Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A matriz do conhecimento

44 views

Published on

Toda obra escrita é um reflexo de outras que existem. É por isso que no final da maioria dos livros existe uma referência bibliográfica.
- com exceção dos textos literários que não tem essa cientificidade tão exigida de referências, - onde os autores lêem para, a partir dessas leituras, inspirarem-se para produzir seus textos, na face do novo.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

A matriz do conhecimento

  1. 1. A MATRIZ DO CONHECIMENTO Adilson Motta,2019 Toda obra escrita é um reflexo de outras que existem. É por isso que no final da maioria dos livros existe uma referência bibliográfica. - com exceção dos textos literários que não tem essa cientificidade tão exigida de referências, - onde os autores lêem para, a partir dessas leituras, inspirarem-se para produzir seus textos, na face do novo. A matriz dos textos são outros textos, ou a própria realidade, em seus capítulos, cujos leitores são poucos. Razão de existir um tipo de analfabeto pouco conhecido e em grande quantidade: O ANALFABETO A-FUNCIONAL (QUE, MESMO TENDO TERMINADO O ENSINO MÉDIO, APRENDEU A LER E ESCREVER, MAS NÃO APRENDEU A LER E INTERPRETAR A PRÓPRIA REALIDADE QUE O CERCA). QUANDO EU ESCUTO ALGUÉM DIZER QUE SEU SONHO É ESCREVER UM LIVRO, E ESTE ALGUÉM NÃO GOSTA DE LER, - EU VEJO UM AUTOR POBRE, OU ALGUÉM ILUDIDO. Em qual poema épico Camões se baseou para escrever "Os Lusíadas"? Quem leu as grandes EPOPÉIAS Ilíada, ODISSEIA (de Homero) e ENEIDA (de Virgilio), sabe que Camões se inspirou nessas três epopéias para escrever Os Lusíadas. A obra épica de Camões é o poema Os Lusíadas, inspirado como já foi dito acima, nas epopéias clássicas (Íliada, Odisséia, Eneida). Tendo como porta-voz o navegador Vasco da Gama, na realidade Os Lusíadas tem como personagem principal o próprio povo lusitano (um coletivo social), cujos feitos corajosos são exaltados. “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes”. (Isaac Newton). QUER SER UM ESCRITOR COMPETENTE E FLUENTE? LEIA!!!

×