Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
A PESQUISA E A 
ORGANIZAÇÃO DAS 
IDÉIAS 
A pesquisa, o esquema, o resumo e o 
relatório.
Pesquisa é um conjunto de ações que visam a 
descoberta de novos conhecimentos em uma 
determinada área. 
A palavra pesqui...
Com as novas formas de pesquisas (mais 
rápidas e praticas) os livros se tornaram, 
comparando com tempos atrás, menos 
ut...
Passos para uma pesquisa: 
Caso a 
pesquisa seja 
em grupo, 
deve-se 
dividir as 
tarefas e 
organizar os 
dados de 
forma...
Esquemas são representações gráficas sintéticas 
de idéias, fatos, conceitos, entre outros 
conhecimentos. 
Visam evidenci...
Nos esquemas de texto separa-se as idéias 
básicas, os argumentos contrários e 
favoráveis, e a conclusão que eles 
permit...
Um resumo consiste no trabalho de condensação de 
um texto capaz de reduzi-lo a seus elementos de maior 
importância 
Um r...
Etapas para elaboração de um 
resumo: 
Algumas 
técnicas de 
resumo são: 
usar a ordem 
direta e a voz 
ativa; eliminar 
d...
Relatório é a narração escrita e circunstanciada dos fatos 
ocorridos na administração de uma sociedade, ou dos dados 
col...
Partes de um relatório: 
A linguagem 
deve ser clara, 
objetiva e 
concisa e, em 
geral, segue a 
variedade 
padrão formal...
Fim.
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

A pesquisa e a organização das idéias

sobre a pesquisa e a organização de ideias

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

A pesquisa e a organização das idéias

  1. 1. A PESQUISA E A ORGANIZAÇÃO DAS IDÉIAS A pesquisa, o esquema, o resumo e o relatório.
  2. 2. Pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área. A palavra pesquisa deriva do termo em latim perquirere, que significa "procurar com perseverança". Uma parte importante de qualquer pesquisa é o recolhimento de dados, e por isso um pesquisador deve buscar por informações com diligência.
  3. 3. Com as novas formas de pesquisas (mais rápidas e praticas) os livros se tornaram, comparando com tempos atrás, menos utilizados e até mesmo um pouco esquecidos.
  4. 4. Passos para uma pesquisa: Caso a pesquisa seja em grupo, deve-se dividir as tarefas e organizar os dados de forma que todos possam consultar. Deve-se ainda, se disponível, aplicar imagens e áudio como forma de enriquecer o trabalho.  Assunto.  Plano de Pesquisa.  Agenda.  Fontes.  Citações.  Estrutura.
  5. 5. Esquemas são representações gráficas sintéticas de idéias, fatos, conceitos, entre outros conhecimentos. Visam evidenciar e, assim, facilitar a compreensão e a comunicação das relações estruturais, hierárquicas ou de causalidade entre os diversos elementos que compõe essas informações.
  6. 6. Nos esquemas de texto separa-se as idéias básicas, os argumentos contrários e favoráveis, e a conclusão que eles permitem chegar. Como partes de um esquema, observam-se três divisões fundamentais: Introdução, desenvolvimento e conclusão. É importante ressaltar que o esquema deve ser breve.
  7. 7. Um resumo consiste no trabalho de condensação de um texto capaz de reduzi-lo a seus elementos de maior importância Um resumo descreve a sinopse de um determinado assunto ou acontecimento sem nenhum tipo de opinião pessoal do resumista, apontando somente os detalhes de grande relevância na compilação.
  8. 8. Etapas para elaboração de um resumo: Algumas técnicas de resumo são: usar a ordem direta e a voz ativa; eliminar detalhes não fundamentais; evitar o excesso de adjetivos; e encadear os períodos e parágrafos por meio de conectores, para que haja articulação lógica.  Leitura.  Redação do resumo.  Revisão.
  9. 9. Relatório é a narração escrita e circunstanciada dos fatos ocorridos na administração de uma sociedade, ou dos dados colhidos numa inspeção. Um relatório pode ser usado, por exemplo, quando um gerente de banco pode apresentar a seu superior um relatório com o numero de contas correntes abertas e fechadas no mês, empréstimos concedidos, etc.
  10. 10. Partes de um relatório: A linguagem deve ser clara, objetiva e concisa e, em geral, segue a variedade padrão formal. Para complementar o texto é possível acrescentar gráfico, tabela, quadro informativo, descrições, relatos de fatos ou dados numéricos.  Titulo:  De:  Para:  Assunto:  Referências:  Texto principal:  Conclusões:
  11. 11. Fim.

×