam-se: - Indisposição geral (que pode ser confundida com preguiça); - Fraqueza; - Falta de apetite; - Enjôo (náuseas); - Vômitos; - Diarréia; - Cólicas intestinais; - Anemia; - Além dos sintomas específicos a cada tipo de verme.

×