Crimes virtuais

1,164 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,164
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
74
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Crimes virtuais

  1. 1. E RN ETINT
  2. 2. Internet é a rede mundial decomputadores. Nela encontramosinúmeras possibilidades de utilização,tais como: Jogos; Salas de bate papo;Redes Sociais; Pesquisas; E-mails;Notícias; Vídeos; Músicas; Blogs; etc.
  3. 3. Devemos nos lembrar sempre de que oque está escrito na internet deve servir-nos como “ajuda” e não como “verdadeabsoluta”.
  4. 4. Com as novas tecnologias, crimestradicionais passaram a ser cometidos nainternet e surgiram novos delitos. Muitasvezes as pessoas que cometem ou sãoalvos desses crimes, nem se dão contadisso. Um dado muito preocupante é que onúmero de crianças e adolescentes
  5. 5. CRIMES VIRTUAIS
  6. 6. São delitos praticados através dainternet, que podem ser enquadradosno Código Penal Brasileiro onde osinfratores estão sujeitos às penasprevistas na Lei.
  7. 7. É crime: Phishing; Ameaça; Difamação, injúria ecalúnia; Falsa identidade; Discriminação;Estelionato; Pirataria; etc.Crimes realizados através da internet podem levara punições como pagamento de indenização ouprisão. As punições para menores de 18 anos sãodiferentes, mas elas existem – podem serprestação de serviços à comunidade ou atéinternação em uma instituição.
  8. 8. CAS DEDI T EÇÃOPRO
  9. 9.  Verificar sempre o remetente do e-mail. Não baixar programas ou arquivos recebidos sem que tenham sido pedidos, mesmo que o remetente seja alguém conhecido. Manter o antivírus do computador atualizado.
  10. 10.  Não informar dados pessoais – nome completo, endereço residencial, nomes dos pais ou dos irmãos, nome da escola, número do telefone - em ambientes públicos, como perfis em sites de relacionamento. Evitar exposição exagerada, preservando sua privacidade e de seus amigos.
  11. 11.  Não responder a ameaças e provocações. Bloquear a pessoa que estiver sendo inconveniente. Ser educado – tratar mal alguém pode fazer com que a pessoa queira revidar e pode dar início a uma perseguição ou cyberbullying.
  12. 12.  Não conversar com algum adulto caso receba ameaças, provocações ou algum conteúdo impróprio ou ofensivo. Denunciar comportamentos agressivos ou incômodos ao provedor de e-mail, à operadora de telefonia, ao serviço de mensagem instantânea, ao site de rede social ou outro.
  13. 13.  Não participar de intimidações nem se manter omisso caso saiba que outra pessoa ou colega está sendo intimidado. A situação deve ser revelada aos pais ou professores para que as providências adequadas sejam tomadas.
  14. 14. COMO DENUNCIAR Caso você seja vítima de crimeeletrônico:Reúna provas: imprima o cabeçalho damensagem, o código fonte do site ou páginada comunidade na rede social, blog ouportal.Vá a delegacia mais próxima.
  15. 15. PEDOFILIA É quando umindivíduo adulto se sentesexualmente atraído demodo compulsivo porcrianças e adolescentes.
  16. 16. DICAS DE PROTEÇÃO CONTRA PEDOFILIA O computador deve ficar em uma área comum da casa e não no quarto da criança ou adolescente. Os pais devem limitar o uso do computador pelos filhos. Não fornecer informações pessoais em redes sociais. Conversar com os pais ou professores em caso suspeito.
  17. 17. Formatado por:Adriana Valéria Ceciliato AzambujaProjeto Internet SeguraEMEB Alcides TombiniCaçador, fevereiro de 2013

×